Está no ar a REVISTA E de JUNHO de 22! Confira os destaques deste mês

31/05/2022

Compartilhe:
Leia a edição de junho/22 da Revista E na íntegra

LEIA NESTA EDIÇÃO: 30 ANOS DE LEGADO DA ECO-92, A DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO DA MÚSICA DE CÂMARA, OBRAS DA MOSTRA XILOGRAFFITI, VERA IACONELLI, LYGIA FAGUNDES TELLES, ZEZÉ MOTTA, MARCIO ATALLA, ANTONIO CANDIDO E MAIS!

Está no ar mais uma edição da Revista E, publicação mensal do Sesc São Paulo! Nas páginas de junho, você é o nosso convidado para conferir reportagens, entrevistas, artigos e textos de ficção.

A CAPA é ilustrada por Devaneios em Sinadúbia II (2018), fotografia de Penna Prearo, artista que assina as obras da exposição Penna Prearo – Labirintos Revisitados, com abertura marcada para 29/6, no Sesc Bom Retiro. Com curadoria de Agnaldo Farias e Baixo Ribeiro, a mostra reúne 49 fotografias, selecionadas da produção mais recente de Prearo, cuja proposta estética é reconfigurar os objetos registrados por meio de tratamento digital, explorando alta saturação de cores e distorções, com a intenção de criar uma atmosfera imersiva e urbana e uma poética visual experimental sobre o olhar para a cidade.

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a REPORTAGEM PRINCIPAL (Ecos da Eco-92 – LEIA AQUI) faz um balanço das três décadas de realização da ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento que, no começo da década de 1990, propôs uma série de debates e compromissos dos quase 180 países participantes com a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. Neste texto, propomos um resgate histórico sobre os marcos e conquistas ambientais no Brasil e no mundo e revelamos quais os ecos da ECO-92 nos dias de hoje.

Trilha do Sentir, na Reserva Natural Sesc Bertioga. área natural protegida e de uso sustentável: um espaço geográfico planejado e gerido pelo Sesc São Paulo com a finalidade de conservar a cuidar do patrimônio natural, integrando a sociedade nesse processo. Foto: Ignacio Aronovich.
Trilha do Sentir, na Reserva Natural Sesc Bertioga. área natural protegida e de uso sustentável: um espaço geográfico planejado e gerido pelo Sesc São Paulo com a finalidade de conservar a cuidar do patrimônio natural, integrando a sociedade nesse processo. Foto: Ignacio Aronovich.

Outra REPORTAGEM deste mês (Som, câmara e ação! – LEIA AQUI) destaca a diversidade de estilos, formações e técnicas na produção contemporânea de música de câmara. Aproveite para conhecer os destaques da programação da quarta edição do Festival Sesc de Música de Câmara que, ao longo de junho, ocupa quatro unidades do Sesc, além de outros espaços no estado de São Paulo, com dezenas de concertos e ações educativas que fomentam a produção musical nacional e estrangeira, além de celebrar a pluralidade desse tipo de música.

Grupo musical Ilumina participa do Festival Sesc de Música de Câmara. Foto: Rodrigo Rosenthal.
Grupo musical Ilumina participa do Festival Sesc de Música de Câmara. Foto: Rodrigo Rosenthal.

Na ENTREVISTA deste mês (Além do Divã – LEIA AQUI), a psicanalista Vera Iaconelli, autora de livros e artigos que discutem a parentalidade, reflete sobre desafios e paradigmas da contemporaneidade, defendendo a responsabilidade de toda a sociedade na criação das próximas gerações.

Psicanalista Vera Iaconelli é entrevistada pela Revista E, em junho de 2022. Foto: Adriana Vichi
Psicanalista Vera Iaconelli é entrevistada pela Revista E, em junho de 2022. Foto: Adriana Vichi

A seção ENCONTROS deste mês (Cada passo conta – LEIA AQUI) convida Marcio Atalla para falar sobre atividade física, saúde e bem-estar. Durante o papo com a Revista E, o consultor e preparador físico conta a sua trajetória frente a projetos que visam a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano e reforça a importância da adoção de um estilo de vida que incorpore o movimento para a conquista de saúde a longo prazo.

