Estudos de conservação e a integração entre a comunidade e a Reserva Natural Sesc Bertioga

14/12/2021

Compartilhe:

Estudos da Floresta

O Núcleo de Estudos da Floresta é um eixo de trabalho da Reserva Natural que se dedica a ações formativas sobre temas relacionados à conservação da natureza, principalmente no bioma Mata Atlântica. Essas atividades buscam oferecer ao público oportunidades de trocas de saberes e aprimoramento técnico a respeito da sociobiodiversidade, metodologias de educação ambiental, ferramentas de gestão de áreas protegidas e temas relacionados. Destacam-se duas iniciativas neste núcleo, o Curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas e o Clube de Observadores de Aves de Bertioga. 

Curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas

O curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Universidade do Estado do Colorado (CSU).

Esta ação tem como objetivo trazer reflexões acerca dos desafios e oportunidades para a conservação da natureza no Brasil, a partir da perspectiva educativa, do entendimento da biodiversidade como patrimônio e das relações existentes entre ambiente e sociedade. 

Clube de Observadores de Aves de Bertioga 

foto: Fotonativa

O Clube de Observadores de Aves (COAB) é uma iniciativa em que os participantes fazem saídas de campo para observação dentro e fora do Centro de Férias e Reserva Natural Sesc Bertioga, onde têm uma noção geral sobre as características principais das aves, dos ambientes onde elas vivem. 

É crescente o número de pessoas que se encantam com a beleza das aves e com os sons que elas emitem. A experiência de estar na floresta possibilita maior contato com o ambiente natural e desperta percepções e interpretações sobre a paisagem e o universo desses bichos tão surpreendentes. 

A região de Bertioga é reconhecida pela organização não governamental BirdLife International como uma das áreas mais importantes para a conservação de aves no Estado de São Paulo.  

Para participar de atividades do Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB), ou mais informações, entre em Contato. Confira mais sobre a iniciativa no link.


Semear Comunidade

Desde seu Plano de Manejo, a Reserva mantém um contato próximo com as comunidades do entorno, moradores e frequentadores de Bertioga. Por meio de projetos, estimulamos o exercício da cidadania a partir da política do cotidiano na construção de comunidades sustentáveis que se relacionam de forma harmoniosa entre si e com as áreas protegidas.

Nossa Horta

Plantar, colher, aprender. O grupo Nossa Horta foi criado em 2016 com o objetivo de implantar uma horta comunitária nas bordas do perímetro da Reserva, estimulando valores como solidariedade, empatia, partilha e troca de saberes. 

Em formato de oficinas e mutirões, são abordados temas como sustentabilidade, produção de alimentos aliada a manutenção das florestas em pé, soberania alimentar, valorização do território.  

Rádio Reserva 

A produção coletiva de comunicação engaja as juventudes para a utilização de meios que instigam a compreensão de mundo. O uso de técnicas midiáticas, como o rádio, podcasts, transmissões em vídeo, publicações textuais e fotográficas nas redes digitais estimula habilidades pessoais e sociais, colaborando no fortalecimento do seu pensamento crítico e sua capacidade de expressar a forma como entendem o mundo.

A Rádio Reserva é um projeto destinado a jovens de 13 a 20 anos, com turmas formadas anualmente, que vivenciam processos formativos em educomunicação¹ e de forma participativa planejam, dialogam e produzem programas radiofônicos que expressam sua realidade, discutindo elementos fundamentais para as questões socioambientais do município.

Conheça os programas elaborados pelos jovens da turma de 2021 na playlist da Rádio Reserva no YouTube

¹ Um paradigma orientador de práticas socio-educativas-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos de comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais e consequente exercício prático do direito universal à expressão. Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPeducom).

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.