A tradição oral no meio digital

11/03/2022

Compartilhe:

Podcast “Histórias Para Ouvir” reverbera contações de histórias pelas ondas da internet.

A tradição de narrar histórias está presente na cultura dos mais diversos povos e constitui elemento essencial para propagar e perpetuar seus saberes, cativar diferentes gerações, estimular a criatividade e a formação do imaginário. 

Como forma de aproximar o público das contações que acontecem na biblioteca desde a inauguração da unidade e de continuar a espalhar essa arte mesmo durante o isolamento causado pela pandemia, o projeto “Histórias para Ouvir” nasceu em outubro de 2020, no formato digital. Adaptada para o podcast, a proposta se beneficiou das possibilidades do ambiente virtual como ferramenta de inclusão e conexão com a arte. 

Disponibilizado em temporadas no canal do YouTube do Sesc Jundiaí, o podcast “Histórias Para Ouvir” também busca manter viva a tradição da narrativa oral, ao convidar uma pessoa que é referência na arte da contação de histórias para apresentar outras de áreas afins, como as ligadas à literatura e às artes em Jundiaí.  

Na segunda temporada, por exemplo, o contador, escritor e roteirista de programas infantis Giba Pedroza teve a contribuição de mulheres contadoras de diversas idades na audição do podcast.  

Já na terceira leva de histórias, a contadora Kelly Orasi, com mais de duas décadas no ofício, adaptou contos e convidou para narrar em parceria com ela profissionais das artes cênicas, da arte-educação e, claro, contadoras de histórias.  

Todos os episódios do podcast possuem acessibilidade em legendas. 

Gostou da proposta? Então acesse a playlist e confira algumas das “Histórias Para Ouvir”:

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.