PELO INTERESSE PÚBLICO | Encontros com Natalia Viana, da Agência Pública

01/09/2022

Compartilhe:

JORNALISTA E COFUNDADORA DA AGÊNCIA PÚBLICA FALA SOBRE PROPÓSITO 
E DESAFIOS DO JORNALISMO INVESTIGATIVO NO BRASIL

Por Luna D’Alama

Quando completou dez anos de formada, em 2011, após ter estreado como repórter no portal Terra e migrado para a revista Caros Amigos, a jornalista paulistana Natalia Viana foi uma das fundadoras da Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Em duas décadas de carreira, Natalia publicou diversas reportagens de fôlego sobre temas de interesse público ligados aos direitos humanos, ao meio ambiente, à gestão política e à violência contra camadas vulneráveis da sociedade. Hoje, também preside a Ajor (Associação de Jornalismo Digital), que reúne quase 90 associados, entre veículos como Nexo, Metrópoles e O Antagonista. Também é autora ou coautora dos livros Dano colateral – A intervenção dos militares na segurança pública (Objetiva, 2021), O bispo e seus tubarões – Uma reportagem sobre a deposição de Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2014) e Plantados no Chão – Assassinatos políticos no Brasil hoje (Conrad, 2007), dentre outros. Além disso, conquistou importantes prêmios na área, como Vladimir Herzog, Comunique-se, Troféu Mulher Imprensa e o aclamado Gabo, da fundação colombiana criada em 1995 pelo jornalista e Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. Neste Encontros, Natalia fala sobre sua trajetória profissional, o trabalho na Amazônia e os desafios do jornalismo investigativo num dos países mais perigosos do mundo para essa atividade. 

JORNALISMO, UMA ESCOLHA

Eu sempre quis ser jornalista porque gostava de escrever e sou muito curiosa. Esses são dois excelentes motivos, mas, se você é jornalista só por isso, vai enfrentar problemas. Há muitos trabalhos em que você não consegue escrever do jeito que desejaria, ou sobre assuntos de que gosta. Fui [para a faculdade] meio às cegas, não tinha uma referência exata do que era a profissão. Aí entrei no jornalismo, fui para o portal Terra (em 2001, 2002, época em que a internet no Brasil estava começando) e depois parei na [revista] Caros Amigos. Conheci o Serjão [Sérgio de Souza, fundador da Caros Amigos] e ele me deu um estágio. Sempre fui uma jornalista independente e fiz o jornalismo no qual acredito.

ENTENDER, ORGANIZAR E CONTAR

No mundo digital, as pessoas não entendem muito bem qual é o trabalho do jornalista. Nosso trabalho é entender, organizar e contar, o que leva muito tempo. E ele só consegue ser feito porque tem alguém que é pago e que passa o dia inteiro fazendo isso. Ou seja, todos nós, hoje em dia, investigamos e pesquisamos coisas que nos interessam. [Mas] as pessoas acham que é fácil. Não acho que a pessoa é um super-herói porque é jornalista, acho que demora tempo e, quanto mais tempo você faz [isso], melhor fica. Vivemos em um ambiente sob pressão [constante], tudo dá a entender que o que você está fazendo é errado, é crime. Isso é muito ruim para a democracia. Nós não temos uma agenda escondida, a única coisa que a gente quer é melhorar a qualidade do governo, da imprensa e do Judiciário. O jornalismo é o melhor aliado dos governantes, pois aponta onde há problema, e o governante vai lá e resolve. É esse o espírito do jornalismo investigativo.

