Antropologia do espaço

24/03/2017

Compartilhe:

Ao definir temas como habitar, fundar, distribuir e transformar, livro mostra que é através do espaço territorial que os seres humanos expressam sua individualidade e reafirmam identidades


Partindo da premissa de que só é possível observar o espaço do outro a partir da origem de cada indivíduo, Marion Segaud busca analisar o espaço e suas relações com o ambiente construído no livro Antropologia do espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. Ao apresentar um pensamento complexo sobre a apropriação dos espaços, a obra contribui para o enfrentamento dos problemas decorrentes do crescimento vertiginoso das cidades e da necessidade de planejamento urbano adequado.

Marion Segaud é socióloga, professora emérita e pesquisadora da Université du Littoral-Côté d’Opale. Publicou e organizou, na França, diversos livros, dentre os quais Familles, mode de vie et habitat (1989), Le propre de la ville: pratiques et symboles (1993), Logement et habitat: bibliographie commentée (1998) e Dictionnaire de l’habitat et du logement (2003).

Para a autora, o espaço habitado é uma construção social e dentre os aspectos fundamentais à construção das sociedades encontram-se a linguagem e as relações firmadas com o tempo e o espaço. A autora questiona sobre como em um mundo marcado pela globalização é possível perceber a dimensão cultural dos territórios e a complexidade dos espaços, lembrando que cada sociedade inscreve suas marcas e valores também nos modos de habitar. Ao definir temas como habitar, fundar, distribuir e transformar, livro mostra que é através do espaço territorial que os seres humanos expressam sua individualidade e reafirmam identidades. A observação das particularidades de diferentes grupos sociais quanto às formas de ocupar o espaço constituem a importância deste livro.

Veja também:

:: O espaço onde vivemos | Desde a ocupação inicial do hábitat até as distintas formas de organização desse espaço, a relação do homem com o ambiente construído é revista em Antropologia do espaço, obra de Marion Segaud. Por José Geraldo Simões Junior 

Produtos relacionados

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.