Oba! Férias! – Janeiro de 2024

01/12/2023

Compartilhe:

Foto: Matheus José Maria

Vem aí a 12ª edição do Oba! Férias!, projeto que faz parte do programa de Turismo Social do Sesc SP, com ações direcionadas ao público infantil e seus responsáveis acompanhantes, com o objetivo de promover e estimular a participação de crianças em atividades turísticas no período das férias escolares.

Estão previstas 30 atividades gratuitas e pagas, desenvolvidas por 22 unidades no estado de São Paulo, que estimulam a descoberta de novos lugares por meio circuitos a pé, bate-papos, oficinas e passeios com transporte, que buscam familiarizar as crianças com a sua própria cidade e região, além de proporcionar experiências sobre a cultura de viagem.

O folclore brasileiro está na programação com a oficina Folclore Ilustrado, que acontece no Sesc Avenida Paulista, e estimula as crianças a imaginarem contos lendários brasileiros a partir de desenhos, usando técnicas manuais de estamparia de carimbos. Não é necessária a retirada de ingressos.

Em São José dos Campos, na atividade “Colagem nas Férias!”, o público pode produzir uma arte coletiva com colagens sobre culturas variadas e viagens, compondo painéis que ficarão expostos. Já no Sesc Taubaté, as crianças farão uma viagem espacial ao entrar no Planetário Móvel, uma imersão no Universo. Para essas duas haverá distribuição de senhas no dia das atividades.

O Sesc Araraquara e o Ribeirão Preto promovem o passeio “Arte na Terra: Fazenda São Luiz”, em São Joaquim da Barra, onde os participantes poderão respirar ar puro, caminhar mata adentro, ouvir o correr das águas, além de aprender mais sobre educação ambiental.

Para quem quiser conhecer uma cultura de outro país sem sair do Brasil, é só participar da atividade “Rota Tirolesa: Cultura e Gastronomia”, em Piracicaba, com as unidades Campinas, Piracicaba e Sorocaba. No roteiro, o público conhecerá a história da colônia, além de ver as belezas naturais do local, seguido de um café repleto de cultura tirolesa e uma oficina gastronômica.

Os museus também não ficam de fora da programação do Oba!. No passeio “Saberes Indígenas“, o Sesc Santana levará as crianças e seus familiares ao Pateo do Collegio e ao Museu das Culturas Indígenas, com o acompanhamento de duas mulheres indígenas. Já no Cientistas no Museu, o Sesc Santos levará o público curioso ao instituto Planeta Inseto e ao Museu de Zoologia da USP, em São Paulo.

E tem as atividades ao ar livre, que sempre estão presentes na programação de férias, como a Caminhos do Mar: Aventura, História e Natureza, que o Sesc Santo André vai proporcionar a experiência dos participantes descerem de tirolesa pela Mata Atlântica. O Sesc Vila Mariana apresenta o Mundo das Crianças, em Jundiaí, um parque lúdico construído a partir de políticas públicas sob a ótica das próprias crianças. E o Sesc Bom Retiro, que faz com que os inscritos reparem nos detalhes e miudezas da natureza, num passeio pelo Parque Ecológico do Tietê, no roteiro Brincar é Natural: Um Encontro com a Natureza – Olhar para o Chão.

Há também uma programação para os adultos, o curso “Pequenos Viajantes: Pensar Roteiros Turísticos para e com Crianças”, que o Centro de Pesquisa e Formação traz, direcionado a guias de turismo, educadores e cuidadores, abordando os elementos essenciais para propor um passeio turístico direcionado a crianças, nos tocantes a atrativos, mediação, infraestrutura, acessibilidade e gestão de riscos.

O foco das atividades do Oba! Férias! são as crianças de até 12 anos, exceto o curso do CPF, mas elas devem sempre estar acompanhadas por familiares ou outros responsáveis. As incrições podem ser feitas no Portal do Sesc SP ou nas Centrais de Atendimento. As vagas para algumas atividades serão oferecidas por meio de sorteio, em função da alta demanda de interessados. 

Para os circuitos e passeios, crianças de até 6 anos têm gratuidade e as de 7 a 12 anos são beneficiadas com meia-entrada. As atividades de turismo que ocorrem dentro das Unidades, como oficinas e vivências, são gratuitas para todos.

O programa de Turismo Social do Sesc São Paulo há 70 anos enfatiza a democratização do acesso às práticas turísticas, a educação pelo e para o turismo, a ampliação da cultura de viagem e a valorização do protagonismo dos viajantes. Além disso, procura promover o desenvolvimento de processos voltados ao contato com o outro e ao respeito pela diversidade e territórios, colaborando para a consolidação de cadeias econômicas éticas e sustentáveis no setor.

De 6 a 28 de janeiro de 2024
Inscrições no portal do Sesc SP ou nas Centrais de Atendimento, a partir de 6/12/23, às 14h, e estão condicionadas à participação de pelo menos uma criança.
Classificação: Livre 
Programação completa em sescsp.org.br/obaferias

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.