
Foto: Adam Goodwin
A Bienal Sesc de Dança, que acontece de 25 de setembro a 5 de outubro de 2025, na cidade de Campinas, chega em sua 14ª edição com propostas que refletem e provocam o contexto contemporâneo da dança.
As primeiras ações chegam com a abertura das inscrições para as residências criativas que resultarão em trabalhos que se apresentarão na cidade de Campinas e São Paulo – como parte da extensão do festival.
Chamamento Residência
Sobre o Espetáculo
Condições de Participação
Requisitos e Cronograma
Formulário de Inscrição
Chamamento Residência
Sobre o Espetáculo
Condições de Participação
Cronograma
Formulário de Inscrição
Este chamamento tem como objetivo a seleção de 20 artistas residentes no Brasil para participação no espetáculo Dandismo, com Ziza Patrick (Ruanda/Reino Unido), o artista convidado Ricardo Januário (Brasil) e a ensaiadora Joanne Bernard.

Convidamos bailarinos, coreógrafos, artistas do corpo e da performance, bem como músicos, instrumentistas e cantores, de todos os gêneros. Este chamamento priorizará inscrições de pessoas pretas, pardas e indígenas. A residência terá como objetivo a criação coletiva de uma versão brasileira do espetáculo, incorporando as singularidades e contribuições das pessoas selecionadas para participar do processo.
O espetáculo Dandismo (Dandyism) transforma moda e estilo em formas de resistência, por meio da dança, da música e do teatro. Criado originalmente por Ziza Patrick — artista interdisciplinar e coreógrafo nascido em Ruanda e radicado no Reino Unido — o trabalho ganha uma nova versão em colaboração com o coreógrafo brasileiro Ricardo Januário.
O trabalho é inspirado no espírito dos Sapeurs — os revolucionários do estilo no Congo, que transformaram a moda em liberdade durante a era colonial. Por meio de uma fusão impactante de dança de rua e contemporânea, os performers apresentam um manifesto sobre identidade, ancestralidade e orgulho inabalável, incorporando uma estética que continua influenciando a moda e a cultura global até hoje.
As pessoas selecionadas participarão de residência criativa com os artistas Ziza e Januário na cidade de Campinas para composição de seu dândi. Durante o processo, será criada nova montagem de Dandismo, incorporando aspectos estético-políticos do contexto brasileiro, além de contemplar as singularidades e contribuições de cada participante.
O resultado do processo será apresentado na Bienal Sesc de Dança e no Cultura Inglesa Festival. O período de residência e apresentações será de 16 de setembro a 5 de outubro de 2025.
A seleção, por meio de convocatória pública, busca a participação de 20 artistas residentes no Brasil: sendo 10 pessoas residentes em Campinas e região, e 10 pessoas de outras cidades.

A montagem brasileira de Dandismo é fruto da parceria entre o Sesc e o Cultura Inglesa Festival.
Para aqueles que residem fora de Campinas e região, será oferecida hospedagem em quartos duplos durante o período da residência artística e das apresentações.
As pessoas selecionadas receberão ajuda de custo para alimentação e transporte durante os dias de residência artística e ensaios, além de ajuda de custo para alimentação e transporte nos dias de apresentação, quando realizadas fora da cidade de residência. Também será pago cachê pelas cinco apresentações. O detalhamento financeiro será informado no momento da confirmação da seleção. Nos dias de apresentação em Campinas (SP), será oferecido crachá para almoço e jantar no restaurante do Sesc Campinas.
Acesse aqui todas as informações sobre o chamamento, incluindo o cronograma completo da residência artística.
Inscrições até 20 de agosto.
O resultado será comunicado por e-mail.
Este chamamento tem como objetivo a seleção de 30 pessoas residentes em Campinas e região para participação no espetáculo A mon seul désir (Ao meu único desejo), de Gaëlle Bourges.

Convidamos 30 pessoas para integrar a cena final do espetáculo A mon seul désir (Ao meu único desejo), da coreógrafa francesa Gaëlle Bourges, que será apresentada Bienal Sesc de Dança 2025. Serão selecionados dois elencos, um na cidade de Campinas e outro na cidade de São Paulo. As pessoas selecionadas participarão de um workshop criativo com a coreógrafa e as bailarinas francesas, contribuindo para a construção da cena final da obra. Este chamamento é aberto para pessoas de todas as identidades de gênero (cis, trans, não binárias, etc.) e todas as raças e etnias.
A mon seul désir (Ao meu único desejo) é construído em seis quadros cênicos, inspirados nos painéis da tapeçaria medieval A Dama e o Unicórnio, do século XV. A cena final, com participação do público, representa o sexto painel — uma imagem enigmática que evoca o desejo, o impulso e o mistério do corpo.
No final do espetáculo, as pessoas selecionadas formarão uma farândola (dança em roda ou grupo festivo e barulhento) de coelhos — uma dança coletiva inspirada na tapeçaria original, com cerca de 15 minutos de duração. As pessoas entram em cena usando somente uma máscara de animal.
As pessoas interessadas participarão de duas oficinas presenciais, com a coreógrafa Gaëlle Bourges, nas quais serão apresentados o contexto da obra, a estrutura do espetáculo e a coreografia da cena final.

Workshop
24/9, quarta, das 16h às 20h
25/9, quinta, das 14h às 17h e das 19h às 20h
Apresentações em Campinas
26 e 27/9, sexta e sábado, 19h
*Chegar ao local em horário a combinar com a produção.
Teatro Castro Mendes | Bienal Sesc de Dança
Workshop
02/10, quarta, das 16h às 20h
03/10, quinta, das 14h às 17h e das 19h às 20h
Apresentações em São Paulo
04 e 05/10. Sábado, 21h. Domingo, 18h.
*Chegar ao local em horário a combinar com a produção.
Não é necessário ter experiência prévia com dança ou teatro, e nem condicionamento físico específico.
As pessoas selecionadas receberão ajuda de custo para alimentação e transporte durante os dias de residência artística e ensaios, além de ajuda de custo para alimentação e transporte nos dias de apresentação. Também será pago cachê pelas duas apresentações. O detalhamento financeiro será informado no momento da confirmação da seleção. Nos dias de apresentação em Campinas (SP), será oferecido crachá para almoço e jantar no restaurante do Sesc Campinas.
Inscrições até 20 de agosto.
O resultado será comunicado por e-mail.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.