A presença de Carlito Carvalhosa

14/05/2021

Compartilhe:

“Já estava assim quando cheguei” (2019), no Sesc Guarulhos | Foto: Everton Ballardin

Falecido nesta última quinta-feira, dia 13 de maio, o artista deixa uma vasta e instigante produção. Entre suas obras, a escultura icônica na área de convivência do Sesc Guarulhos 

No dia 11 de maio de 2019, o Sesc Guarulhos abriu as portas ao público pela primeira vez. Ao primeiro passo na praça de convivência da unidade, esta escultura suspensa, chamada “Já estava assim quando cheguei”, atraía olhares. Tudo era novo, mas aquele bloco imenso de gesso que parecia flutuar era também enigmático e definitivamente uma presença incontornável. Desde então, tornou-se uma marca da jovem unidade. E seu diálogo com o público nunca cessou: “mas o que é aquilo?”, seguem se perguntando. 

“Já estava assim quando cheguei” é fruto da mente criativa e genial de Carlito Carvalhosa. O artista plástico de 59 anos, nascido em São Paulo e residente no Rio de Janeiro, nos deixou ontem, legando uma produção singular de pinturas e esculturas, nas quais experimentou materiais diversos. Seu trabalho esteve presente em mostras e bienais dentro e fora do Brasil. 

Suas obras costumam mesmo provocar no público indagações sobre como ocupam aquele espaço, aquele tempo e de que são realmente constituídas. Consequentemente, fazem pensar, em profundidade, sobre essas dimensões em que se dá a experiência humana. Carlito segue dialogando conosco, nos provocando, nos fazendo pensar. Seu legado é transformador. Certamente, nem tudo estava assim quando ele chegou.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.