Ouça o Encontros com Marcio Atalla. Quem media a conversa é a jornalista e editora da Revista E, Adriana Reis Paulics

No PERFIL deste mês (Faces de um enigma – LEIA AQUI), relembre a trajetória de Lygia Fagundes Telles (1918-2022), um dos maiores nomes da literatura brasileira, autora de obras como As meninas, A Estrutura da bolha de sabão, Antes do baile verde, Histórias de mistério e Invenção e memória.

Lygia Fagundes Telles é a homenageada da seção Perfil, na edição de junho da Revista E. Foto: Acervo Lygia Fagundes Telles/MIS.
Lygia Fagundes Telles é a homenageada da seção Perfil, na edição de junho da Revista E. Foto: Fotógrafo não identificado/Arquivo Lygia Fagundes Telles/Instituto Moreira Salles.

A GRÁFICA de junho (Murais expandidos – LEIA AQUI) propõe um passeio visual por algumas das obras que compõem Xilograffiti, exposição em cartaz no Sesc Consolação que propõe um diálogo entre expressões artísticas de origem popular, como gravura, xilogravura e graffiti.

Carimbo, colagem, estêncil, tipografia, encadernação e outros suportes compõem a exposição Xilograffiti. Foto: Adriana Vichi.
Carimbo, colagem, estêncil, tipografia, encadernação e outros suportes compõem a exposição Xilograffiti. Foto: Adriana Vichi.

Em DEPOIMENTO para a Revista E (A dona da voz – LEIA AQUI), atriz e cantora Zezé Motta celebra os mais de 50 anos de carreira e, diretamente do camarim do show que apresentou no Sesc Pompeia, fala sobre longevidade, racismo e sonhos.

Zezé Motta celebra mais de meio século dedicado à arte e fala sobre longevidade, racismo e sonhos. Foto: Bruna Quevedo.

EM PAUTA na edição de junho (Antonio Candido: um farol – LEIA AQUI), dois artigos celebram a vida e obra de Antonio Candido (1918-2017), um dos maiores intelectuais brasileiros, pensador da crítica literária e ensaística. Os textos são: Antonio Candido e o Modernismo Brasileiro: Recortes, assinado pela professora Maria Augusta Fonseca, e O contador de histórias, de autoria da historiadora Laura de Mello e Souza.

Na seção INÉDITOS (LEIA AQUI), a escritora Paulliny Tort, autora de Allegro ma non troppo (2016) e Erva Brava (2021), assina o conto inédito Careiro, em que narra uma viagem marcante pelo rio Amazonas.

Por fim, o ALMANAQUE PAULISTANO (Entre cerejeiras e ideogramas – LEIA AQUI) celebra os 114 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, apresentando um roteiro com cinco espaços e projetos que celebram a cultura nipônica na capital paulista. Conheça o Bosque das Cerejeiras, o Pavilhão Japonês, o Japan House, o Instituto Tomie Ohtake e a exposição Manabu Mabe, em cartaz no Farol Santander.

Um roteiro por cinco espaços e projetos que celebram a cultura japonesa na cidade de São Paulo. Foto: Joca Duarte/SVMA.
Um roteiro por cinco espaços e projetos que celebram a cultura japonesa na cidade de São Paulo. Foto: Joca Duarte/SVMA.

A Revista E deste mês traz ainda o DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de junho de 2022 (tem lançamento de Língua Brasileira, o novo álbum de Tom Zé, pelo Selo Sesc; a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas; a estreia de Sem Título, websérie documental da plataforma Sesc Digital – em que personalidades brasileiras comentam obras fixas do Acervo Sesc de Artes; a itinerância da exposição Carolina
Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros
, que chega, agora em junho, ao Sesc Sorocaba; e os lançamentos dos livros Underground: Luiz Carlos Maciel, organizado por Claudio Leal, e O Funk na Batida: baile, rua e parlamento, de
Danilo Cymrot, ambos pelas Edições Sesc.

A EDIÇÃO DE JUNHO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JUNHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Folheie a Revista E (edição de junho de 2022) e confira as reportagens, artigos, entrevistas e conteúdos exclusivos deste mês.
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.