Conheça a história do Rio Pinheiros visitando a exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros 

06/04/2023

Compartilhe:

Você conhece a história do Rio Pinheiros? Você sabia por exemplo, que muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba?  

Essa e tantas outras histórias, informações e detalhes do passado deste que é um dos principais rios da cidade de São Paulo poderão ser conferidas na exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros em cartaz gratuitamente no Sesc Interlagos a partir do dia 15 de abril até 10 de dezembro de 2023, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30.  

A exposição discorre sobre o passado pré-colonial e a forma como os povos indígenas se relacionavam com o rio. Muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba, que significa “terra dos Jerivás” – o rio era, de fato, cercado por muitas palmeiras Jerivás. O atual nome foi dado pelos jesuítas que criaram um aldeamento indígena e o batizaram de Pinheiros – desta vez, por conta da grande quantidade de araucárias que havia na região. Foi a partir da presença dos colonizadores que o curso do rio sofreu alterações para favorecer os processos de urbanização. Os impactos que a mudança do rio gerou são, também, discutidos na exposição Rios DeCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros.  
 

“É um trabalho de resgate! Ao explorarmos a história do Rio Pinheiros nos deparamos com uma diversidade de identidades e culturas que atravessaram o rio ao longo do tempo. Primeiro foram os povos originários, depois os colonizadores, a mão de obra escrava africana, os imigrantes. Resgatar essa trajetória nos dá a dimensão da importância dessa história na formação de identidade do paulistano”.  

afirma Charlie de Oliveira, diretor e fundador do Estúdio Laborg responsável pelo projeto de sensibilização socioambiental Rios DesCobertos.


O QUE O PÚBLICO VAI ENCONTRAR NA EXPOSIÇÃO?  

Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros, Sesc Santo Amaro. Foto: Matheus Jose Maria 

Instalações, mapa, maquete, projeções, depoimentos e muita história! A mostra utiliza-se de recursos de acessibilidade com audiodescrição, libras, recursos táteis e tradução na língua tupi, instigando o público a percorrer por um vasto conteúdo distribuído por todo o espaço expositivo. As curiosidades, fatos e informações são apresentadas com possibilidade de construção de narrativas diversas pelo próprio visitante proporcionando experiência direta com os conteúdos. Uma maquete topográfica e interativa, marca registrada do projeto, é cuidadosamente iluminada por projeções, apresentando todo o curso do rio Pinheiros e de seus afluentes, desde as nascentes na Serra do Mar até sua foz no rio Tietê.  

É possível ver e interagir com a instalação Rio, que mostra as diferentes intervenções de engenharia na bacia hidrográfica do rio Pinheiros, em particular o “Projeto Serra” que alterou definitivamente a forma do rio e a ocupação de suas margens. Obras que foram decisivas para que a cidade chegasse à sua forma atual. 


POSSO AGENDAR VISITA EM GRUPO? 

O principal objetivo da exposição é promover a educação para sustentabilidade e interação com grupos organizados como escolas, instituições, entidades, associações entre outros que tenham interesse pelo tema. Para isso, contamos com uma equipe de educação multidisciplinar que conduzirá as visitas mediadas. Além disso, ao longo do ano serão desenvolvidas atividades programáticas complementares para tornar a experiência do visitante ainda mais completa.

A mostra, produzida em parceria com artistas, pesquisadores, professores e designers utiliza-se de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história do Rio Pinheiros. A proposta é provocar um olhar cuidadoso para a relação do processo de urbanização da cidade com o rio, a partir de uma abordagem territorial, desde suas nascentes até a sua foz, considerando os aspectos físicos, biológicos, geográficos e geomorfológicos, antropológicos e ambientais. Colaborando de forma direta e lúdica para ampliar o aprendizado de crianças jovens e adultos que a visitarem.

Para fazer o pré-agendamento de grupo, basta acessar e preencher o formulário de pré-inscrição e aguardar o contato da nossa equipe de agendamento.  
 

Um dos propósitos é reavivar a memória do que já foi o rio e sua importância para as comunidades ribeirinhas que dele se nutriam. E um dos eixos é a acessibilização dos conteúdos para que o povo Guarani visite a exposição se reconhecendo nessa narrativa.

Originalmente montada no Sesc Santo Amaro, entre agosto de 2022 e janeiro deste ano, a exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros chega ao Sesc Interlagos ampliando a reflexão sobre o território da represa, em um espaço que possibilita ver, compreender e discutir o processo de urbanização e de relacionamento da cidade com o rio. Trazer a mostra como parte da programação do Sesc Interlagos reforça o compromisso do Sesc São Paulo com a conservação e a recuperação ambiental, com a formação de valores e atitudes para a cidadania norteada pelas ações de educação para a sustentabilidade. Privilegiada pela diversidade ambiental, a unidade de Interlagos reúne remanescentes de Mata Atlântica, mata ciliar, lagos, área de várzea, nascentes, bosque de Araucária, várias outras espécies de árvores nativas, formando um rico abrigo de fauna e importante prestador de serviços ecossistêmicos.  

HISTÓRIAS ENTRE LAGOS 

Assim como a região onde está inserida, esta unidade do Sesc recebe o nome Interlagos em referência à sua localização: entre dois lagos artificiais, formados a partir das represas Guarapiranga, implantada em 1908, e Billings, implantada em 1927. Importantes mananciais responsáveis pelo abastecimento de água e de energia elétrica de parte da Região Metropolitana de São Paulo. Ao longo dos últimos anos, o Sesc Interlagos desenvolve a recomposição das suas áreas verdes e matas ciliares aliado a um programa de educação socioambiental. Como parte relevante dessa ação, o Viveiro de Plantas, formado por espaços verdes educadores, convida o visitante a interagir com a natureza, sensibilizando-o para a importância das áreas verdes urbanas e para seu papel como agente transformador da cidade. O que permite enriquecer ainda mais a temática da exposição que oportuniza uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios da capital paulista.  

Sob curadoria de Alexandre Goncalves e Charlie de Oliveira, Dos Jerivás aos Pinheiros é a oitava edição do projeto de sensibilização socioambiental Rios DesCobertos, proposto pelo Estúdio Laborg e realizado pelo Sesc São Paulo. A iniciativa, criada em 2016 e presente desde então em diversas unidades do Sesc, pesquisa e apresenta ao público a extensa bacia hidrográfica da cidade de São Paulo, em quase sua totalidade já escondida e coberta por ruas e avenidas.  


Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros
Quando: 15 de abril a 10 de dezembro 2023
Horario: quarta a domingo e feriados, 10h às 16h30.
Local: Hall de Exposições do Sesc Interlagos
Acessibilidade: Audiodescrição. Libras. Recursos táteis. 
Classificação: Livre 
Clique aqui para agendamento de grupos.
Clique aqui para conhecer a coleção sobre a exposição Rios DesCobertos no Sesc Digital.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.