Foto: divulgação
Foto: divulgação

A transformação de Canuto

Dir: Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho | Brasil-PE | 2023, 130'

Cine Budega

Santos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório

Data e horário

De 20/05/2026 a 20/05/2026

20/05 • Quarta • 19h00
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que sofreu a temida transformação em onça e, depois, morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história. Por que isso aconteceu com ele? Quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?

Sessão seguida de roda de conversa com Leandro Olímpio 

A mostra “A verdade da imagem: o real no documentário” reúne filmes que tensionam as relações entre o real e o inventado, entre a ficção e o documental, a partir de uma pergunta central: qual é a verdade do documentário? Mais do que buscar uma resposta, a mostra propõe pensar o documentário não como o oposto da ficção, mas como parte de um campo de possibilidades, no qual diferentes estratégias narrativas e estéticas produzem variadas formas de representar o mundo.

Leandro Olímpio atua há quase dez anos no cinema, com foco no documentário a partir de imagens de arquivo. Dirigiu e montou curtas premiados como Nosso panfleto seria assim (Mostra de Tiradentes, 2024) e Imagens de um sonho. Seus filmes circularam por festivais no Brasil e exterior. Em 2025, lançou Outra vez nós aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.