Cozinhar é preciso

14/09/2017

Compartilhe:

Essencial para a saúde e preservação das tradições alimentares, o ato de cozinhar é um dos sete eixos principais do Experimenta! – Comida, saúde e cultura, projeto que discute o universo da alimentação em todas as unidades do Sesc, durante o mês de outubro. Saiba mais sobre o tema:

Os incontáveis programas de culinária na TV e a abundância de fotos de comida nas redes sociais são indícios do crescente interesse pela alimentação. Há uma curiosidade genuína, misturada à admiração por quem sabe manejar facas e panelas, além da necessidade que todos temos de nos conectar com o alimento. Porém, cozinhar é uma atividade importante demais, parte indissociável da identidade humana, para que sejamos meros espectadores.

Basta lembrar que muito da nossa memória afetiva tem a ver com essa prática – lembra aquele prato reconfortante da avó, o cheiro de bolo assando na cozinha de casa? Cozinhar é uma forma de transmitir tradições, histórias e habilidades para futuras gerações: crianças aprendem quando observam e ajudam os adultos na cozinha.

É também um passo importante para conquistar autonomia e saúde. Afinal, quando cozinhamos, sabemos exatamente o que está no nosso prato e não dependemos da indústria ou do delivery. Para isso não é preciso nenhuma parafernália televisiva; com poucas habilidades e ingredientes simples e frescos, é possível preparar uma refeição saborosa e saudável.

Inês Rugani, professora do Instituto de Nutrição da UERJ, fala sobre cozinhar como um ato de cuidado, emancipatório e revolucionário, além de discutir a questão de gênero na cozinha. Assista!


Para aprofundar:
A série Cooked, disponível via streaming, adapta o livro Cozinhar, de Michael Pollan e fala da importância de restabelecer um contato mais próximo com os alimentos:

Você sabia?
Pesquisa global, de 2014, aponta horas semanais que as pessoas passam cozinhando:
1. Índia – 13h20
2. Ucrânia – 13h10
3. África do Sul – 9h50
4. Indonésia – 8h30
5. Itália – 7h10
20. Brasil – 5h20
Fonte: Statista

“Minha mãe não assistia reality de comida e cozinhava para oito filhos. Aprendeu com a mãe dela, que aprendeu com a mãe dela. Cozinhar é um exercício diário, muito diferente da gourmetização da TV” – Mara Salles, chef de cozinha do restaurante Tordesilhas

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.