Frame
Frame

A Cidade É Uma Só?

Adirley Queirós, DF-Brasil, 1h19min, 2013

Pompeia

Duração: 80 minutos

10

atividade presencial

Local: Espaço Cênico

Ingressos gratuitos com distribuição online e presencial com 1h de antecedência

Frame
Frame

“Daí eu pensei em como fazer um filme agradável, legal e gângster: Brasília, I love you”. Assim, Adirley Queirós apresentou a primeira exibição pública de A cidade é uma só? no Festival de Tiradentes, em 2013.

Sua indagação parte da Ceilândia, uma cidade-satélite de Brasília. O nome vem da sigla CEI (Campanha de Erradicação de Invasões), projeto criado nos anos 1970 com o intuito de remover os barracos que ocupavam os arredores de Brasília e dar a eles um novo espaço.

Cinquenta anos depois da criação do Distrito Federal, A cidade é uma só? reflete sobre o processo de exclusão territorial e social entre a capital e seu entorno. Alguns personagens desse longa presenciaram a criação de Ceilândia; outros vivem o cotidiano da cidade.

Um deles, Dildo, é um irreverente candidato a deputado distrital que pretende levar as incongruências da Ceilândia para a Assembleia Legislativa.


Nos dias 11 e 12, o Sesc Pompeia realiza a Mostra Cinema e a Cidade, que propõe pensar as relações entre cinema e cidade, paisagem e imagem, e como a ficção viabiliza explorar temas urbanos de nossa realidade.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.