Brasil Mistério: playlist é convite à contemplação

15/12/2021

Compartilhe:

Mistérios de diferentes culturas compõem o imaginário brasileiro e esta seleção da playlist “Brasil Mistério”. Um convite à contemplação de um país fantástico. Aperte o play e leia o texto da curadoria.

Por Mariana da Matta*

Diz a lenda que um disco enterrado em solo nacional revela um mistério sobre a vida. Para chegar ao local é preciso percorrer um caminho em espiral, passando por diferentes personagens, territórios e suas histórias. Este trajeto é a memória viva de diversas culturas que habitam o imaginário brasileiro.

Na jornada rumo ao mistério, cada pessoa conta suas visões a respeito. Falam sobre uma tábua de esmeralda e pedras encantadas. Conduzem para terreiros, cortejos, festejos. De repente um pulo no astral, entre planetas, satélites e seus habitantes. De volta à Terra, seres míticos apontam a direção. Ecoam tambores e violas. Orixás, santidades, elementais e a própria natureza abrem os caminhos. Mistérios do mar, das montanhas. História de pescador, sonho, meditação ou transe? Eis que chega o destino, e agora a realidade é imaginação viva.

O final do caminho espiralado é também seu começo. Personagens do início da jornada reaparecem e desenterram o disco. Posicionado na vitrola, começa a tocar. Uma voz canta que o mistério não tem explicação; ele deve ser contemplado, respeitado e mantido vivo. Nessa toada, dançar o mistério é conhecer outras coreografias e fortalecer culturas historicamente ocultas.

Mariana da Matta é designer gráfica, terapeuta integrativa e editora do selo de publicação independente Sismo. Vê a vida de maneira interconectada e pesquisa processos criativos transdisciplinares. Caminha com coração selvagem e cultiva plantas, playlists e planos para o Bem Viver.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.