Acolhimento, pertencimento e reconstrução de trajetórias – CRAI-SP 

04/12/2025

Compartilhe:

Em 2025, o Sesc São Paulo completa 30 anos de trabalho social com pessoas refugiadas. Para celebrar e trazer diferentes pontos de vista sobre o tema, convidamos 13 pessoas impactadas por estas ações, além de 3 instituições parceiras, para relatar suas relações de cooperação e protagonismo no contexto do Sesc. Leia na sequência o texto da Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio

**

O CRAI-SP (Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante), como equipamento público voltado a promoção, orientação e garantia de direitos da população imigrante na cidade de São Paulo, reconhece a relevância estratégica do Sesc São Paulo como parceiro institucional e cultural no processo de integração social, cultural e cidadã de imigrantes e refugiados. 

A atuação do Sesc SP tem contribuído, de forma significativa, para a construção de uma cidade mais inclusiva, promovendo o acesso igualitário a direitos como a cultura, o lazer, a saúde, a educação não formais e a convivência comunitária. Em um contexto de alta vulnerabilidade, marcado por desafios como barreiras linguísticas, isolamento social e discriminação, as unidades do Sesc têm se constituído em espaços de acolhimento, pertencimento e reconstrução de trajetórias. 

A valorização da diversidade cultural é um dos pilares da atuação do Sesc, e isso se evidencia em práticas como oficinas gastronômicas multiculturais, festivais, exposições, formações e eventos que colocam em destaque as vozes, expressões e saberes das comunidades migrantes. Essa abordagem promove não apenas o fortalecimento das identidades culturais dos sujeitos em mobilidade, como também favorece o diálogo intercultural e o enfrentamento de estigmas. 

Além disso, destacamos a importância dos programas de formação e inserção profissional, que contribuem para o acesso a oportunidades dignas no mundo do trabalho. A inclusão de jovens migrantes em programas como Jovem Aprendiz, bem como a contratação de profissionais refugiados como artistas, esportistas, oficineiros e palestrantes, reforça o compromisso do Sesc com uma integração efetiva, sustentável e horizontal. 

O Sesc também tem sido parceiro fundamental em ações de sensibilização social, por meio de rodas de conversa, seminários e debates em parceria com o CRAI-SP, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e universidades. Tais iniciativas têm contribuído para qualificar o debate público sobre migração e fortalecer uma cultura de paz, solidariedade e equidade. 

Dessa forma, o CRAI-SP reconhece o Sesc SP como um aliado fundamental na consolidação de políticas públicas voltadas à população migrante, reafirmando o direito à cidade, à cultura e à dignidade para todas as pessoas, independentemente de sua origem. 

Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante – CRAI Oriana Jara

**

Saiba mais sobre os 30 anos de trabalho social com pessoas refugiadas e leia os outros relatos aqui

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.