
Entre os dias 16 e 27 de julho, os Centros de Educação Ambiental (CEA) do Sesc em Bertioga, Guarulhos e Mogi das Cruzes recebem a edição 2025 do projeto “Pra lá do Meu Quintal”, que propõe às crianças e suas famílias um mergulho lúdico e sensível nas relações com a natureza. Com o tema “Que Clima é esse?”, a ação convida o público a se aproximar das questões socioambientais e climáticas por meio de vivências, oficinas, bate-papos e instalações interativas.
Inspirada na pesquisa “Escuta sobre a natureza e as mudanças climáticas”, realizada pelo Instituto Alana com os pesquisadores Ana Leite e Gandhi Piorski, a programação valoriza o olhar infantil sobre o meio ambiente e amplia o debate sobre as transformações do clima por meio de experiências sensoriais e expressivas. Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) do Sesc São Paulo, por sua vez, são espaços permanentes de educação não formal que promovem o contato com a biodiversidade local e incentivam o engajamento socioambiental.
O projeto convida o público a reconhecer os quintais — reais ou imaginários — como espaços de conexão com a natureza, valorização dos saberes locais e estímulo à curiosidade. A proposta é ampliar o repertório sobre biodiversidade e fortalecer vínculos com o meio ambiente, por meio de experiências práticas, lúdicas e acessíveis. As ações ocorrem nos Centros de Educação Ambiental das Unidades e contam com vivências, oficinas, mediações, instalações e apresentações.
Em Guarulhos, uma redoma climática construída em bambu convida à imersão em uma minifloresta, enquanto a vivência Que clima é esse? propõe observar insetos e aves para entender as transformações ambientais.

Com atividades pensadas para públicos diversos, Pra Lá do Meu Quintal reafirma o compromisso do Sesc com a educação socioambiental e a formação de uma cultura de cuidado com a vida em todas as suas formas. Todas as atividades são gratuitas.
Consulte abaixo as atividades do projeto que acontecerão aqui no Sesc Guarulhos:
Redoma climática
16 a 25/7, terça a sexta, das 9h às 21h.
19 a 27/7, sábados e domingos, das 9h às 17h30.
Florestar em nós
Com Florar Educação para Sustentabilidade
19 a 27/7, sábados e domingos, das 13h às 16h.
Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Que clima é esse? O que os insetos e as aves podem nos contar
Com Agentes de Educação Ambiental
16 a 24/7, quartas e quintas, das 15h às 16h.
Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Como escutar o que as crianças sentem sobre a natureza e a emergência climática?
Com Ana Leite e Gandhy Piorsky
19/7, sábado, das 14h às 16h.
Escuta de crianças sobre natureza e a emergência climática
Com Ana Leite e Gandhy Piorsky
20/7, domingo, das 14h às 17h.
Meio ambiente e jogos de tabuleiro
Com Agentes de Educação Ambiental
26 e 27/7, sábado e domingo, das 14h às 17h.
A programação completa está disponível no portal sescsp.org.br/praladomeuquintal.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.