Você piscou e Juventudes Arte e Território voltou

17/08/2022

Compartilhe:

Está com saudades de ver ou de participar de uma programação jovem, com talentos ligados à arte, literatura, música e dança, tudo junto e misturado? Então já reduza a ansiedade, porque você piscou e Juventudes Arte e Território voltou!

E pra ficar ainda melhor, neste ano tem atividades presenciais e gratuitas em algumas unidades do Sesc São Paulo. É só chegar, se inscrever (quando for necessário) e participar! Tem batalha de rimas, oficinas de danças, de processos artísticos, jogos teatrais e até uma mostra de filmes produzidos por jovens cineastas em início de carreira.

Mas se você é daquelas ou daqueles que acham que não tem habilidade e nem vocação pra tudo isso, não tem problema não, viu? Juventudes Arte e Território é também para: você que volta a música porque sente que não aproveitou; que visualiza e não responde, e quando responde, manda logo aquele textão ou já vira a louca do podcast; pra você que até tenta fazer as dancinhas do tiktok, mas que acaba desfalecendo de tanto rir com seu molejo.

Como o nome já diz, Juventudes mostra a arte que jovens fazem em seus próprios territórios, e além das ações presenciais, convidou 4 jovens para mostrarem um pouquinho do que sabem fazer nas redes do Sesc São Paulo: Gabriela Miyasato@gabimiausato, conta sobre suas experiências e inspirações como artista designer; Bruninho Souza@bruninho.souz4, fala de como a literatura marcou e continua marcando a sua vida; Owera@owera.oficial e indígena Guarani Mbya, da Aldeia Krukutu, manda o som com arte e criatividade; e Jess Nascimento@jessnascimentto traz os movimentos de sua dança.

Logo depois de mostradas as produções dessas e desses jovens artistas, as jovens e os jovens que frequentam as unidades do Sesc São Paulo produzem seus próprios vídeos para serem postados também! E falando nisso, você sabia que o Programa Juventudes oferece atividades presenciais e gratuitas em algumas unidades do estado? Para saber mais consulte a unidade mais próxima de você!

Os vídeos, que trazem palavra, imagem, som e movimento, serão publicados quinzenalmente a partir do dia 19 de agosto. E aí, bora curtir, se inspirar e compartilhar?

E pra você shippar de vez o Juventudes Arte e Território, olha só essa criação musical realizada pelas e pelos jovens do Sesc Piracicaba:

Letras e vozes: Alunático, Daniel Garnet, Fractal MC, Gands, jovembeto, Jwinne, Lazos e Murilxrd. Violão e Baixo: Gands. Produção Musical: Leonaprod.


Acompanhe a programação nas unidades

Agosto

Sesc Guarulhos

De 6 a 27/8, sábados, das 14h às 16h 

Workshop da Batalha
Aula aberta com o coletivo Batalha dos Estudantes, da cidade de Guarulhos. Durante a ocupação, os integrantes da Batalha compartilham conhecimentos sobre as etapas que envolvem a criação de uma batalha, desde a escolha do nome, organização, temas, mobilização, locais e afins. 
1 – Criação e Estrutura de Batalha: Com Peixe e Jotaene.
2 – Mídias Sociais e Monetização: Com Branko e GB.  Convidado: Lucão.
3 – Diversidade dentro das Batalhas.  Com Ana da Batalha.  Convidadas: Letícia Alcântara e Mina Ak.
4 – A Grande Batalha de Mc’s – Tema: Dia Internacional da Juventude.

———-

Setembro

Sesc Registro

Dia 25, domingo, das 14h às 16h

Vem Dançar!

A oficina reúne pessoas para experimentar as diferentes linguagens das danças e corporeidades. A dançarina e B-girl, Karol Dennyn, integrante da Companhia Viela de Danças Urbanas, convida o público para explorar o universo do Hip Hop Dance. Junto, o DJ Trankas vem comandando as pick-ups para embalar passos e trazer a musicalidade da cultura Hip Hop.

———-

Outubro

Sesc Ipiranga

De 13 a 27, quintas, das 15h às 17h

Cultivo de processos artísticos

Oficinas onde jovens podem experimentar e trocar processos artísticos em diversas linguagens. Com Moroni Henrique e Convidados.

13.10 – Artes visuais e upycicling – Participantes experimentam customizações artísticas em peças de roupas. A sustentabilidade também está presente neste encontro com a parceria do Brechó Helipa, onde participantes podem escolher uma peça de roupa para ser sua tela. Com Gustavo Araujo.


20.10 – Teatro – Neste encontro, participantes são convidadas(os) a falarem sobre suas experiências com a linguagem e experimentar alguns jogos teatrais. Com Beatrys Avelino e Álex Mendes.


27.10 – Música – A oficina traz uma conversa sobre rima e ritmo, com a proposta de construção de uma letra e melodia. Com Sérgio Wong.

———-

Novembro

CineSesc

Dias 24, 25 e 26, quinta, sexta e sábado

Mostra Juventudes – Arte e Território

Com uma programação de filmes que revelam a diversidade das juventudes brasileiras, a Mostra Juventudes – Arte e Território, leva ao CineSesc produções realizadas por jovens cineastas em início de carreira. De realizadoras(es) premiados a jovens em seus primeiros trabalhos no audiovisual, a mostra apresenta um recorte de narrativas ficcionais e documentais cujos temas revelam as inspirações, desejos, preocupações e sonhos presentes na criação de parte da juventude do país, que vê o cinema como uma forte ferramenta de expressão e de mudança social.


Saiba mais sobre o Juventudes Arte e Território

A ação foi criada para celebrar o dia 12 de agosto, instituído pela ONU como o Dia Internacional da Juventude, com o objetivo de valorizar e difundir as produções culturais de adolescentes e jovens e entender como elas dialogam com seu território.

Juventudes Arte e Território valoriza a arte como instrumento de integração, trocas e diálogos culturais, além de se tornar uma ferramenta para promoção e valorização das expressões e produções das diversas juventudes que habitam nosso país.

Clique aqui para ver outras matérias relacionadas ao Juventudes Arte e Território.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.