PERSISTÊNCIA E PACIÊNCIA

Entre os jornalistas, tem uma corrente que fala que todo jornalismo é investigativo, senão não é jornalismo. Eu discordo. O jornalismo investigativo é aprofundado, mistura várias técnicas para tentar chegar ao máximo [de detalhes] possível sobre o que aconteceu e tem que ser de interesse público, ter relevância pública. A gente vai ao Portal da Transparência, faz pedido via Lei de Acesso à Informação [Lei n° 12.527/2011], busca informações que não estão óbvias. Ou seja, o jornalismo investigativo é um tipo específico de jornalismo. Você precisa ser muito obcecado e muito chato, é aquele [profissional] que não desiste, que vai ficar tentando de todas as maneiras entender o que aconteceu. É uma pessoa com paciência para esperar e também que é muito cuidadosa, porque não pode sair por aí publicando algo que possa ferir a reputação alheia. 

CUIDADOS E RESPALDOS

Uma reportagem na Pública, para ficar pronta, demora de três semanas a seis meses. E, quanto mais sensível ela é, mais tempo leva, porque você precisa checar tudo. A gente não só faz uma apuração muito cuidadosa, como também passa para o nosso departamento Jurídico, que revê o que a gente publica, [avalia se a pauta] é realmente de interesse público. Tudo é verificado pelos nossos advogados para garantir justiça naquilo que a gente está fazendo. Então, demora muito. É muito benéfico para o jornalista entender como funcionam as leis. Acho que na faculdade deveríamos aprender mais sobre direito. São dois campos diferentes, mas que têm uma relação muito próxima. Devemos saber o que diz a Constituição, quais são os direitos e o que está sendo violado. 

REPERCUSSÃO E ATUALIDADE

Muitas vezes, o Ministério Público inicia uma investigação [a partir de uma denúncia da Agência Pública] e acaba tomando uma decisão ou indiciando alguém que foi denunciado. Uma das grandes utilidades do nosso trabalho é que ele é tão embasado que as pessoas [e órgãos] o usam para tomar atitudes. Membros do Congresso e das câmaras legislativas utilizam [nosso conteúdo] para fazer audiências públicas. Há pessoas que usam para iniciar campanhas. Ele tem outro ciclo e outro tempo das notícias [diárias]. Muitas das nossas reportagens, se você ler daqui a cinco anos, ainda vão estar tão atuais, contundentes e importantes quanto [no momento em que] foram escritas.

PAUTAS CONSOLIDADAS

A gente fala muito de corrupção e violação de direitos humanos. Mas, quando a Agência Pública surgiu, em 2011, não se falava [ainda] em violência obstétrica, mal se falava sobre machismo. A gente começou a levantar alguns temas que hoje em dia já são muito normalizados. Apontamos os problemas que estão na sociedade. No caso do machismo, ele é muito profundo e tem intersecção de raça e status social, o que piora a situação. Nas pautas sobre machismo, violência de gênero, assédio no trabalho e assédio sexual, há uma aceitação muito maior hoje em dia do que havia dez anos atrás. A briga da nossa geração é vencer isso. E uma das missões da Agência Pública é construir a igualdade de gênero. 

O JORNALISMO PRECISA SE ATER AOS FATOS E EVITAR AO MÁXIMO
ROMANCEAR OU FAZER SENSACIONALISMO COM HISTÓRIAS HUMANAS 

Natalia Viana, jornalista e cofundadora da Agência Pública

INDUSTRIALIZAÇÃO DA MENTIRA

Nos últimos cinco anos, houve uma industrialização da mentira, coordenada por grupos organizados que atuam nas redes [sociais] para espalhar versões falsas dos acontecimentos. Isso é feito para beneficiar certos atores: pode ser uma empresa, um político local, regional, federal. Acompanhando as redes e fazendo jornalismo investigativo, você consegue ver como essas narrativas são usadas para influenciar as pessoas. Isso é transmitido não de maneira orgânica, mas coordenada. Inclusive, muitas vezes acontece com a ajuda de robôs, de algoritmos [Leia o Encontros com Issaaf Karhawi, publicado na Revista E nº 309, de julho de 2022]. E aí, o boato e a mentira vêm tão forte que muita gente acaba acreditando e fica difícil desmentir, uma vez que a mentira já está consolidada. 

