Curso da Vida, novo podcast do Sesc SP, fala sobre a vida pela ótica do envelhecimento

29/09/2023

Compartilhe:

No dia 4 de outubro, chega às plataformas de streaming o primeiro episódio do podcast Curso da Vida, do Sesc São Paulo, a fim de debater questões da vida pela ótica do envelhecimento. Os programas são baseados em temas da Revista Mais 60 e terão a participação de acadêmicos, influenciadores digitais e convidados especialistas. Serão 10 episódios, cada um lançado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.

Intitulado “Com que roupa eu vou envelhecer?”, o episódio de estreia investiga as construções sociais que se encaixam em termos como a terceira idade, velhinho, melhor idade e idade de ouro. Os jornalistas Renan Sukevicius e Juliana Dantas recebem Beltrina Côrte, jornalista e CEO do Portal do Envelhecimento; Cris Paz (apresentada à época como Cris Guerra), publicitária, escritora e comunicadora de temas relacionados ao envelhecer; e Helena Wiechmann, Sonia Massara e Gilda Bandeira de Mello, as influencers conhecidas como as Avós da Razão (no Instagram, @avosdarazao).

Para a apresentadora Juliana Dantas, é preciso conscientizar a todos para que o processo de envelhecimento seja uma experiência positiva. “A gente acredita que é importante esse diálogo intergeracional e que pensar a velhice é uma tarefa de toda a sociedade. Por aqui no ‘Curso da Vida’ você encontra a velhice sem clichê e sem eufemismo”.

Um dos temas explorados ao longo dos episódios será a gerontecnologia, estudo que se dedica ao desenvolvimento e aplicação de tecnologia para atender às necessidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas. Mas afinal, como democratizar o acesso a ferramentas tecnológicas para todas as pessoas, incluindo as idosas? Outras áreas abordadas serão os cuidados multidisciplinares, envolvendo a sexualidade, a emoção e as discussões de gênero que existem na vida das pessoas com mais de 60 anos, bem como a ocorrência da doença de Alzheimer, que afeta muitos desta população.

É de suma importância falar sobre envelhecer, já que a população mundial está ficando cada vez mais velha, e o Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), será a sexta nação do mundo com o maior número de idosos até 2025. O país tem hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33 milhões de pessoas idosas e esse número deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060.

OUÇA O TEASER DE CURSO DA VIDA

Além do Spotify,o podcast também estará disponível na plataforma Sesc Digital, no YouTube e nos outros tocadores digitais.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.