
>>>> Baixe aqui o Guia de Programação de Setembro.
Setembro chega com a inspiração da primavera e uma programação que floresce em experiências culturais diversas que vão além do entretenimento. Um convite à reflexão, à troca e ao aprendizado, por meio de encontros que ampliam os olhares e aproximam diferentes formas de ver e viver o mundo.
Logo no início do mês, o Sesc Franca recebe pela primeira vez a OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, projeto do Sesc São Paulo que celebra o protagonismo negro no audiovisual brasileiro, dentro e fora das telas. A mostra inclui filmes, debates e uma oficina, reforçando a importância de uma produção coletiva e plural. O destaque fica para o documentário Milton Bituca Nascimento (2024), dirigido por Flavia Moraes. “Oju”, palavra em Yorubá que significa “olho”, dá o tom da proposta: provocar a reflexão sobre as imagens que nos formam e informar novos modos de olhar.
Entre os dias 20 e 28/9, o Sesc Franca entra em movimento com a Semana Move, campanha latino-americana voltada à promoção da atividade física para todas as pessoas. Em sua 13ª edição, o projeto estreia na cidade com ações como nado artístico, yoga com cantos e mantras, além de uma vivência de BMX com o atleta Gustavo Bala Loka. A ideia é incentivar o bemestar coletivo, com práticas acessíveis e abertas à comunidade
Além disso, no mesmo período acontece o Expressa, com apresentações, oficinas e vivências que destacam o protagonismo das pessoas com deficiência. A programação reúne dança com Marcos Abranches, música com Ari Protázio, intervenções e experimentações artísticas, convidando o público com e sem deficiência a viver a potência da arte como encontro e apreciação.
Na oitava edição do Conversas Públicas, o bate-papo é com duas vozes potentes: Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, que une humor e crítica social, e Neon Cunha, mulher negra e trans, ativista dos direitos humanos e referência na luta LGBTQIAPN+. O encontro integra o projeto Legítima Diferença e convida o público a refletir sobre vivências, escutas e trajetórias marcadas por resistência e pluralidade.
E tem mais: Feira Indígena, encontros literários, oficinas, circo, atividades para crianças e muita música com o show internacional de Mike Love e os francanos do Quarteto Enredado. Boa leitura!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.