A partir de 7 de maio, o CineSesc declara, mais uma vez, seu amor à sétima arte ao apresentar a terceira edição da mostra AMOR AO CINEMA, uma realização do Sesc São Paulo, que acontece até 21 de maio com a exibição de filmes, em sessões presenciais e no Sesc Digital, cursos, debates e encontros que tornarão a experiência ainda mais interativa.
Na abertura, será apresentado VOLVERÉIS, de Jonás Trueba, inédito no circuito brasileiro, e vencedor do prêmio Label Europa Cinemas na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes. A sessão será gratuita na quarta-feira, dia 7 de maio, às 20h. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do cinema a partir das 19h. A classificação indicativa é 14 anos.
Volveréis, de Jonás Trueba (Foto: Divulgação)
O longa-metragem de Jonás Trueba traz a história de uma cineasta, Ale (Itsaso Arana), e seu namorado, o ator Alex (Vito Sanz), que decidem dar uma festa para comemorar o fim do relacionamento de 15 anos. A produção esteve presente na lista da prestigiada revista francesa Cahiers du Cinéma, que elegeu os dez melhores filmes do ano passado. A obra também foi eleita como uma das cinco melhores produções espanholas pelo Jornal El Mundo.
Com uma curadoria de filmes que abordam a arte cinematográfica e seus profissionais, a mostra exibirá 38 títulos na sala e disponibilizará outros 12 na plataforma digital, propondo uma reflexão sobre a produção e o papel do cinema no mundo contemporâneo. A pluralidade de temas segue sendo uma característica do evento desde sua primeira edição, permitindo que o público tenha acesso a uma larga variedade de produções que tratam da linguagem cinematográfica e as transformações que elas têm provocado nas narrativas e nos modos de se fazer cinema ao longo do século.
Longas clássicos como CLOSE-UP, de Abbas Kiarostami, que será exibido em cópia 35mm, FEDORA, de Billy Wilder, O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?, de Robert Aldrich, SPLENDOR, de Ettore Scola, e OS SONHADORES, de Bernardo Bertolucci, que será exibido na cópia remasterizada em 4K, apresentam diferentes visões sobre o cinema, das mais apaixonadas às mais sombrias.
Mambembe, de Fabio Meira (Foto: Divulgação)
A linguagem cinematográfica está sempre em movimento, os filmes deste segmento propõem experimentações, pesquisas sobre as transformações da maneira como o cinema é feito e assistido. Clássicos como JEANNE DIELMAN, de Chantal Akerman, e SHAFT, de Gordon Parks, em cópia restaurada em 4K, são apresentados lado a lado com filmes mais recentes, como TANGERINE, do cineasta oscarizado Sean Baker, e UM FILME PARA BEATRICE, da brasileira Helena Solberg. Em comemoração pelos 30 anos do Movimento Dogma 95 será exibido FESTA DE FAMÍLIA, de Thomas Vinterberg. Ao todo, são filmes que juntos permitem a observação de algumas transformações estéticas e na maneira de narrar no cinema.
O cinema brasileiro tem lugar de destaque, com diversas obras nacionais selecionadas para as várias seções da mostra. Os filmes inéditos no circuito MAMBEMBE, de Fabio Meira, e A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO, de Ariel Kuary Ortega e Ernesto Carvalho; ESTRANHO CAMINHO, de Guto Parente, ROCHA QUE VOA, de Eryk Rocha; e os curtas DOIS NILOS, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro, e QUEBRA PANELA, de Rafael Anaroli, propõem um olhar sobre a produção nacional e sua relação com a memória e com o presente.
Como forma de mergulhar no universo do fazer cinematográfico e da sua relação com seus realizadores, a mostra apresenta retratos documentais de figuras consagradas do cinema, como JEAN COCTEAU, de Lisa Immordino Vreeland, MICHEL GONDRY – FAÇA VOCÊ MESMO, de François Nemeta, MIYAZAKI, O ESPÍRITO DA NATUREZA, de Léo Favier, O QUE ELA DISSE: AS CRÍTICAS DE PAULINE KAEL, de Rob Garver, FELLINI, CONFIDÊNCIAS REVISITADAS, de Jean-Christophe Rosé, e PEDRO ALMODÓVAR – O REBELDE DE LA MANCHA, de Catherine Ulmer Lopez.
Pasolini, de Abel Ferrara (Foto: Divulgação)
Além dos longas clássicos e inéditos, a mostra AMOR AO CINEMA, também terá o CineClubinho, programação já consolidada aos domingos no CineSesc, que visa aproximar as crianças do cinema, e colaborar na formação desse público. Na mostra, serão apresentadas sessões de animações russas, em longa e curtas-metragens, com dublagem ao vivo. Antes das exibições acontece uma atividade interativa com as crianças no saguão do CineSesc de forma gratuita.
Longas brasileiros como JANELA DA ALMA, de João Jardim e Walter Carvalho, CARMEN MIRANDA: BANANAS IS MY BUSINESS, de Helena Solberg, CINEMA NOVO, de Eryk Rocha e OZUALDO CANDEIAS E O CINEMA, de Eugenio Puppo, poderão ser vistos ao lado de produções internacionais, como E A MULHER CRIOU HOLLYWOOD, de Julia e Clara Kuperberg, O ROTEIRO DA MINHA VIDA – FRANÇOIS TRUFFAUT, de David Teboul e Serge Toubiana, PASOLINI, de Abel Ferrara, e MY NAME IS ALFRED HITCHCOK, do premiado documentarista Mark Cousins, entre outros. Para assistir, acesse sesc.digital.
De 7 a 21 de maio
CineSesc | R$ 10 (preço único)
Sesc Digital | Grátis
sescsp.org.br/amoraocinema
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.