Conheça as exposições no Sesc com recursos de acessibilidade

20/04/2022

Compartilhe:

A diversidade de públicos é uma realidade no Sesc São Paulo e cada vez mais atividades programáticas – presenciais e on-line – são criadas e oferecidas com meios como Libras, legendas, audiodescrição e recursos táteis.

As estruturas físicas das unidades buscam contemplar e constantemente ampliar a acessibilidade nos espaços. Os prédios já com recursos como rampas, elevadores, banheiros acessíveis e conteúdos em braile. Os cães-guia acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos em todas as unidades. E, não menos importante, a acessibilidade atitudinal soma-se a esse cenário, com equipes preparadas para acolher esses públicos tão diversos.

Dessa forma, queremos tornar possível que cada vez mais pessoas possam usufruir de seus direitos culturais, acessando experiências e serviços variados – sejam elas pessoas com deficiência, neuroatípicas, com diferentes letramentos, idades, vivências e marcadores de gênero, sociais ou territoriais.

Neste artigo, você encontra a lista permanentemente atualizada com as exposições em cartaz nas unidades do Sesc SP que contam com recursos para todos os públicos.

Aproveite! 


Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos
Sesc 24 de Maio

Sala na exposição apresenta em um telão em 360 graus o filme de que mostra o ritual kuarup realizado por povos indígenas do Xingu para Darcy Ribeiro. Há vultos de pessoas na sala e, no centro, um tronco de árvore em processo de elaboração, parcialmente pintado e esculpido. Foto: Edson Kumasaka

No centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, ocorrido em 26 de outubro de 1922, é proposta a realização de exposição que apresente a potência de seu pensamento original, heterodoxo e atual. Em relação não apenas com o centenário de 1922, mas sobretudo alinhavando esta efeméride com o bicentenário da Independência, 2022 se mostra como um momento oportuno para refletir criticamente sobre a invenção de um outro Brasil – razão de ser de toda a vida e obra de Darcy Ribeiro.
Curadoria de Isa Grinspum Ferraz.

Visitação: até 25 de junho de 2023 
Horários: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Local: Espaço Expositivo, no 5º andar
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre 
Agendamento de grupos: escreva um e-mail para agendamento.24demaio@sescsp.org.br
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Audioguia com audiodescrição 
  • Recursos táteis 
  • Videoguia em Libras 
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência 

Qual é o seu Legado: 30 anos do Museu da Pessoa no Brasil
Sesc Bom Retiro

Fotografia mostra um grande grupo de pessoas na praça de convivência do Sesc Bom Retiro, ouvindo uma pessoa discursando em um palco, na abertura da exposição. Estendidas no vão, descendo do último andar, já grandes faixas trazem fotos de pessoas cujas histórias integram a mostra.

A exposição é composta por uma seleção de histórias de vida presentes no acervo do Museu da Pessoa, em suporte audiovisual, bem como uma cabine de autodepoimentos em que o público pode contar suas próprias histórias, a partir da frase: Qual é o seu legado?
Curadoria de Bel Santos Mayer, Cristino Wapichana e Diógenes Moura.

Visitação: até 21 de fevereiro de 2023 
Horários: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 10h às 20h; domingo e feriados, das 10h às 18h
Local: Espaço Expositivo
Endereço: Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre 
Agendamento de grupos: não é necessário
Grátis

Serviço de acessibilidade:  

  • Recursos táteis 

Margens de 22: Presenças Populares
Sesc Carmo

Espaço expositivo de “Margens de 22: Presenças Populares”, no Sesc Carmo, mostra diversas fotografias em preto e branco em um corredor. Ao fundo, uma peça de madeira como um grande pilão. Foto: Alexandre Nunis

A exposição contempla experiências de artistas e movimentos que ocorreram em paralelo à Semana de Arte Moderna, mas que não obtiveram a mesma visibilidade daqueles que estiveram no Theatro Municipal.  

Com curadoria de Joice Berth, Alexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula, a mostra analisa quais e quem foram os agitadores culturais de relevância para a composição da vida cultural da metrópole, apresentando artistas e coletivos que contribuíram para a construção da identidade paulistana. 

