
Os traçados das cidades coloniais e as estruturas eclesiásticas com suas obras e ornamentos foram reunidas num livro que documenta três séculos de urbanismo, arquitetura e arte sacra
Fruto da extensa pesquisa e das viagens de Percival Tirapeli pelos antigos territórios das Américas espanhola e portuguesa, o livro Patrimônio colonial latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra abrange mais de três séculos de cultura e estética criadas na América Latina durante o período colonial.
Percival Tirapeli é professor titular de história da arte brasileira na Universidade Estadual Paulista. Mestre e doutor em artes visuais pela ECA-USP, realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1980 visita e pesquisa arte e arquitetura em todos os países da América Latina, bem como em Portugal e Espanha.
Fartamente ilustrada por fotografias feitas pelo próprio autor, sua mais recente obra está divida em três partes. Na primeira delas, “Urbanismo colonial”, Percival aborda as diferenças e aproximações entre os traçados das cidades hispano-americanas e as lusas. Analisa os diversos tipos de urbanismo planejado das cidades portuárias muradas e aqueles de urbanismo espontâneo das cidades de mineração. Relaciona ainda as cidades às suas aclamações como patrimônio da humanidade.
Já na segunda parte, “Arquitetura eclesiástica”, o autor apresenta um estudo sobre as estruturas de igrejas, mosteiros e conventos, além de investigar os locais escolhidos para essas construções. Tirapeli revela as ordens religiosas que iniciaram suas construções no início do século XVI nos estilos gótico tardio, renascentista e maneirista – com destaque para o México – e no estilo barroco abrangendo toda a América Latina. Também trata dos monastérios femininos, que contribuíram para a arte barroca e que tiveram seus referenciais nas obras de artistas europeus.
Na última parte de Patrimônio colonial latino-americano, “Arte sacra – mobiliário e ornamentação” complementa as análises das igrejas, tratando de suas fachadas-retábulos (decoração típica da arte sacra), do mobiliário dos altares e de seus complementos ornamentais, como esculturas e pinturas.
Veja também:
:: trecho do livro
—
Produtos relacionados
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.