Em maio no Sesc Taubaté: shows, teatro, literatura, esporte e muito mais

27/04/2025

Compartilhe:



Programação inclui shows do Fundo de Quintal, Rashid e Fat Family; espetáculos de teatro com Zé Carlos Machado e Celso Frateschi, e Cacá Carvalho, em uma leitura dramática; e para as crianças, a apresentação “Azul” com a Artesanal Cia de Teatro. Das atividades de tecnologias e artes, destaque para a aula show EU VJ por um dia e a intervenção com vídeo mapping Ruas Digitais, ambas com o Coletivo Coletores, além de vivências e aulas abertas em diversas modalidades esportivas, oficinas de cidadania, meio ambiente e saúde.

Com a abertura do novo edifício do Sesc Taubaté no dia 26 de abril, a unidade passa a oferecer à população do Vale do Paraíba mais opções de programas e serviços do Sesc e amplia a sua capacidade de atendimento. E a programação a partir de 1º de maio é um convite para quem busca aprendizado, entretenimento e práticas de esporte, saúde e bem-estar em um ambiente que valoriza a sustentabilidade e promove a inclusão social. Tudo isso em espaços projetados para acolher todos os públicos.
No período de 1 a 31/05, são mais de 150 atividades entre shows, espetáculos de teatro e dança, exibição de filmes, instalações e vivências em tecnologias e artes, cursos, oficinas e bate-papos sobre alimentação, cidadania, meio ambiente e saúde bucal. Para as crianças, tem espetáculo, vivência e medição de leitura. Toda a programação do mês é gratuita. Em alguns casos é necessário retirar ingresso com antecedência.

Na área do esporte, o público conta com atividades para diferentes faixas etárias, que incluem aulas de triathlon lúdico, recreação orientada de tênis, vôlei misto e de práticas aquáticas, festival de tênis em duplas, vivência em escalada, práticas corporais, aula aberta de futebol society, entre outras opções. Para as atividades realizadas na piscina, é necessário ter o exame dermatológico e a Credencial válidos.

No dia 1º de maio, também abrem as inscrições para as vagas remanescentes do Programa de Ginástica Multifuncional, pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br. As atividades físico-esportivas são abertas para todos os públicos, respeitando a lotação dos espaços.

E vale lembrar: o público que visitar o Sesc Taubaté pode levar sua garrafinha de água e servir-se à vontade nos bebedouros e purificadores. As unidades do Sesc em todo o estado oferecem, gratuitamente, água de qualidade para o consumo. Confira abaixo as principais atividades do mês de maio.


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Música

No feriado de 1º de maio (quinta-feira), Dia do Trabalhador, o Sesc Taubaté estará aberto ao público e tem show do Fundo de Quintal, o grupo de samba brasileiro formado no Rio de Janeiro na década de 1970. Surgido a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, agremiação criada por Bira Presidente, Ubirany e Sereno em 1961, o Fundo de Quintal tornou-se ao longo dos anos uma das principais referências do gênero, em especial no pagode, vertente a qual o grupo se tornou o seu grande paradigma. A apresentação acontece à 17h, no palco externo.

No dia 17 de maio (sábado), tem show do cantor Rashid. Em seu quinto álbum de estúdio: “PORTAL”, Rashid se apossa do sentido literal e figurado da palavra para nomear o novo projeto do rapper, com os vários dos portais que o atravessaram ao longo dos últimos anos, seja com a paternidade ou pelos relacionamentos consigo mesmo ou com o outro. A apresentação acontece às 20h, no Palco Externo.

E para encerrar o mês, nos dias 30 e 31 de maio (sexta e sábado), o Fat Family faz show da turnê comemorativa de 25 anos de carreira. O grupo que fez o Brasil inteiro dançar com a música negra brasileira, agora está em nova fase e formação, com Suzete, Katia e Simone. Serão duas apresentações com toda a potência e versatilidade, às 20h, no Teatro do Sesc Taubaté, mediante a retirada antecipada de ingressos.

Teatro

No final de semana seguinte, nos dias 23 e 24 de maio (sexta e sábado), tem o espetáculo de teatro Dois Papas com os atores Zé Carlos Machado, Celso Frateschi, Eliana Guttman e Carol Godoy. O carismático cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria devido a divergências sobre a forma como o Papa Bento XVI tem conduzido a igreja. No entanto, é surpreendido por um convite que mudará seu destino: um encontro com o próprio Papa. 150 min. Com intervalo. Nos dois dias, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro, com retirada de ingressos limitada a dois por pessoa.

Crianças

Entre as atividades para criança, de 1 a 4 de maio (quinta a domingo) tem a vivência Oriri, Erê Brincadeiras ancestrais com a Cia. Amoras, que visa promover o conhecimento por meio de jogos e brincadeiras da diáspora africana, conectando as crianças às suas raízes culturais de forma lúdica e significativa. Cada brincadeira carrega uma história, um significado e uma conexão profunda com as tradições africanas e suas transformações. A atividade acontece às 10h, no Gramado do Espaço de Brincar.

No dia 4 (domingo), a Artesanal Cia de Teatro apresenta o espetáculo Azul. Violeta, uma menina de 4 anos, está ansiosa com a chegada de seu irmão Azul. No início, ela fica frustrada com o fato dele ser ainda um bebê que exige a atenção dos pais. O tempo passa e o menino demonstra ser diferente das outras crianças. Ela tenta, então, encontrar meios de interagir com o irmão e descobre que a música cria uma ponte de conexão entre eles. Serão duas sessões no Teatro: às 11h e 16h30, com retirada de até dois ingressos por pessoa.