Visitação: até 24 de fevereiro de 2023 
Horários: segunda a sexta, das 10h às 19h, exceto feriados
Local: Espaço Múltiplo Uso, no 1º andar
Endereço: Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre 
Agendamento de grupos: escreva um e-mail para agendamento.carmo@sescsp.org.br
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Audioguia com audiodescrição 
  • Recursos táteis 
  • Videoguia em Libras 
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência 
  • É necessário trazer seu próprio fone de ouvido 

Darwin, o original
Sesc Interlagos

Visitantes interagem com os recursos da exposição Darwin, o original. Em primeiro plano, uma visitante usando máscara e blusa verde manipula um painel. Foto: Renata Teixeira.

A exposição apresenta, por meio de peças audiovisuais, maquetes e obras interativas a vida, as teorias e o legado da revolucionária produção científica de Charles Darwin (1809-1882), famoso naturalista, biólogo e geólogo inglês, conhecido mundialmente por suas contribuições ao conhecimento da origem e evolução das espécies na Terra. A mostra marca um novo capítulo da parceria entre o Sesc São Paulo e a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou a exposição em seu formato original juntamente ao Museu de História Natural da França. 

Visitação: até 26 de fevereiro de 2023
Horários: quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30
Local: Hall de Exposições 
Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos: escreva um e-mail para agendamento.interlagos@sescsp.org.br
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Acessibilidade física (serviço gratuito de van acessível da entrada da unidade até o prédio da Sede Social)
  • Audiodescrição
  • Audioguia
  • Braile
  • Legendas
  • Recursos táteis
  • Videolibras
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência

Outros Navios: fotografias de Eustáquio Neves
Sesc Ipiranga

Fotografia mostra pessoas visitando a exposição ‘Outros navios: fotografias de Eustáquio Neves’. Vemos três paredes de uma sala escura, em que há diversas fotografias em preto e branco do artista. Ao centro, uma mesa iluminada exibe outras imagens e materiais. Foto: Sesc Ipiranga

Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição propicia uma retrospectiva dos quase quarenta anos da trajetória artística do fotógrafo mineiro Eustáquio Neves.

Químico de formação, Eustáquio leva sua obra ao campo ampliado da fotografia expandida; dialoga com outros campos das artes visuais e do saber sob outras perspectivas de processos e procedimentos. A manipulação das imagens via processos químicos é uma das características pontuais no seu trabalho. As imagens criadas por Eustáquio vão além do instante fixado – condensam, atravessam e nos permitem embarcar num navio da história brasileira, marcada pela escravidão e pelo racismo estrutural, mas também pelos afetos e pelas resistências.
Saiba mais.

Visitação: até 26 de fevereiro de 2023
Horários: terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30 
Local: Diversos espaços da unidade 
Endereço: Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo – SP
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos: escreva um e-mail para agendamento.ipiranga@sescsp.org.br
Grátis

Serviços de acessibilidade: 

  • Aro magnético
  • Audiodescrição
  • Audioguia
  • Braile
  • Legendas
  • Recursos táteis
  • Videolibras
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência

Gilberto Mendes – 100
Sesc Santos

Trecho da obra “Desenho 293 Para o Bubu”, óleo sobre tela, de Eliane Mendes (1981). A imagem tem fundo verde, com algumas flores delixadas pintadas, e retrata Gilberto mendes, homem branco grisalho, com óculos e olhos verdes. Acervo Eliane Ghigonetto Mendes.

Em comemoração ao que seria o centenário do músico e compositor Gilberto Mendes, o Sesc Santos recebe a exposição Gilberto Mendes – 100, com curadoria de Lorenzo Mammi e consultoria de Lívio Tragtenberg. A mostra contempla a memória do compositor erudito brasileiro mais conhecido e influente da segunda metade do século XX, Gilberto Ambrosio Garcia Mendes (1922-2016).

Visitação: até 30 de abril de 2023
Horários: Terças a sextas, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Local: Convivência
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos – SP
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos: clique aqui
Grátis

Serviços de acessibilidade:  

  • Acessibilidade física
  • Mapa e piso táteis
  • Vídeos com audiodescrição e tradução em libras
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência

* Artigo atualizado em 07/02/2023.

Recomendamos o uso de máscara.
O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de atendimento odontológico, ambulatórios e locais de exames dermatológicos.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.