
Entre os dias 21 e 29 de outubro, o Sesc São Paulo recebe a Pré-Conferência Latino-americana de Serviço Social 2025 – “Encontro entre saberes: travessias rumo ao Quênia”, evento que propõe o diálogo entre diferentes perspectivas do campo do Serviço Social, com foco na construção coletiva de um futuro mais justo e sustentável.
Realizada em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP – Franca), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Baixada Santista), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-SP) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a programação acontece em três unidades: Sesc Avenida Paulista (21 e 22/10), Sesc Franca (24/10) e Sesc Santos (29/10).
A iniciativa destaca a importância do trabalho coletivo e colaborativo na busca por justiça social, promovendo o intercâmbio de saberes e experiências entre pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes de Serviço Social da América Latina. As reflexões compartilhadas durante o evento servirão de base para a participação brasileira na Conferência Mundial de Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social (SWSD 2026), que será realizada em Nairóbi, Quênia, sob o tema “Harambee – Assistentes Sociais Unidos por Futuros Compartilhados Sustentáveis”. O conceito suaíli Harambee, que significa “todos se unem”, simboliza o espírito de cooperação que orienta a proposta da pré-conferência.
A programação reúne mesas de debate, conferências e apresentações artísticas, abordando temas como relações étnico-raciais, justiça ambiental, emergências climáticas, fluxos migratórios, proteção social e lutas antirracistas. Entre os convidados estão pesquisadores e docentes de diversas instituições nacionais e internacionais, como Dulce Maria Pereira (UFOP), Amor António Monteiro (Universidade Católica de Angola), Ramiro Marcos Dulcich Piccolo (UFF), Raquel Raichelis (PUC-SP), Deivison Mendes Faustino (UNIFESP) e Gilza Kaingang (UEL), entre outros.
Momentos culturais também integram o evento, com apresentações dos artistas Nduduzo Siba, Langnifan, Pagode na Lata e Os Escolhidos, reforçando o diálogo entre arte, memória e identidade afro-diaspórica.
A abertura acontece no dia 21 de outubro, às 19h, no Sesc Avenida Paulista, com a mesa “Sankofa, a África em nós: início, meio e recomeço”, seguida da conferência “Serviço Social na América Latina: 100 anos de história”.
O encerramento será no dia 29 de outubro, no Sesc Santos, com a leitura da carta que reunirá as reflexões e contribuições das etapas anteriores, documento que será encaminhado à SWSD 2026, representando as vozes latino-americanas na construção de futuros sustentáveis e solidários.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal Sesc SP:
Inscrições Sesc Avenida Paulista
Inscrições Sesc Franca
Inscrições Sesc Santos
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.