Jornada do Patrimônio 2022

18/07/2022

Compartilhe:

A oitava edição da Jornada do Patrimônio, evento promovido pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – DPH/SMC/PMSP, acontece em 20 e 21 de agosto em nove unidades do Sesc, além da plataforma Sesc Digital e do SescTV. 

A programação desta edição tem como tema Tão perto, tão longe, que busca evidenciar a memória social e o patrimônio dos diferentes grupos sociais presentes na cidade, priorizando atividades que aconteçam em regiões não centrais, assim como temáticas que não estão no foco das discussões tradicionais sobre memória e patrimônio. Como nas edições anteriores, o evento conta com a abertura de equipamentos públicos e privados que ocupam imóveis históricos ou de interesse cultural, como também com atividades especiais que abordem o tema destacado. 

O Sesc em São Paulo participa do evento por meio de suas unidades localizadas na Capital paulista, oferecendo gratuitamente ao público roteiros de memória, como os passeios: (P)Artes do Bairro da Luz – Um Passeio Artístico pela Região (Bom Retiro), Ancestralidade Negra na Borda Leste da Pauliceia (Itaquera), Visitas Patrimoniais: a Fábrica da Lina (Sesc Pompeia), Fábrica de Cimento Portland Perus – Trilha Memória Queixada (Pinheiros), Grafite ZN (Santana), dentre outros. O SescTV exibirá, sob demanda, episódios da série Monumentos, que propõe aguçar o olhar e a sensibilidade do público para uma leitura dos mais diferentes vestígios do passado. Marcando a ideia central desta edição da Jornada,  a série Cartazes turísticos: Tão perto, tão longe apresenta pôsteres virtuais criados pela ilustradora e quadrinista Marília Marz, que retratam importantes lugares de memória paulistanos, que nem sempre fazem parte do repertório turístico da Capital. Inspirados nos cartazes turísticos popularizados no Brasil desde a década de 1950, estão disponíveis para impressão na plataforma Sesc Digital.

Participam deste projeto as Unidades do Sesc: 24 de Maio, Avenida Paulista, Bom Retiro, Centro de Pesquisa e Formação, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana e Vila Mariana, além do Sesc Digital e SescTV.

Fábrica de Cimento Portland - Perus (Sesc Pinheiros) | Foto: Dalmir Ribeiro Lima
Fábrica de Cimento Portland – Perus (Sesc Pinheiros) | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

Sobre a Jornada do Patrimônio

A Jornada do Patrimônio é um evento organizado anualmente, desde 2015, pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – DPH/ SMC/PMSP, com o objetivo de compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural paulistano em seus distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e aspectos contemporâneos das cinco regiões da cidade. O Sesc em São Paulo participa desde sua primeira edição, sempre por meio do Turismo Social. 

Instituída pela Lei Municipal nº 16.546/2016, oferece uma extensa programação de roteiros, bate-papos, encontros, oficinas e visitas em imóveis históricos localizados em toda a cidade, buscando estimular a população a (re)conhecer os bens patrimoniais que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade. 

Sobre o tema
Por DPH/SMC/PMSP

Mesmo como um evento consolidado, para continuar a cumprir o objetivo a que foi criada, a Jornada do Patrimônio deve sempre buscar atingir novos públicos, divulgando as suas pautas para diferentes grupos e regiões. A motivação para o tema em questão é colocar no centro do debate este desejo, e continuar a expandir as suas ações para além do centro. E além de reconhecer as práticas culturais das diferentes regiões de São Paulo, a ideia é: investir em ações que estimulem intercâmbios culturais e a compreensão de que a memória histórica e o patrimônio cultural estão além de definições de centro e periferia. O tema da Jornada do Patrimônio deste ano tem como objetivo discutir as diferentes centralidades de São Paulo, e seus vínculos com o patrimônio cultural material e imaterial, invertendo certas dinâmicas e sensos comuns, e dando atenção ao patrimônio e as práticas culturais de regiões que nem sempre estão no centro dos debates.

Visitas Patrimoniais: a Fábrica da Lina (Sesc Pompeia) | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

Expansões simbólicas
Por Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo 

A discussão sobre Patrimônio Cultural em uma metrópole como São Paulo traz consigo um desafio primordial: como indicar quais expressões culturais, materiais ou imateriais, são merecedoras de ações específicas de preservação? Como contemplar de maneira equânime e representativa, o conjunto de manifestações sociais de uma cidade que se caracteriza justamente por sua enorme diversidade?

No cerne desta questão, encontra-se as conexões entre o que se considera patrimônio e os espaços simbólicos do poder. A valorização de determinadas memórias como relevantes, do ponto de vista histórico e cultural, está condicionada a marcadores sociais como gênero, raça, classe social e proveniência territorial. Tais dinâmicas reproduzem, assim, as desigualdades estruturais de nosso contexto. Fez-se necessário, portanto, que o conceito de Patrimônio Cultural se tornasse progressivamente mais inclusivo, de modo a possibilitar a existência e o compartilhamento de histórias plurais, capazes de representar a multiplicidade característica à sociedade brasileira.

Nesta perspectiva, abre-se espaço para a preservação de memórias, saberes, práticas e tradições, oriundas de grupos sociais e localidades variadas – vozes que passam a ser reconhecidas nos debates sobre Patrimônio Cultural. A democratização desse conceito evidencia disputas como centro x periferia, erudito x popular e até mesmo material x imaterial, visto que muitas práticas e saberes ligadas a estratos desfavorecidos se manifestam na intangibilidade. Mais do que isso, destaca o protagonismo de populações sistematicamente silenciadas neste cadinho cultural que é São Paulo.

A partir deste cenário o Sesc dá continuidade à sua participação na Jornada do Patrimônio – que, em sua oitava edição, propõe o tema “Tão perto, tão longe”. Neste ano, o evento organizado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo tem como objetivo colocar sob os holofotes manifestações pouco difundidas de diferentes grupos sociais, atuantes em áreas periféricas da cidade. Para tanto, oferece gratuitamente roteiros de memória, além de programações no SescTV e na Plataforma Sesc Digital.

Por meio desta iniciativa, o Sesc reafirma seu alinhamento com uma política de valorização e preservação da memória e do patrimônio que se efetiva pela preservação e disponibilização de seus acervos e edificações de interesse histórico, bem como através da promoção de inciativas de viés socioeducativo sobre o assunto. Trata-se de construir as condições para o entendimento das várias camadas que constituem nosso passado, como pressuposto para uma atuação mais inclusiva no tempo presente. 


Classificação: Livre 
Inscrições: Dia 5/8, a partir das 10h, presencialmente ou pelo Portal Sesc SP, exceto o Sesc 24 de Maio e o Sesc Pompeia, que serão por meio de retirada de ingressos 30 minutos antes no dia da atividade. Grátis
Programação completa: sescsp.org.br/jornadadopatrimonio 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.