Tecnologias e Artes

Das diversas atividades programadas para o Espaço de Tecnologias e Artes, destaque para a oficina Eu VJ por um dia, organizada pelo Coletivo Coletores. Será um atelier digital aberto de duas horas, onde o público poderá experimentar o papel de VJ (profissional que atua com vídeo mapping). Os participantes terão uma introdução sobre vídeo mapping e como controlar conteúdos visuais em uma projeção, por meio da produção autoral em animação 2D e do acervo do coletivo. A formação abordará os princípios da técnica da projeção mapeada e suas aplicações em intervenções urbanas, espetáculos e instalações artísticas. A oficina acontece no dia 1º de maio (quinta-feira), das 14h às 16h, com acesso livre.

No dia 2 (sexta-feira), o Coletivo Coletores retorna à unidade com a aula espetáculo Ruas Digitais. A intervenção artística com vídeo mapping parte da linguagem das intervenções urbanas e da memória da cidade de Taubaté, utilizando a arquitetura do teatro da unidade como suporte. Concebida pelo grupo Coletores, a obra terá um núcleo colaborativo que vai mesclar o acervo e a produção autoral do coletivo, com elementos da produção dos participantes do núcleo Juventudes. A aula acontece às 19h, no Gramado do Palco Externo.

Trabalho Social com Pessoas Idosas,

Pelo programa pioneiro do Sesc São Paulo criado em 1963 e voltado para pessoas com mais de 60 anos e pessoas interessadas pela temática do envelhecimento, o ator, diretor e dramaturgo Cacá Carvalho apresenta o espetáculo Leitura 70!. Em cena, um personagem reflete sobre o tempo vivido, as experiências da passagem do analógico para o digital e os desafios de adequação diante da velocidade do mundo atual. A apresentação, voltada ao público maior de 60 anos, acontece no dia 15 (quinta-feira), às 15h, no Teatro. É necessária a retirada de ingressos antecipada.

Esporte e Atividade Física

No dia 1º de maio (quinta-feira), tem Triathlon Lúdico com educadores do Sesc. Será um desafio nesta modalidade que integra corrida, ciclismo e natação, onde os participantes competirão em quartetos. Além das provas esportivas, terão que realizar atividades lúdicas e desafiadoras para completar as provas. A atividade voltada para o público 16 anos ou mais acontece às 8h, na Piscina. Para alunos inscritos nos programas físico-esportivos. Para os participantes da modalidade natação é necessário credencial plena e exame dermatológico válidos.

Outra opção para quem gosta de colocar o corpo em movimento é a aula aberta Momento Zen com educadores do Sesc. Uma vivência que propõe o equilíbrio entre corpo e mente, por meio de práticas corporais que proporcionam flexibilidade, força e resistência muscular aliados. A cada aula será abordada uma técnica diferente como Pilates, Yoga, liberação miofascial, alongamento, meditação, entre outras. A atividade ocorre durante todo o mês de maio, no feriado de 1º de maio (quinta-feira) e nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 (domingos), no Ginásio do Sesc Taubaté, das 10h30 às 11h30.

Ações para Cidadania

Entre as diversas atividades previstas para o mês, duas oficinas e uma inervenção chamam a atenção: já experimentou pintar utilizando o olfato ao invés da visão? Com óleos essenciais e essências alimentícias as possibilidades são infinitas. É a oficina Cheiros de Criar, Pintar e Desenhar com o arte-educador Leonardo Sassaki, marcada para ocorrer no dia 11 de maio (domingo), das 12h30 às 14h, no Viveiro do Sesc Taubaté. Para participar, é preciso se inscrever no local com 30 minutos de antecedência e as vagas são limitadas. Classificação: livre.

Do estado do Amazonas, o Grupo de Dança Cultural do Alto Rio Negro faz uma apresentação de Mawako, Cariçú, Kapiwaya e Ñahsã Bahsá, danças tradicionais de povos do noroeste amazônico, Terra Indígena Alto Rio Negro. A atividade pretende mostrar à sociedade não indígena a valorização da diversidade cultural, promovendo o respeito e a compreensão entre os diferentes grupos étnicos. A intervenção acontece nos dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo), às 15h, na Marquise.

E tem a oficina Pulseiras de miçanga com Valcir Mirim e Madalena Santos, da Aldeia Boa Vista. A Aldeia Boa Vista está localizada na Terra Indígena Sertão do Prumirim, pertencente ao povo Guarani Mbya, em área preservada de Mata Atlântica, onde praticam o turismo de base comunitária e preservam a cultura e os costumes de seu povo. Num diálogo entre o tradicional e o mundo contemporâneo, a comunidade cria uma rica variedade de objetos artesanais, entre eles os adornos corporais. A oficina acontece no dia 25 de maio (domingo), às 14h30, no Viveiro da unidade. Para participar, é preciso se inscrever no local com 30 minutos de antecedência.

Meio ambiente

Representantes da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba participam de bate-papo sobre como Plantar Florestas e Alimentos com vivência de manejo na Floresta Comestível do Sesc Taubaté. A Rede é formada por um grupo de pessoas interessadas em implantar, manejar e estudar os sistemas agroflorestais (SAF) com a participação popular para restaurar a paisagem com princípios na agroecologia. A atividade ocorre no dia 2 de maio (sexta-feira), às 14h30, no Espaço Viveiro. Para participar, é preciso se inscrever no local com 30 minutos de antecedência e as vagas são limitadas.

A programação completa está disponível em sescsp.org.br/taubate

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.