Em memória do ícone da arquitetura Paulo Mendes da Rocha

24/05/2021

Compartilhe:

No último domingo, dia 23 de maio, nos despedimos de Paulo Mendes da Rocha, um ícone da arquitetura brasileira e internacional. Junto com a MMBB Arquitetos, fez o projeto da reforma e reestruturação do antigo prédio da loja de departamentos Mesbla, hoje Sesc 24 de Maio, um espaço de aproximadamente 28 mil m², com uma ousada piscina no topo, destinado a práticas culturais e esportivas. 

Capixaba radicado na capital paulista, o arquiteto, urbanista e professor foi expoente da chamada “escola paulista”. Sua arquitetura se integrava ao entorno com formas cruas, sempre levando em conta o pertencimento a um bem público: a cidade. Entusiasta do usufruto da vida urbana, morava no centro de São Paulo e andava a pé até o escritório. 

Quando soube que crianças brincavam no espelho d’água do 11º andar do edifício do Sesc 24 de Maio, ficou feliz e disse que adultos também deveriam experimentar a alegria de brincar em uma fonte pública.  

No vídeo a seguir, relembramos os pensamentos revolucionários do arquiteto e urbanista e seu olhar sempre atento à sociedade e ao comportamento. 

Entre os trechos selecionados, alguns fazem parte da série Galáxias: Olhares sobre o Brasil, em que Paulo Mendes da Rocha participa, tratando de temas como Produção Estética, Educação, Política, Identidade Nacional e Movimentos Sociais, entre outros. Assista em sesctv.org.br/galaxias e também na plataforma Sesc Digital.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.