Em edição revista, ampliada e comentada, O olhar do turista 3.0 apresenta um vasto repertório no campo das humanidades em diálogo atento ao impacto das novas tecnologias sobre as viagens e viajantes
As noções de turismo, sobretudo para o público não especializado, podem deixar a impressão de que se trata apenas de um conjunto de atividades de lazer, em geral oferecidas em pacotes promocionais enlatados, que se resumem a passeios cronometrados, divertimentos passageiros e pouca ou nenhuma ação cultural com valor educativo. Os estudos nesse campo, entretanto, mostram que hoje o turismo dialoga com áreas como a história e a psicologia do consumo, vinculando-se, com profundidade, ao impacto das novas tecnologias sobre as viagens e os viajantes. Isso é o que revela a edição revista, ampliada e comentada de O olhar do turista 3.0, livro clássico de John Urry, desta vez com a participação de Jonas Larsen.
Lançado originalmente em inglês em 1990 e traduzido para o português em 1996, a obra tem ajudado gerações de estudantes e profissionais de turismo a refletir não somente sobre as formas de construção da percepção dos viajantes sobre os locais visitados, como também sobre aqueles que se pretende conhecer, incluindo discussões caras ao presente e ao futuro, sobretudo no tocante às mobilidades e sustentabilidade. A sociologia do lazer soma-se a essas discussões para estabelecer uma crítica aos estereótipos e às perspectivas que reduzem o turismo a um comportamento alienante do mundo do trabalho, à conquista de paraísos fictícios, distante de uma fruição orgânica dos destinos, como também da interação com as pessoas e culturas ali existentes.
Esta edição de O olhar do turista 3.0 reestrutura, reformula e amplia radicalmente as duas primeiras edições. Os capítulos originais foram completamente atualizados, dados e estudos ultrapassados foram excluídos, novos estudos e conceitos teóricos foram incorporados, incluindo novos capítulos que examinam o olhar do turista em relação à fotografia e digitalização e aos vários riscos para o setor, como o aquecimento global e o pico do petróleo. Jonas Larsen, como coautor, trouxe um novo olhar sobre a obra. Os textos de Thiago Allis e Bianca Freire-Medeiros, respectivamente, contextualizam a publicação e apresentam as relações do autor com o Brasil. Ao leitor interessado no campo das humanidades, este livro é um ponto de partida para uma reflexão erudita e sensível sobre a experiência da atividade turística.
:: Trecho do livro
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.