O projeto convida livrarias do centro de São Paulo para curadoria especial
Por Caio Wallerstein
Os livros surgem das ideias de pessoas. São autores que pensam em enredos, coletivos que organizam suas pesquisas, biógrafos que estudam a vida de pessoas públicas e, a partir daí, escrevem parágrafos, capítulos e, enfim, livros inteiros. As editoras reúnem os textos, sugerem ajustes e preparam a publicação; os artistas visuais criam capas; os designers pensam em fontes para as letras. Quando, enfim, está tudo pronto para o lançamento, são tantas pessoas envolvidas que é de se pensar: de onde exatamente vieram esses livros?
Quando os livros saem para ganhar o mundo, as prateleiras que eles ocupam são as das livrarias. Em cada uma delas, é possível escolher o livro ideal para encontrar a sua casa.
Os livros também ocupam as prateleiras das bibliotecas e dos acervos. Escolhendo um exemplar por lá, você se torna o “dono” dele por alguns dias: o suficiente para entrar de cabeça nas páginas e absorver delas todo o encantamento que a leitura proporciona. Tanto na livraria quanto na biblioteca, a leitura é apenas um dos prazeres envolvidos: sentir o cheiro dos livros, tocá-los, perceber o relevo da capa e das páginas e conversar com as pessoas que fazem parte do espaço (atendentes, bibliotecários ou outros leitores) se tornam também maneiras de vivenciar o contato com o outro e, de maneira mais ampla, a própria cidade.
Com o intuito de promover o diálogo entre estes dois lugares tão importantes para a leitura (livraria e biblioteca), o Sesc Bom Retiro realiza o projeto “É Daqui Que Vêm os Livros”. São diversas livrarias do centro de São Paulo convidadas para curadorias que enriquecerão o acervo da biblioteca da unidade. Dessa maneira, as livrarias são fortalecidas, pois têm suas vocações estimuladas.
Títulos que têm autoras mulheres e pessoas queer e a temática do refúgio e da migração são alguns dos recortes curatoriais que, uma vez trazidos pelas livrarias, se tornam também parte componente da biblioteca do Sesc Bom Retiro. E o melhor: fica tudo aberto para o público conferir e se deliciar com as leituras. Afinal, é daqui que vêm os livros – entendeu?
Agora é só explorar as prateleiras e decidir em qual livro você quer mergulhar!
A Livraria AIGO é uma das livrarias que fazem parte do projeto de curadoria dos novos livros que compõem o acervo da Biblioteca do Sesc Bom Retiro. Saiba mais no vídeo:
O projeto “É Daqui Que Vêm os Livros” também recebe convidadas especiais para atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro. Participe!
Leões de Pedra
Com Beca Chang e Gabi Góes
Os leões de pedra, também conhecidos como “espíritos guardiões”, protegem as entradas dos templos e vilarejos na China. A editora Cai-Cai publicou em português o livro “Leão de Pedra”, com tradução direta do mandarim. A oficina apresenta um teatro de fantoche amador que tem como personagens totens do Canadá, Coreia, Brasil e o Grande Leão da China. Desta forma, os participantes terão repertório para criar suas próprias esculturas de massinha. A Atividade integra a curadoria da AIGO Livros.
17 e 31/5 | Sábado às 14h
O que já aconteceu
Duas Sessões de Leitura com as convidadas Johanna Stein (15/03) e Maria Carolina Casati (29/03) que leram trechos de livros do acervo da livraria Gato Sem Rabo para o público presente.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.