Dezembro chegou!

01/12/2023

Compartilhe:

Confira os destaques da programação do Sesc 14 Bis neste mês

Em dezembro, o Sesc 14 Bis traz uma programação de diversas linguagens artísticas para todas as idades. São muitas atividades gratuitas! Tem shows, espetáculos, oficinas, encontros e atividades físico-esportivas. Confira, abaixo, as principais atividades do mês.

Destaques da programação em dezembro

A exposição Constelação Celestina, dedicada ao trabalho do fotógrafo-documentarista Wagner Celestino, segue em cartaz na área de Convivência da unidade, no piso térreo. A mostra reúne 147 imagens em preto e branco de grandes proporções que evidenciam com sensibilidade a cena cultural afro-brasileira no estado de São Paulo, com destaque para os retratos dos cortiços e da Velha Guarda do Samba paulistano. A exposição, que conta com a curadoria do professor e artista visual Claudinei Roberto da Silva, abrange mais de 40 anos de produção do artista. A entrada é gratuita. 

Para celebrar o Dia Nacional do Samba no dia 2/12, às 15h, integrantes da escola de samba Vai-Vai ocupam a rampa de entrada da unidade. O encontro Constelação do Samba Paulista: Samba e Prosa reúne compositores, intérpretes, percussionistas, ritmistas e passistas em torno de um repertório de sambas imortais da Saracura e canções presentes no imaginário nacional, sempre em diálogo com o universo do Bixiga. Junto ao bate-papo, em Divas do Samba, o escultor paulistano João Batista Goudinho apresenta esculturas inéditas que criou em homenagem a grandes mulheres do samba, como Clara Nunes, Elza Soares, Jovelina Perola Negra, Dona Ivone Lara e outras artistas de enorme contribuição para a música brasileira. 

Em dezembro, segue em cartaz no Teatro Raul Cortez o espetáculo musical Viva o Povo Brasileiro: De Naê à Dafé (foto). A peça elaborada a partir da obra de João Ubaldo Ribeiro –  vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura – e dirigida por André Paes Leme,  conta com músicas originais de Chico César e direção musical de João Milet Meirelles.  A história percorre um longo trajeto histórico (1647-1977) na Ilha de Itaparica, na Bahia, para produzir um panorama da construção da identidade brasileira. O espetáculo com duração de 3 horas, acontece de quinta a sábado, às 19h30 e domingos às 18h. Haverá uma pausa nas apresentações entre os dias 18/12 e 3/1. Os ingressos podem ser adquiridos nas unidades do Sesc São Paulo ou pelo aplicativo Credencial Plena. 

Para artistas da cena, educadores e interessados nos palcos, Salloma Salomão, historiador, músico e ator, conduz o Quilombo Artístico Pedagógico, onde investiga a estética e singularidades do teatro negro contemporâneo. O encontro com duração total de 8h, é dividido nos dias 5 e 6/12, terça e quarta-feira, das 10h30 às 14h30. Ainda na quarta 6/12, às 19h30, Salomão conversa com a atriz, pesquisadora, curadora e crítica teatral Soraya Martins, na Gira de conversa – imaginação e recepção

Quem visitar o Sesc 14 Bis nos sábados de 2 a 16/12, a partir das 17h, também pode se jogar em uma Aula Aberta de Samba Rock e mergulhar nesse estilo de dança presente nas periferias de São Paulo desde o início da década de 1950. 

A Cia. Amoras chega ao Espaço de Brincar com duas propostas diferentes para a criançada. De 1 a 29/12, às sextas e domingos em dois horários, às 10h30 e 14h, a Mediação brincante em Libras traz estímulos para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), explorando a comunicação visual e gestual, por meio de estímulos corporais, contação de histórias coletivas, brincadeiras de roda e cirandas. Já em Ancestralidade brincante, o resgate de referências do continente africano, é realizado através de jogos e narrativas de pertencimento que marcam a importância de ser e estar criança. A atividade acontece de terça a sábado, no período de 5 a 30/12 em dois horários, às 10h30 e 14h. 

Para quem gosta de boas histórias, nos dias 2, 9 e 16/12, às 11h, tem O menino que vendia palavras, atividade mediada pela atriz e educadora Renata Martelli. Na trama, ela explica o significado de diversas palavras por meio de muita diversão. Também aos sábados, a artista educadora Tamis Ferreira do projeto Xirê de Quintal, conduz o conjunto de atividades Axé pedagógico, em três apresentações com protagonistas pretas cujas narrativas celebram o povo negro: no dia 2/12, tem o conto Ayo e as Formiguinhas, às 13h, e Brincadeiras africanas, às 14h – este com repeteco no dia 9/12, às 13h, e no dia 16/12, haverá duas sessões da intervenção Confeccionar e brincar de Mancala Oware, às 13h e outra às 14h30. 

No dia 9/12, o espírito lúdico da manifestação popular do Cavalo Marinho, típica dos estados da Paraíba e de Pernambuco, toma conta do Espaço de Múltiplo Uso 3. Carregada de encenações com diversos personagens da nossa cultura, o Sambada de Cavalo Marinho começa às 16h. 

No dia 12/12, o Sesc 14 Bis recebe a atriz e cantora Marisa Orth e o músico Wandi Doratiotto para o lançamento do álbum Relicário: Adoniran Barbosa (Ao Vivo no Sesc 1980), lançado pelo Selo Sesc. O projeto, que busca reverberar o acervo audiovisual do Sesc São Paulo a partir do lançamento de shows históricos que aconteceram na instituição, homenageia o cantor e compositor Adoniran Barbosa nesta edição. Para celebrar a obra do autor das célebres “Saudosa Maloca” e “Trem das Onze”, Marisa e Wandi estarão acompanhados de outros cincos instrumentistas. A apresentação acontece às 20h, no Teatro Raul Cortez e a entrada é gratuita. A retirada de ingressos online pode ser feita a partir do dia 5/12, às 17h, no aplicativo Credencial Plena, e presencial na Bilheteria do Sesc 14 Bis, a partir das 17h do dia 6/12. 

Para as crianças, no dia 16/12, às 16h, o grupo Teatro de Caixeiros apresenta Feira Lambe Lambe, um espetáculo feito com caixas lambe-lambe composto por oito apresentações em miniaturas que acontecem simultaneamente. Entre as narrativas, têm a história de um foguete norte-americano que é enviado à lua, um encontro romântico numa sala de cinema e um espetáculo de circo. 

Aos domingos, dias 3, 10 e 17/12, o Sesc 14 Bis oferece oficinas de técnica de modelagem de cerâmica com artesãos da cidade de São Bernardo do Campo. Com o uso de plantas da Mata Atlântica para a decoração dos objetos, o público terá a oportunidade de experimentar e modelar tendo como suporte a argila. Realizada pela associação Cerâmicas Baluarte, a oficina Cerâmica da Mata Atlântica – Técnica de modelagem acontece às 13h. 

Também aos domingos, tem a oficina Cuidar do Brincar: Brinquedos da Natureza, que propõe a construção e confecção de brinquedos para compor o Espaço de Brincar da unidade. No dia 3/12, serão feitas Pipas cilíndricas em formato de carpas voadoras hasteadas em finas varas de bambu e ornamentadas com fitas coloridas, tradicionais na cultura nipo-brasileira.  No dia 10/12, serão elaborados Bonecos de cabaça e no dia 17/12, haverá a confecção de Móbile de beija-flores

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.