Festival da Integração: a gente se encontra e se encanta

21/12/2022

Compartilhe:

A areia grossa da praia

A ioga cedo na manhã

O encontro com o desconhecido

O riso solto no restaurante

O Festival da Integração é um encontro anual das pessoas idosas que frequentam as unidades do Sesc São Paulo. Que se juntam no Sesc Bertioga para celebrar.

Histórias, afetos, carinhos e caminhos.

Integra atividades, mas, mais do que isso, integra risos, sons, brilhos, luz.

Conversas alinhadas, banhos animados. E restauradores. Pensar o pulso da vida, dos tempos. Em seus encontros, potência.

O Festival da Integração caminha na trilha do encanto. Do cuidado, da presença viva.

Carrega noites e dias em festa, com essa gente que já viveu tanta história e tanta vida… Essa gente, grandiosa gente. De tão miúda, imensa.

A gente se une para conversar, para dançar, exercitar, virar a chave do desencanto, da solidão. A gente se une para seguir em frente. E juntos. Para entender que a vida não se encerra em tempo vivido. Que vida se abre em pétala de flor. A cada dia. Dia vem.

Festival da Integração

A gente se encontra

A gente se encanta“.

Genifer Gerhardt.

Festival da Integração 2022 – a gente se encontra e se encanta – por Genifer Gerhardt

O Sesc São Paulo convidou a artista circense, musicista e poetisa, Genifer Gerhardt, para produzir um vídeo que contasse um pouco sobre as maiores lembranças das pessoas idosas que já tiveram oportunidade de viver o Festival da Integração.

O vídeo é um resgate a recordações e, quem sabe um convite para o festival em 2023, propósito que se pretende realizar, conjuntamente com as comemorações dos 60 anos do programa Trabalho Social com Idosos – TSI, que é pioneiro no Brasil.

O Festival da Integração é uma ação do Sesc São Paulo, que acontece no Sesc Bertioga e atende pessoas com mais de 60 anos, buscando promover a ampliação e a troca de conhecimentos, com diálogos sobre o envelhecimento e longevidade, por meio de programações que valorizam atividades culturais, corporais, reflexivas e de lazer.

Muito conhecido entre as pessoas que frequentam o TSI nas unidades do Sesc pelo estado, seja por quem já foi e nunca mais esqueceu, ou ainda, por quem já ouviu falar e não vê a hora de ir pela primeira vez, o festival marca um dos momentos mais importantes do programa e da cultura de convivência, promovendo constantes intercâmbios entre indivíduos e grupos sociais distintos, celebrando a arte do encontro e o prazer da vida.

Devido a necessidade de distanciamento social em decorrência da pandemia de COVID-19, o Festival da Integração não acontece desde 2019, ou seja, faz 3 anos! E a saudade já está apertando.

Com a proposta de enaltecer o encontro, o envelhecer e o protagonismo, o festival é realizado para que o público com mais de 60 anos dê a sua voz e escreva sua história.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.