No livro Ligeiro deslocamento do real, Andrea Caruso Saturnino analisa as tendências do teatro contemporâneo e suas intersecções com os dilemas humanos atuais
Neste momento de incertezas e questionamento de valores, o teatro tem incorporado discussões e problematizações sobre questões atuais, ao mesmo tempo em que inova sua linguagem, propiciando diferentes formas de interação com o público. Diante disso, a pesquisadora, artista, curadora e produtora de teatro Andrea Caruso Saturnino propõe uma investigação sobre as novas formas de criação teatral e sua relação com os contextos social, político e cultural no livro Ligeiro deslocamento do real: experiência, dispositivo e utopia na cena contemporânea.
Para realizar sua pesquisa, Andrea recorreu a um cuidadoso recorte do espectro internacional das artes cênicas, escolhendo espetáculos de grupos da América Latina e da Europa que já se apresentaram Brasil, o que também lhe permitiu discorrer sobre a recepção destas produções e seus desdobramentos no debate a que se propõe.
A primeira parte da obra, intitulada “Utopia”, é baseada no entendimento da produção de conhecimento em artes como uma constante renovação de linguagem. Nela são analisados os espetáculos ¿Qué haré yo con esta espada?, da dramaturga espanhola Angélica Liddell, e Stifters Dinge, do diretor alemão Heiner Goebbels.
Stifters Dinge. Foto: Lígia Jardim
Na segunda parte, denominada “Compartilhamento de Experiência”, é analisada como a matéria do teatro e o contexto social dialogam no processo de criação cênica, além da forma como se dá o compartilhamento das experiências dos artistas com o público, a partir da peça colombiana Testigo de las ruinas, dos irmãos Rolf e Heidi Abderhalden.
Testigo de las ruinas. Foto: Rolando Vargas
A terceira e última parte, chamada “Dispositivo”, é marcada por obras que substituem a presença de atores pelo uso de dispositivos em cena, deslocando do eixo central dos espetáculos para o público. Nesta parte, são analisados Pendente de Voto, do catalão Roger Bernat, e Situations Rooms, do coletivo alemão Rimini Protokoll.
Pendente de voto. Foto: Blenda | Situation Rooms. Foto: Ruhrtriennale / Jörg Baumann
As complexas demandas contemporâneas encontram, na multiplicidade de propostas cênicas, um potencial transformador e impreciso, tal qual o momento em que vivemos. Em Ligeiro deslocamento do real, a partir da análise de algumas tendências da produção teatral contemporânea, ampliam-se as discussões e problematizações acerca desse universo. Desse modo, seu foco não são os textos dramatúrgicos, e sim as montagens teatrais que ganham os palcos com linguagens contemporâneas, pois para a autora “interessa pensar o teatro hoje em termos de sua constituição, na construção da cena a partir dos processos de tradução do mundo que adota”.
:: Trecho do livro
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