COBERTURA NA AMAZÔNIA

A Amazônia sempre foi prioridade para a Agência Pública. Por ser a maior floresta do mundo, pelo papel no equilíbrio do clima do planeta, e também por ser o hábitat de culturas que vêm sofrendo etnocídio em toda a América. Quando ocorreu o crime com Dom [Phillips, jornalista britânico] e Bruno [Pereira, indigenista e ex-funcionário da Fundação Nacional do Índio – Funai, ambos assassinados no Vale do Javari, em junho], mandamos quatro jornalistas para passar um mês na região. Esperamos que isso mude, porque a gente precisa preservar a floresta. E não só por nós, brasileiros, mas por toda a humanidade. Temos que ter o máximo de olhos na Amazônia.

FORMAS DE APURAÇÃO

Muitos jornais deixaram de fazer cobertura presencial, de enviar seus jornalistas, por questões financeiras. Mas, por outro lado, estão nascendo veículos digitais nativos em vários lugares do país. São jornalistas locais, formados em faculdades locais, federais, e que estão fundando seus próprios meios, com um conhecimento muito grande sobre a região. [Porém,] quando um assunto é muito relevante e você só pode fazer a cobertura por telefone, você faz [assim mesmo]. Essa não é a melhor prática, mas acredito que todo mundo tem que cobrir [grandes temas, como] a Amazônia. O ideal seria termos uma sociedade que incentivasse o jornalista, tanto o [profissional] local quanto o investigativo, que se prepara e faz uma apuração aprofundada in loco

NATALIA VIANA esteve presente na reunião virtual do Conselho Editorial da Revista E no dia 27 de julho de 2022.

Ouça, em formato de podcast, a conversa com a jornalista Natalia Viana mediada por Adriana Reis, editora da Revista E. Edição de vídeo: Tiago Marinho (Vivarium Filmes).

*Ou acesse por aqui a conversa com a convidada.

A EDIÇÃO DE SETEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, a reportagem principal (Palcos por todos os lados – LEIA AQUI) conta como espaços não convencionais, como hospitais, barcos, apartamentos e estações de trem, viram protagonistas de espetáculos criados para serem encenados fora do teatro. Esses trabalhos subvertem a lógica da tradicional caixa cênica, fomentam novas narrativas e borram as fronteiras entre artistas e plateia. Conheça, ainda, os destaques da edição 2022 do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, que acontece de 9 a 18 de setembro, em Santos (SP).

Além dessa reportagem, a Revista E de setembro/22 traz outros conteúdos: especialistas da área da saúde e do esporte defendem que a escolha da atividade física mais apropriada para cada pessoa pode ser definida com a ajuda do autoconhecimento; entrevista com a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz que propõe um novo olhar para o passado, incluindo outras narrativas e protagonistas na trajetória recente de nosso país; conheça a trajetória de Letieres Leite, maestro baiano cuja sonoridade ancestral ampliou as bases da música afro-brasileira; a jornalista e cofundadora da Agência Pública Natalia Viana é a convidada do Encontros desta edição e fala sobre os desafios do jornalismo investigativo; conheça projetos arquitetônicos que, com o objetivo de pautar a sociedade e a vida coletiva, refletem os desafios da cidade contemporânea; depoimento da atriz e roteirista Cláudia Abreu, que esteve em cartaz no Sesc 24 de Maio, em julho, com o monólogo Virginia, de sua autoria – sobre a obra da escritora britânica Virginia Woolf; artigos de Fernanda Kaingáng e André de Paiva Toledo refletem sobre conceito, história e questões jurídicas da biopirataria, que consiste na exploração ilegal da biodiversidade e dos saberes tradicionais associados a ela; na seção literária, texto do psicanalista e escritor Caio Garrido sobre os dilemas existenciais de um bebê nascido em maio de 2020; o Almanaque desta edição dá seis dicas de lugares em São Paulo para desconectar da cidade, olhar para dentro de si e relaxar.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / YouTube

A seguir, leia a edição de SETEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E com você para onde quiser!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.