Arte-Veículo, em Santos – Um mundo de perguntas que nos preparam para as respostas

10/07/2019

Compartilhe:

Crédito: Bruna Quevedo

Depois de sua passagem pelo Sesc Pompeia, em 2018, a exposição Arte-Veículo foi para o Sesc Santos, em uma versão reduzida, mas mesmo assim com cerca de 100 trabalhos de 40 artistas e grupos. No período de abril a julho, recebeu estudantes, curiosos, crianças, idosos, frequentadores da unidade e da arte.

O nome do projeto Arte-Veículo, por si só, já intriga. Percorrer a obra aprofunda o mistério. São telas de TV, páginas de jornais, instalações indoor e outdoor (ou ainda art-doors), rua, asfalto, imagem, som, sentido. O caminho do conjunto de obras carrega em si o sentido da arte, suas definições, conceitos e provocações.

Seus seis núcleos dão pistas do que se têm pela frente: duvidar da verdade, perder-se, duelar, “ouviver”, hackear e ficcionalizar.

A curadora Ana Maria Maia organizou o todo. São diversas obras realizadas desde 1950 até hoje, com matizes, tendências, dizeres e saberes que, gentilmente, emprestam a liberdade artística aos espectadores, sempre propondo uma troca.

Arte-Veículo é uma plataforma de pesquisa que foi iniciada há cerca de dez anos. Nela, procura-se entender como a imprensa, os jornais, revistas, a internet e a TV são lugares de experimentação e de disputa de imaginário pelos artistas brasileiros”, explica a curadora.

A exposição foi lançada a partir do livro Arte-Veículo: intervenções na mídia de massa brasileira, de 2015, que tem um viés cronológico. A exposição, não. Ela propõe uma maneira de ver randômica, onde o espectador escolhe por onde ir, podendo voltar, rever e refazer o trajeto sempre que quiser. “A primeira experiência aconteceu no Sesc Pompeia, em 2018, e agora a gente está inaugurando aqui, no Sesc Santos, uma itinerância, uma nova visada sobre Arte-Veículo.”

A performance “Vera Verão” inaugurou a exposição misturando cantos africanos e afro-diaspóricos com música eletrônica, através da atuação de Aretha Sadick e Mama Jo, com a participação da DJ Rayani Sinara. Ao final, em um sinal de reverência, alfazema é espalhada pelo público. Todo o salão se ilumina e refresca os presentes.

Mais que uma brecha, a gente já chega chutando a porta para criar uma conversa a partir dessa personagem que é a Vera Verão, uma artista que fez muito sucesso entre os anos 80 e 90, que estava em um canal de TV principal no Brasil”, diz Mama Jo. “Apesar de todo o sucesso, havia uma outra pessoa contando a história a partir dos estereótipos e preconceitos que a Vera sofria e da visão que tinha da experiência.

Uma das primeiras obras a chamar a atenção, além de convidar à participação, é “A Corda”, de Neide Sá. A instalação, montada originalmente nas ruas do Rio de Janeiro, em 1967, é constituída por uma corda, pregadores, palavras soltas, fotos e diversos recortes tirados de revistas e jornais. O trabalho do público é juntar o material e propor algum sentido ao que se pendura ao longo da linha. O título se refere ao duplo sentido entre o varal, ou a corda, e o gesto de acordar, ou despertar da alienação.

Na época de seu lançamento, em plena ditadura militar, invariavelmente eram formadas frases e sinais ofensivos ao regime. A polícia reprimia, derrubava a instalação e ameaçava prender a sua autora que, de fato e de direito, se dissipava em várias pessoas anônimas pelas ruas da cidade.

A exposição Arte-Veículo salta da feitura artesanal e passa basicamente por todas as tecnologias de comunicação dos últimos 50 anos. Vai desde os impressos até os telejornais e meios digitais. As diferentes formas de fazer e ler jornal são expostas, a começar pelas capas do popular jornal carioca O Dia, até as manchetes da Folha de S. Paulo sobre as rebeliões em grandes presídios, sobretudo a Casa de Detenção do Carandiru, que tanto assombraram os leitores na década de 2000.

Outras instalações relembram programas da TV aberta da década de 80, nos quais o espectador é convidado a assistir, com monitores e fones particulares, por exemplo o ingênuo e irreverente repórter Ernesto Varella, interpretado pelo jovem Marcelo Tas.

No trabalho de Nuno Ramos um recorte de palavras e frases em andamento alterado nas vozes de William Bonner, Renata Vasconcelos e alguns repórteres durante o Jornal Nacional formam a letra da canção “Lígia”, de Tom Jobim. E ao lado, uma placa do artista Vitor Cesar lembra a frase que abre, há décadas, o programa de rádio do governo federal, A Hora do Brasil, de 1938: “Em Brasília, 19 Horas”.

Além das performances e instalações, os encontros e indagações se dão através de oficinas e exercícios de fruição. A arte-educadora Valéria Gobato propõe atividades, diante de uma plateia formada predominantemente por jovens: “Nossa conversa é sobre processos de troca em arte, educação e cultura tendo como ponto de partida a exposição Arte-Veículo. A ideia é falar sobre as possibilidades de mediação cultural a partir de uma exposição de arte contemporânea e experimentar estratégias e dispositivos para que os diálogos aconteçam”.

Ela acredita que a mediação é um encontro entre público, obra de arte e educador. “Nosso trabalho aqui é fazer com que todas essas peças juntas conversem a fim de questionar o que está posto, tanto como arte, quanto como o mundo lá fora. É uma exposição que fala muito sobre a nossa vida e também sobre o momento histórico atual. Fala sobre mídia, meios de comunicação, fake news, opiniões e verdades”, destaca a arte-educadora.

A exposição prossegue para fora da unidade, em alguns pontos da cidade, onde foram fixados os “art-doors, os arte-veículos das ruas”, termo utilizado pela equipe Bruscky & Santiago. Em um deles, na avenida Francisco Glicério, em Santos, num fundo branco com letras pretas, se abre a frase: “É Mentira”. A obra, de Daniel Santiago, exposta sobre os pontos de ônibus, intriga e provoca questionamentos nos passantes.

Em outro outdoor, posicionado na avenida que dá acesso ao Guarujá pela balsa, é colocado um fragmento de um verso do poeta tropicalista Torquato Neto, com construção gráfica do grupo Manga Rosa:

Primeiro passo
conquistar espaços
Tem espaço à beça
ocupe
se vire
Torquato

https://www.youtube.com/embed/145V265ZELY

O pequeno poema, elaborado a partir de palavras de ordem, assim como o anterior, também faz com que transeuntes, assim que perguntados, se abram em questionamentos e reflexões.

Ao final de tudo, naquele mesmo movimento circular do princípio, distante da linearidade, sem saber exatamente onde é o começo e onde tudo termina, o espectador se encontra com muito mais perguntas do que respostas.

Mas, ao mesmo tempo, muito mais preparado para respondê-las.

>> Veja os detalhes da exposição Arte-Veículo, que fica em cartaz no Sesc Santos até 28/07/2019.

Fotos relacionadas

Abertura Exposição
Abertura Exposição
Abertura Exposição
Abertura Exposição
Abertura Exposição
Exposição
Agite Antes de Usar - Edições Sesc
Conversa com Valéria Gobatto
Conversa com Valéria Gobatto
Conversa com Valéria Gobatto
Programas Públicos
Programas Públicos
Programas Públicos
Programas Públicos
Programas Públicos
Visitas Educativas
Visitas Educativas
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.