Clube de Leitura do Sesc Osasco traz a distopia “O Presidente Pornô”, da escritora Bruna Kalil Othero

05/04/2024

Compartilhe:

O Clube de Leitura Futuros > Insólitos, do Sesc Osasco, realiza a sua segunda edição do ano com a leitura e discussão da obra distópica “O Presidente Pornô”, da escritora Bruna Kalil Othero. O bate-papo acontece no dia 30 de abril, terça-feira, às 19h, de forma online, e conta com a participação da autora, sob a mediação do curador do projeto, o escritor Luiz Bras.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio do aplicativo Credencial Sesc SP, disponível para Android e iOS, ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br. A participação é gratuita e as inscrições duram enquanto houver vagas.

Futuros > Insólitos foi o tema escolhido para a edição deste ano do nosso Clube de Leitura. O projeto vai trazer obras distópicas de autores brasileiros uma vez por mês, sempre com a presença de um autor ou autora. Na edição de março, a obra selecionada foi “Movimento 78” e teve a participação do autor Flávio Izhaki.

Qual a dinâmica do Clube de Leitura Futuros > Insólitos?

Cada encontro será dividido em duas partes. Na primeira, o mediador comentará a obra escolhida e conversará com os participantes sobre a experiência de leitura. Na segunda parte o mediador e o grupo conversarão com a autora sobre seu processo criativo e os meandros da criação da obra escolhida. 

“O Presidente Pornô”, de Bruna Kalil Othero

A escritora Bruna Kalil Othero | Foto

Numa pátria chamada Plazil, Bráulio Garrazazuis Bestianelli elegeu-se presidente. Neste misto de ficção histórica e pornochanchada política, acompanhamos desde a infância do protagonista até a instauração de uma ditadura autoproclamada, em episódios que certamente soarão familiar ao leitor. Isso porque, para construir Bráulio, Bruna Kalil Othero mergulhou em nossa história republicana e pinçou características de todos os homens que ocuparam o mais alto cargo de poder. Já o que acontece entre quatro paredes fica por conta da autora.

Com muito bom humor e inventividade, Bruna nos convida a olhar para nosso passado para ver o que constitui o Brasil, e nós mesmos. Repleto de referências que vão de Machado de Assis, Hilda Hilst e Nelson Rodrigues a memes da internet, “O presidente pornô” é o romance de estreia de uma das vozes mais instigantes da literatura contemporânea brasileira.

Bruna Kalil Othero é escritora, performer, tradutora, professora & pesquisadora. Atualmente vive nos Estados Unidos (IN) cursando
seu Ph.D. na Indiana University.

Curadoria

O curador Luiz Bras | Foto: Divulgação

Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, MS. É escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Já publicou diversos livros, entre eles “Distrito federal” (rapsódia), “Sozinho no deserto extremo” (romance), “Pequena coleção de grandes horrores” (contos), “Muitas peles” (artigos e ensaios) e “Babel Hotel” (romance juvenil). Em 2021 organizou a antologia “Mundo-vertigem: ficção fantástica brasileira”, lançada pela Alink Editora. Colaborou durante seis anos com o jornal Rascunho, com artigos mensais sobre literatura, cinema e afins. Atualmente coordena o ateliê Escrevendo o Futuro. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.