Cinco curiosidades sobre a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade

06/12/2021

Compartilhe:

O Sesc Sorocaba recebe, entre os dias 12 e 15 de junho, um evento internacional que reunirá representantes de experiências e iniciativas socioambientais com especialistas e acadêmicos para refletir sobre Modos de Viver Sustentáveis.

Para que você fique por dentro de tudo que envolve a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade, listamos algumas informações interessantes. 

#1 O que é o BoBW

10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – BoBW (Best of Both Worlds) é um evento promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) e a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). A primeira edição foi realizada em 1998, na África do Sul, depois passou pela Malásia, EUA e Brasil. 

A Conferência é um espaço de diálogo entre o saber acadêmico e o saber popular, por isso mobiliza pessoas envolvidas com a sustentabilidade para discutir e compartilhar questões teóricas e práticas, partindo da premissa do “melhor de ambos os mundos”. Diversos palestrantes são nomes importantes profissionais da área de educação ambiental, sendo que alguns já passaram pela programação do Sesc Sorocaba. O evento busca ainda mostrar o país e o local onde ele é realizado, com vivências, passeios e atividades culturais etc.

#2 Por que o Sesc, por que o Brasil, por que Sorocaba?

Foto: Pedro Vanucchi 

O Sesc São Paulo tem uma cadeira no comitê internacional da Conferência e realiza a Conferência aqui no país pela segunda vez. A sexta edição da evento foi realizado em 2014, no Sesc Bertioga. É importante destacar que o evento, nesta edição, está inserido no contexto do projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, do Sesc São Paulo. Além disso, a escolha do Sesc Sorocaba se deu por ser a primeira unidade do Estado que tem a certificação LEED Gold. Foi considerado também o trabalho constante realizado em educação ambiental e sustentabilidade não só da unidade, mas da cidade de Sorocaba.

#3 Qual a programação?

Foto: Natalia Totta
Foto: Natalia Totta

Durante quatro dias serão debatidos três eixos temáticos: O Estado da Terra – entre a terra e o território; Como ser comunidade – práticas de intervenção socioambiental; e Futuro Fora do Tempo – ética e saberes como caminhos para o bem comum. As inscrições para acompanhar os debates já estão esgotadas, mas haverá rodas de conversa, vivências e apresentações culturais abertas ao público. Confira a programação aqui.

#4 Instalação audiovisual

Foto: Mirella Ghiraldi

Além da realização da Conferência, outra ação contemplada no “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é a realização de uma mostra temporária. Assim, você poderá visitar a instalação audiovisual “Corpos, Territórios e Saberes: Modos de Agir e Pensar nos Ambientes”, que é inspirada em cinco iniciativas socioambientais identificadas pelas Unidades do Sesc no Estado de São Paulo. A instalação retrata histórias, trajetórias, saberes e realizações dos idealizadores de algumas iniciativas e os ambientes nos quais vivem.

#5 O que fica de legado

Para o coordenador de programação do Sesc Sorocaba, Mario Barroso, o que o evento deixa de mais importante é a ratificação de um trabalho que está sendo realizado pelo Sesc em Sorocaba e na região. “É um reconhecimento deste território, que é expandido, tem quilombo, tem comunidades tradicionais, tem indígenas, tem vários profissionais que são referência na área, e o Sesc Sorocaba é apenas um dos atores que participam dessa cadeia agrícola produtiva no interior, de pensar modos viver sustentáveis. Não é ver o interior com um olhar de carência, mas de potência”, finaliza.

>> Confira todos os detalhes do BoBW aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.