Dicas de espaços públicos para praticar atividades físicas ao ar livre na capital paulista

28/11/2023

Compartilhe:

confira cinco parques e outros espaços públicos dA CIDADE DE SÃO PAULO que têm entrada gratuita e são ótimas opções para praticar esportes no verão

Por Luna D’Alama

Leia a edição de DEZEMBRO/23 da Revista E na íntegra

Férias escolares, recesso de fim de ano, início do verão. A equação perfeita para sair de casa à procura de lugares para a prática de atividades físicas a céu aberto. A seguir, listamos cinco espaços públicos da cidade de São Paulo onde é possível andar de patins, bicicleta e skate, jogar basquete, futebol e futsal, ou treinar parkour. Tudo de graça. Aproveite o verão para se exercitar e lembre-se de tomar bastante água, usar protetor solar e fugir dos horários de sol e calor extremos. E não se esqueça dos equipamentos de segurança, se a modalidade assim exigir. Bora mexer o corpo!

Parque Ibirapuera

Com mais de 1,5 milhão de metros quadrados em área verde, o Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, é um dos maiores parques urbanos da capital e o campeão em visitas, atraindo até 300 mil pessoas nos finais de semana. Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, o espaço – que completa 70 anos em 2024 – reúne diversas opções, como dez quadras poliesportivas (quatro delas de basquete), que funcionam diariamente, das 5h às 23h. Não é preciso fazer reserva, mas a demanda é alta – por isso, é bom chegar cedo. As outras quadras atendem praticantes de tênis, futebol society, vôlei, pickleball (mistura de tênis com pingue-pongue) e modalidades de areia. Há, ainda, ciclovia, pistas de corrida e de skate, e aparelhos de ginástica em vários pontos do parque. Aos sábados e domingos, das 10h às 17h, também são oferecidas aulas gratuitas de yoga, fitdance e alongamento, com vagas limitadas.

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (portões 1, 2, 3, 3A, 4, 9 e 10), Vila Mariana, São Paulo (SP). Entrada também pela Av. IV Centenário e pela Av. República do Líbano.

Foto: Anderson Rodrigues

Parque Linear Bruno Covas

Ciclistas amadores e profissionais encontram, nesse parque, uma ótima opção de pedalada a céu aberto, diariamente, das 5h30 às 22h. Instalada em 2022, na margem oeste do Rio Pinheiros, a via tem 8,2 quilômetros de extensão e vai da Ponte Cidade Jardim, na Zona Oeste, até a região de Santo Amaro, na Zona Sul. O espaço administrado pelo governo do Estado de São Paulo recebe mais de 150 mil pessoas por mês e oferece, ainda, pista de caminhada e corrida, quadras poliesportivas, estações de ginástica e área para andar de patins. Além disso, uma passarela flutuante liga o Parque Bruno Covas à Ciclovia Franco Montoro (foto de abertura desta reportagem), do outro lado da Marginal.

Três acessos disponíveis ao longo da Marginal Pinheiros: Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo – Cidade Jardim, Ponte Laguna e Ponte João Dias, São Paulo (SP).

Minhocão

Ao longo dos 3,4 quilômetros de extensão do Elevado João Goulart, que há 52 anos faz a ligação Leste-Oeste da capital paulista – entre a Praça Roosevelt, no Centro, e o bairro de Perdizes, na zona Oeste –, é possível praticar várias atividades físicas quando a via fecha para veículos e abre aos pedestres. Essa extensa área de lazer da região central, batizada de Parque Minhocão, funciona de segunda a sexta, das 20h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 22h. Por lá, é comum ver pessoas andando de patins e bicicleta. É importante levar, além dos rollers e afins, itens de segurança, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, para proteger o corpo durante as manobras radicais. O Minhocão também é bastante utilizado para as práticas de skate, yoga, caminhada e corrida.

Quatro acessos disponíveis: Rua Amaral Gurgel, s/nº, Vila Buarque (Praça Roosevelt); Rua Ana Cintra, s/nº, Santa Cecília (Largo de Santa Cecília); Av. São João, s/nº, Santa Cecília (Praça Marechal Deodoro); e Av. Francisco Matarazzo, s/nº, Barra Funda, São Paulo (SP).

Conectando o Centro à Zona Oeste da cidade, o Elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão, torna-se parque urbano e espaço para diversas atividades físicas nas noites de segunda a sexta e aos finais de semana e feriados. Foto: Adriana Vichi

Parque Ecológico do Tietê

Com projeto arquitetônico e paisagismo de Ruy Ohtake (1938-2021), esse parque inaugurado há 41 anos, na Zona Leste da capital, concentra mais de 14 milhões de metros quadrados de flora da várzea do Rio Tietê. Para os fãs de futebol e futsal, o local conta com cinco campos para uso livre durante a semana, e liberados, por sorteio, aos sábados e domingos, sempre das 6h às 17h. Quem quiser se exercitar de outra forma encontra, ainda, quadras poliesportivas, trilhas de até 9 km de extensão e aluguel de bicicletas ou triciclos. Os percursos feitos a pé ou sobre rodas dão aos visitantes a oportunidade de contemplar a vegetação da Mata Atlântica, além da fauna local.

Rodovia Parque, 8.055, Engenheiro Goulart, São Paulo (SP).

Centro de Esportes Radicais

Instalado próximo à Marginal Tietê, desde 2016, esse centro esportivo entre o Centro e a Zona Norte abrange 38.500 metros quadrados para a prática de diferentes tipos de atividades físicas, diariamente, das 8h às 22h. Nas pistas e rampas de skate e em um espaço exclusivo para o parkour, é possível fazer manobras radicais e superar obstáculos usando apenas os movimentos do corpo, por meio de técnicas de corrida, salto, escalada e equilíbrio. Durante a prática, é essencial se equipar com capacete e demais itens de proteção. O local possui, ainda, espaço para caminhada, ciclovia e um circuito de bicicleta chamado pump track, em que o praticante atravessa uma série de lombadas ao movimentar o corpo para cima e para baixo, em vez de pedalar. Além disso, o Centro de Esportes Radicais conta com uma academia ao ar livre para idosos, um ginásio de sumô e uma estação de alongamento.

Av. Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro, São Paulo (SP).

No bairro do Bom Retiro, o Centro de Esportes Radicais tem um espaço voltado ao parkour, no qual os praticantes fazem manobras radicais usando apenas o corpo para superação de obstáculos. Foto: SEME

Confira a programação completa de atividades físicas nos parques municipais de São Paulo.

A EDIÇÃO DE DEZEMBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de DEZEMBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.