O neocolonialismo à espreita

09/02/2022

Compartilhe:

Livro do economista e professor Marcio Pochmann mostra como o abandono do projeto de industrialização nacional e a súbita transição para a modalidade de serviços ameaçam o futuro do Brasil

Por Emir Sader*

Marcio Pochmann é o responsável pelas melhores e mais pertinentes análises para a compreensão do Brasil contemporâneo.

Reunindo reflexões que desenvolveu ao longo dos últimos anos e sistematizando-as sob forma de interpretação dos fenômenos fundamentais que produzem o Brasil no século XXI, condicionados pelas grandes transformações no mundo nas últimas décadas, o resultado é um livro que se torna imediatamente uma leitura imprescindível para a compreensão da nossa realidade.

Pochmann articula, de forma teórica inovadora, a desindustrialização e a reprimarização da economia, a precarização das relações de trabalho e a financeirização, junto com os exorbitantes lucros especulativos. Ao final de uma longa análise de todas as dimensões do fenômeno que se propõe analisar, ele conclui: “A ascensão das forças do passado autoritário aponta para mais uma espécie de regressão neocolonial, que desconstrói as relações de trabalho assalariadas a protagonizar o avanço das desigualdades em plena transição antecipada para a sociedade de serviços”.

Este livro já se incorpora aos clássicos do pensamento social brasileiro, no sentido de que veio para ficar, para ser referência indispensável a todos que desejam pensar o Brasil na perspectiva da sua redemocratização, da diminuição de suas desigualdades e da construção de um país soberano.

Uma produção teórica tão pertinente é possível pelo tipo de inserção de Pochmann como intelectual comprometido com a prática transformadora dos grandes problemas, que combina, de forma inseparável, a elaboração teórica e a prática política. É desde esse lugar que ele pode se debruçar sobre enigmas tão complexos e decifrá-los.

Leiam, anotem, releiam. Vale muito a pena.

*Emir Sader é filósofo, professor de sociologia e cientista político. Este texto foi originalmente publicado na orelha do livro. 

:: Trecho do livro

Produtos relacionados

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.