Após versão digital, a companhia Pé Do Ouvido estreia Os Filhos de Iauaretê, a Onça-rei, no palco do Sesc Ipiranga

05/04/2022

Compartilhe:

Baseado no livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, de Kaká Werá, a peça tem adaptação de Rita Carelli, direção de Thaís Medeiros e traz olhar indígena sobre a relação entre ser humano e natureza.

No dia 17 de abril, domingo, às 11 horas, estreia a peça Os Filhos de Iauaretê, a Onça-rei, no teatro do Sesc Ipiranga, dentro da programação do projeto “Abril Indígena”. A peça é uma adaptação do livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, do escritor indígena Kaká Werá e convida a refletir sobre a necessidade de encontrarmos outra maneira de nos relacionarmos com a Terra. 

O espetáculo conta a história de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da jovem indígena Kamakuã. Juruá é um excelente caçador que passa a destruir a mata para se sentir cada vez mais poderoso em relação aos outros. Enquanto isso, seu irmão, Iauaretê-Mirim, é um solitário canoeiro que vive buscando o sol e caçando as estrelas e, assim, segue rumo à jornada para se tornar um sábio restaurador, um curandeiro, um pajé. Na composição dessa relação entre os dois irmãos opostos, reflete-se sobre as relações sociais e ambientais a partir de uma narrativa genuinamente ameríndia. 

Ilustração: Rita Carelli

Sobre a Cia Pé do Ouvido 

Criada em 2013 pelas contadoras de história e atrizes Débora Sperl e Lilia Nemes, a Cia. Pé do Ouvido compartilha contos da tradição oral de diversos povos, estimulando sua recriação no imaginário de cada um. 

A peça é uma adaptação do livro As fabulosas fábulas de Iauaretê (Peirópolis, 1999), do escritor, ambientalista e terapeuta indígena Kaká Werá. O texto foi adaptado por Rita Carelli, artista que passou parte da infância vivendo em aldeias indígenas e têm diversos livros e filmes ligados ao tema. 

A montagem foi realizada com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio de prêmio do Programa de Ação Cultural (ProAC). Por conta da pandemia, o espetáculo foi registrado em vídeo e exibido, agora estreia no palco do Sesc Ipiranga. 
Bate papo com o autor Kaká Werá nas sessões dos dias 17 e 24 de abril e interpretação em libras.

Bate-papo

Integrando a programação do Abril Indígena, no dia 21/4, às 14h30, teremos o bate-papo “Ipiranga: Terra Indígena”, com Kaká Werá.

Kaká Werá – Foto: Divulgação

Kaká Werá é autor de livros que focam em ecologia, sabedorias ancestrais do Brasil, valores humanos e sustentabilidade. Professor, responsável pela cátedra indígena na Universidade Internacional Holística da Paz (Unipaz). Terapeuta, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas. Trabalha há mais de 30 anos com desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e espiritualidade a partir dos fundamentos da sabedoria ancestral dos povos indígenas. Através de vivências, palestras, meditações, literatura e narrativas de histórias.

Acompanhe a programação do Abril Indígena nas unidades do Sesc e na internet durante o mês!
Acesse www.sescsp.org.br/abrilindigena para saber mais.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.