Com ou sem máscara? Reunimos dicas para te ajudar a decidir!

23/03/2022

Compartilhe:

Com a flexibilização do uso de máscaras pelo governo em diversas regiões, cabe a cada um a decisão de continuar ou não o uso da proteção. Vamos pensar juntos?

A máscara tem sido a principal barreira de proteção para evitar a contaminação por coronavírus.

Isso porque já sabemos que ele é transmitido pelo ar, em gotículas que são geradas quando uma pessoa tosse, espirra, fala ou respira.

  • Se você está contaminado, as máscaras são capazes de impedir a saída dessas gotículas.
  • Se não está, elas formam uma barreira que diminui muito a chance de inalar partículas contaminadas.

Para decidir sobre o uso da máscara, é importante considerar duas variáveis:

Em lugares abertos e bem ventilados, como praças, parques e praias, as gotículas são facilmente dispersadas. Nesse caso, o risco de contaminação é menor.

Em ambientes fechados, como supermercados, escritórios, teatros e cinemas, as gotículas contaminadas vão se acumulando no ar, o que torna maior o risco de contaminação. Por isso é mais seguro continuar usando máscaras nesses locais.

A máscara é importante porque:

  • minimiza o risco de contaminação e, consequentemente, de ter sequelas da infecção;
  • protege as pessoas mais vulneráveis (idosos, pessoas com comorbidades e crianças abaixo de 5 anos, ainda não vacinadas);
  • contribui para diminuir, cada vez mais, a circulação do vírus;
  • ajuda a evitar o aparecimento de novas variantes.

Lavar as mãos, manter o distanciamento, evitar grandes aglomerações e completar o esquema vacinal são outras formas de contribuir para o cuidado coletivo.

A combinação de várias formas de proteção é o modo mais seguro de retomar todas as atividades!

Mesmo não sendo mais obrigatório o o uso de máscaras, o Sesc SP recomenda sua utilização nos ambientes fechados – uma forma de manter o cuidado com você e com as outras pessoas. Nas clínicas odontológicas, ambulatórios e espaços de exame dermatológico das unidades, o uso permanece indispensável. Ressaltamos que o acesso às unidades do Sesc está sujeito a legislação municipal referente à COVID-19.


Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.