Realizado pelo Sesc Carmo desde a década de 1990, o projeto Centro em Concerto proporciona uma série de apresentações e ações formativas a partir de diversas formas e estéticas que compõem a música de concerto.
A temporada 2024 do projeto realizou apresentações em igrejas centenárias e espaços icônicos do Centro de São Paulo, evidenciando o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. A programação musical foi complementada por visitas guiadas para que o público conhecesse a história e a arquitetura destes locais de grande representatividade.
Com curadoria do jornalista e pesquisador Felipe Brito, as formações jogaram luz às narrativas de memórias negras da cidade, por meio de síntese entre música de concerto e as tradições de negritude, transitando entre samba, terreiros, gospel e canto.
De acordo com o curador, a edição Centro em Concerto: Memórias Negras trata sobre vivências, possibilidades artísticas e trajetórias subalternas apagadas:
“Memória e ancestralidade são inseparáveis e similares nas suas nuances de subjetividades. Esta temporada, pretende resgatar biografias e legados apagados pelo racismo no Brasil, divulgando por meio da música o reconhecimento de ícones negros da nossa história.”
Felipe Brito, curador da temporada 2024 do Centro em Concerto
Para o concerto inaugural tivemos, no último dia 16 de julho, às 13h, na Igreja Nossa Senhora da Paz, o grupo Ubuntu Ensemble, coletivo de musicistas negras(os) do Brasil em um concerto memorável que apresentou as sonoridades das tradições de matrizes africanas em proposta camerística.
Composto por 12 musicistas no palco, o grupo teve a direção musical de Iberê Carvalho Gomes. Acompanhando-o estiveram Natalia Mioto Anastacio e Rebeca Gomes da Silva nos cellos; Wallace Emilia de Oliveira, Izandra Machado, Ruth Ellen Schneider de Oliveira, Cassia Keren Schneider de Oliveira, Raquel do Carmo Dias de Paula e Emilly Marques nos violinos; o próprio Iberê Carvalho Gomes, Jennifer Cardoso e Patrick Almeida Silva Martins nas violas e Victor Luiz Franzotti no Contrabaixo.
No segundo concerto da temporada, realizado no dia 20 de agosto de 2024, o Jardim do Pateo do Colégio recebeu os pianistas Isabela de Carvalho e Marcos Aragoni prestando uma emocionante homenagem ao maestro e pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo (1952-2017), um dos expoentes negros da música de concerto no cenário operístico nacional.
A homenagem contou ainda com participação especial do cantor lírico Sebastião Teixeira.
No repertório do concerto, composições de Bach, Debussy, Schumann, Zequinha de Abreu, Francisco Mignone, Carlos Gomes, entre outros.
O terceiro concerto da temporada, realizado em 17 de setembro de 2024, trouxe uma emocionante apresentação ao Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, homenageando o Maestro Roberto Casemiro.
No elenco: Felipe Brito na direção artística, a soprano Edna d’Oliveira, a mezzo soprano Juliana Taino, o tenor Josival Souza, o barítono David Marcondes, o baixo Anderson Barbosa, Marcos Aragoni ao piano, Pai Marcelinho de Ologunedé, Zuuh Bara, Victor Olubata e Elemoṣo Keke, na percussão. Contando ainda com a participação dos dançarinos Bruno Jordan (Ogun) e Maiwsi Ayana (Ọya).
No dia 15 de outubro o projeto Centro em Concerto aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a apresentação do Quarteto Muriti, que trouxe um repertório camerístico de compositores negros e negras: Chiquinha Gonzaga, Florence Price e George Walker.
O Quarteto Muriti é formado pelos artistas Jonathan Cardoso (violino), Marina Dias (violino), Heller Rodrigues (viola) e Nathalia Sudario (violoncelo). Direção artística de Felipe Brito.
No dia 22 de novembro, o projeto Centro em Concerto aconteceu no restaurante do Sesc Carmo, com a apresentação Àwon Ohùn Wa: Nossas Vozes, da Ocupação Cultural Jeholu. O concerto trouxe um repertório que une o canto lírico às tradições vocais afro-diaspóricas, com solistas, quarteto vocal, piano e percussão.
A Ocupação Cultural Jeholu é um movimento político e cultural fundado por Felipe Brito, que atua na valorização das culturas de matrizes africanas por meio de performances e formações artísticas. A presença da pesquisadora e soprano Inaicyra Falcão contribuiu para o encontro entre a tradição acadêmica e os saberes ancestrais.
No dia 3 de dezembro, o projeto Centro em Concerto aconteceu na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, com a Cantata para Geraldo Filme em quatro movimentos, em homenagem a um dos maiores nomes do samba paulista.
A apresentação reuniu músicos da OFAN – Orquestra de Formação Alberto Nepomuceno, as solistas Luana Bayô, Marly Montony e Ayo Tupinambá, além de coro e percussão, em quatro arranjos inéditos que uniram samba e música de concerto para celebrar a memória negra da cidade de São Paulo.
Com arranjos de Ísis Cunha, Raimundo Damasceno, Douglas Lima e Ivano Fonseca, o repertório foi construído a partir das obras Silêncio no Bexiga, Tradição (Vai no Bexiga pra Ver), A morte de Chico Preto e Batuque de Pirapora. A apresentação teve início no interior da igreja e se encerrou em cortejo até a Praça da Liberdade, diante da estátua de Madrinha Eunice, matriarca do samba paulista.
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