
O Sesc 14 Bis convida o público a experimentar múltiplas formas de encontro com a arte, o território e o cuidado coletivo. Teremos circo, teatro, feiras agroecológicas, oficinas, shows e muito mais - e no fim do mês ainda tem estreia de peça! Confira:No centro das atenções está o Festival Internacional Sesc de Circo – CIRCOS 2025, que reúne artistas do Brasil e do mundo em espetáculos que unem poesia, humor e encantamento. Destaque para a artista Patty Pantaleão, que se apresenta com duas propostas voltadas ao universo infantil: Banho de Diversão, uma vivência lúdica que transforma o banho em um momento de afeto e fantasia, e Entre Bolhas e Borboletas, espetáculo sensorial com bolhas de sabão gigantes, música e poesia, ambos nos dias 9 e 10/8. No mesmo fim de semana, a artista Sandra Silva compartilha sua autobiografia circense em A Borboleta, performance poética sobre transformação e liberdade. Nos dias 21 e 22/8, o palco do Sesc recebe o espetáculo Maputo-Mozambique, resultado da parceria entre o diretor francês Thomas Guérrineau e artistas de Moçambique, Mali e Benim. A performance integra música, dança e malabarismo para celebrar os estados corporais como práticas rituais e artísticas africanas, numa experiência visual e sonora profunda.
Em paralelo, a programação de agosto se expande por diversos espaços e linguagens, com destaque para o circuito Pelos Caminhos de Exu, que propõe uma caminhada histórica pelo bairro do Bixiga nos dias 16 e 17/8. Conduzida por lideranças de religiões de matriz africana e pesquisadores, a atividade passa por marcos da presença negra no centro de São Paulo, como o Sítio Arqueológico Saracura/Vai-Vai e o Terreiro Ilê Asé Iyá Osun, e termina com cantigas e toques de atabaque para Exu, orixá das encruzilhadas.
A tradicional Feira Agroecológica do Sesc 14 Bis acontece todos os sábados e domingos do mês e reúne coletivos como a Ocupação 9 de Julho, a Horta Comunitária do Bixiga, povos indígenas, agricultores quilombolas e iniciativas urbanas de resistência alimentar. Aos domingos, a programação Na feira também tem! amplia a experiência com rodas de conversa sobre ocupação do solo (3/8) e as lutas por território (24/8) e soberania alimentar (31/8) e oficinas sobre bordado (10/8) e compostagem (17/8). O Sesc convida o público a participar não só como consumidor, mas como escuta ativa e multiplicadora de saberes que que propõem uma relação mais equilibrada e menos predatória entre as pessoas e a terra.
A infância ocupa lugar central na programação de agosto, com atividades que celebram o brincar como linguagem e forma de expressão. O Coletivo Regar realiza experiências sensoriais e criativas para bebês com as ações Brincar Quintaleiro (3 a 31/8) e Teias do Imaginar (2 a 30/8). Os espetáculos O Jardim da Minha Avó (2 e 30/8) e Árvoreteca (16 e 17/8), do grupo O Jardim, também propõem narrativas afetivas e poéticas voltadas à primeira infância, em que o jardim torna-se lugar de ancestralidade, natureza e descoberta.
O teatro recebe A Grande Magia, da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, que estreia no fim do mês, no dia 29/8, e segue em cartaz até setembro, 30/9. A peça mistura realismo fantástico e crítica social a partir de um truque de mágica que altera os rumos de um casamento. Na música, agosto traz nomes como Mahmundi, Iara Rennó e Letícia Fialho, que sobem ao palco nos dias 16 e 17/8 com o show inédito em homenagem aos 50 anos do álbum Gil e Jorge: Ogum, Xangô. A programação gratuita inclui ainda apresentações de Pé de Manacá (2/8), Trio Mana Flor (16/8), Bernadete França (30/8) e o grupo Nas Ondas do Som (24 e 31/8), com repertórios que passeiam por forró, samba, xote e outras brasilidades.
A literatura ocupa a biblioteca com o evento Bora Trocar Livros!, realizado em parceria com a livraria Gato Sem Rabo nos dias 30 e 31/8. Há ainda empréstimo e vivência com jogos modernos e encontros literários, como o clube do livro sobre o romance Morra, Amor (19/8), da argentina Ariana Harwicz, que promove debates sobre maternidade, saúde mental e a condição feminina.
Entre os cursos e oficinas, o público poderá participar de vivências em yoga restaurativa (3 a 31/8), pilates (2 a 30/8), danças brasileiras de salão (2 a 30/8) e cuidados com a pele para atletas (13/8). A recreação esportiva também convida crianças e famílias a experimentarem modalidades adaptadas no circuito Brincando de Mini Esportes (2 a 31/8). Para pessoas idosas, a programação contempla aulas de dança (13 a 27/8), rodas de conversa sobre envelhecimento e cidadania (5 a 19/8), e o curso Cultivo é Cuidado (7 a 28/8), que aborda o bem-estar e a saúde mental a partir da relação com o plantar.
Confira a programação completa em: sescsp.org.br/14bis.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.