Conheça as exposições no Sesc com recursos de acessibilidade

20/04/2022

Compartilhe:

A diversidade de públicos é uma realidade no Sesc São Paulo e cada vez mais atividades programáticas – presenciais e on-line – são criadas e oferecidas com meios como Libras, legendas, audiodescrição e recursos táteis.

As estruturas físicas das unidades buscam contemplar e constantemente ampliar a acessibilidade nos espaços. Os prédios já com recursos como rampas, elevadores, banheiros acessíveis e conteúdos em braile. Os cães-guia acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos em todas as unidades. E, não menos importante, a acessibilidade atitudinal soma-se a esse cenário, com equipes preparadas para acolher esses públicos tão diversos.

Dessa forma, queremos tornar possível que cada vez mais pessoas possam usufruir de seus direitos culturais, acessando experiências e serviços variados – sejam elas pessoas com deficiência, neuroatípicas, com diferentes letramentos, idades, vivências e marcadores de gênero, sociais ou territoriais.

Neste artigo, você encontra a lista permanentemente atualizada com as exposições em cartaz nas unidades do Sesc SP que contam com recursos para todos os públicos.

Aproveite! 


Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos
Sesc 24 de Maio

Sala na exposição apresenta em um telão em 360 graus o filme de que mostra o ritual kuarup realizado por povos indígenas do Xingu para Darcy Ribeiro. Há vultos de pessoas na sala e, no centro, um tronco de árvore em processo de elaboração, parcialmente pintado e esculpido. Foto: Edson Kumasaka

No centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, ocorrido em 26 de outubro de 1922, é proposta a realização de exposição que apresente a potência de seu pensamento original, heterodoxo e atual. Em relação não apenas com o centenário de 1922, mas sobretudo alinhavando esta efeméride com o bicentenário da Independência, 2022 se mostra como um momento oportuno para refletir criticamente sobre a invenção de um outro Brasil – razão de ser de toda a vida e obra de Darcy Ribeiro.
Curadoria de Isa Grinspum Ferraz.

Visitação: até 25 de junho de 2023 
Horários: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Local: Espaço Expositivo, no 5º andar
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre 
Agendamento de grupos: escreva um e-mail para agendamento.24demaio@sescsp.org.br
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Audioguia com audiodescrição 
  • Recursos táteis 
  • Videoguia em Libras 
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência 

alterações vividas absolutamente fantasiosas
Sesc Avenida Paulista

Trecho da obra Rickminiescences (2008), de avaf. A tela tem múltiplas cores vibrantes, como amarelo, pink, turquesa e laranja, em pinceladas rápidas que misturam as cores e dão a sensação de que são espessas e escorrem devagar.

O título desta exposição é, em si, uma experiência com a sigla avaf, assume vivid astro focus, coletivo de artistas que, desde 2001, atua com múltiplas linguagens e formações.
Alterações vividas absolutamente fantasiosas é uma instalação interativa e imersiva que apresenta uma retrospectiva dos últimos 20 anos de produção artística do coletivo, trazendo obras como murais, papéis de parede, neons e vídeos.

Visitação: até 30 de julho de 2023
Horários: terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 19h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30
Local: Arte I (5º andar)
Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP
Classificação indicativa: 14 anos
Agendamento de grupos: envie um e-mail para expo.avenidapaulista@sescsp.org.br
Grátis

Serviços de acessibilidade:

  • Acessibilidade física
  • Audioguia com audiodescrição
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência  
  • Maquete tátil do espaço expositivo
  • Recursos táteis
  • Videolibras

Darwin, o original
Sesc Campinas

Visitantes interagem com os recursos da exposição Darwin, o original. Em primeiro plano, uma visitante usando máscara e blusa verde manipula um painel. Foto: Renata Teixeira.

A exposição apresenta, por meio de peças audiovisuais, maquetes e obras interativas a vida, as teorias e o legado da revolucionária produção científica de Charles Darwin (1809-1882), famoso naturalista, biólogo e geólogo inglês, conhecido mundialmente por suas contribuições ao conhecimento da origem e evolução das espécies na Terra. A mostra marca um novo capítulo da parceria entre o Sesc São Paulo e a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou a exposição em seu formato original juntamente ao Museu de História Natural da França. 

Visitação: até 13 de agosto de 2023
Horários: terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Galpão Multiuso 
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos: acesse o link bit.ly/exposicaodarwin ou ligue para (19) 3737-1608
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Acessibilidade física
  • Audiodescrição
  • Audioguia
  • Braile
  • Legendas
  • Recursos táteis
  • Videolibras
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência

Rios DesCobertos – dos jerivás aos pinheiros
Sesc Interlagos

Imagem mostra montagem da exposição “Rios DesCobertos”. Ao fundo, do lado direito, paineis de conteúdo. Do lado esquerdo, um mapa luminoso dos muitos rios de São Paulo, além de mesas e cadeiras. No centro da foto, uma estrutura azul transparente cruza o espaço e cria uma sensação de estar debaixo d’água. Foto: Matheus José Maria

A exposição visa instigar o visitante: a explorar a bacia hidrográfica do rio Pinheiros, a conhecer a sua história, seus afluentes, sua importância no processo de urbanização de São Paulo e principalmente sua relevância na vida do paulistano. O percurso expositivo apresenta uma grande narrativa linear que, por meio de instalações audiovisuais, tem como propósito provocar reflexão sobre os aspectos socioambientais que envolvem este importante corpo d’água.

Visitação: até 10 de dezembro de 2023
Horários: quarta a domingo, das 10h às 16h30
Local: Hall de Exposições 
Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos: preencha o formulário de pré-agendamento disponível neste link
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Acessibilidade física
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência

Gilberto Mendes – 100
Sesc Santos

Trecho da obra “Desenho 293 Para o Bubu”, óleo sobre tela, de Eliane Mendes (1981). A imagem tem fundo verde, com algumas flores delixadas pintadas, e retrata Gilberto mendes, homem branco grisalho, com óculos e olhos verdes. Acervo Eliane Ghigonetto Mendes.

Em comemoração ao que seria o centenário do músico e compositor Gilberto Mendes, o Sesc Santos recebe a exposição Gilberto Mendes – 100, com curadoria de Lorenzo Mammi e consultoria de Lívio Tragtenberg. A mostra contempla a memória do compositor erudito brasileiro mais conhecido e influente da segunda metade do século XX, Gilberto Ambrosio Garcia Mendes (1922-2016).

Visitação: até 30 de abril de 2023
Horários: Terças a sextas, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Local: Convivência
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos – SP
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos: clique aqui
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Acessibilidade física
  • Mapa e piso táteis
  • Vídeos com audiodescrição e tradução em libras
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência

* Artigo atualizado em 19/04/2023.

Recomendamos o uso de máscara.
O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de atendimento odontológico, ambulatórios e locais de exames dermatológicos.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.