Exposição PLAY – FITE | Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand

10/11/2025

Compartilhe:

A exposição PLAY, parte da FITE – Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand, tem como destino o Sesc Pinheiros, em São Paulo, com período de visitação de 24 de agosto de 2025 a 25 de janeiro de 2026. A mostra integra a programação da Temporada França-Brasil 2025, iniciativa voltada à promoção do intercâmbio cultural entre os dois países.

Com curadoria coletiva e obras de mais de 40 artistas brasileiros e estrangeiros, a exposição convida o público a explorar as fronteiras entre tramas, tecidos, brinquedos e vestíveis, propondo uma reflexão sobre as regras, os desejos e os limites que constituem a vida cotidiana.


Uma experiência lúdica e sensorial

Após estrear em 2024 no Musée Bargoin, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, sede da FITE, a mostra chega ao Brasil com uma proposta inovadora: dialogar entre as técnicas da produção têxtil e o universo lúdico dos jogos e brincadeiras.

A exposição convida a entrar no jogo, a explorar os interstícios entre a realidade e o virtual e a lançar um olhar lúdico sobre o mundo. Recusando a oposição tradicional entre jogo e seriedade, essa temática nos convida a mergulhar em uma experiência de leveza, humor, descoberta, desafio, mas também de trincheira, simulação e blefe!”, explica Charlotte Croissant, responsável pelo departamento têxtil do Musée Bargoin e correalizadora da exposição.

A estrutura da mostra se divide em três núcleos principais:
A influência das brincadeiras populares e do digital na relação com o real; O mercantilismo do jogo e sua apropriação para transformação de culturas tradicionais; Questões identitárias e corporais, abordando suas funções simbólicas e sociais.


Artistas e curadoria internacional

A exposição é fruto de uma curadoria coletiva internacional, formada por nomes como Christine AthenorSimon NjamiThomas LeveugleNolwenn PichodoChristine BouillocCharlotte Croissant, além das brasileiras Juliana Braga de MattosCarolina Barmell e Fabiana Delboni, do Sesc São Paulo.

Participam artistas de diversos países, como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Marrocos, Holanda e Uzbequistão, entre eles:
Awena Cozannet, Bas Kosters, Hannah Epstein, Mark Newport, Saïd Atabekov, Dilyara Kaipova e o coletivo Tjanpi, formado por Sheryth Bronson, Donna Ferguson e Beryl Bell.

A mostra também apresenta peças e objetos do acervo do Musée Bargoin, como quimonos e leques japoneses, móbiles beduínos, fantasias nigerianas e bolas de seda chinesas.

Seis artistas internacionais integram o programa de residência da mostra:
Arnaud Cohen, Delphine Ciavaldini, Nikita Kravstov, Roméo Mivekannin, Sabrina Calvo e Charlotte Croissant.

O Brasil está representado por nomes como:
Alexandre Heberte, Alex Flemming, Anna Mariah Comodos, Elen Braga, Felipe Barbosa, Gina Dinucci, Leda Catunda ,Mestre Nato, Tales Frey e Ivan Cardoso, com seu curta experimental HO (1979), sobre Hélio Oiticica

Parte dessas obras integra o Acervo Sesc de Arte e esteve presente na edição francesa da mostra, retornando agora ao Brasil.


Uma parceria cultural de longa data

Tendo como mote inspirador os jogos, que permitem tempos em suspensão para o exercício da imaginação e da brincadeira, as obras se apresentam como fios entrelaçados, delineando condições para o desenvolvimento da criatividade e de novas ideias no tecido social”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, Diretor do Sesc São Paulo.

Orientado por sua atuação socioeducativa, o Sesc celebra o fortalecimento das parcerias institucionais, e recebe a mostra em sua ludicidade, na expectativa de possibilitar momentos de descontração e também de reflexão”.

Desde a concepção da montagem na França, o Sesc São Paulo colaborou com a curadoria, selecionou artistas brasileiros, promoveu residências artísticas e viabilizou a circulação de obras para a FITE 2024.

A arte contemporânea deixou de ser restrita aos iniciados. O têxtil passou a se afirmar como um meio maior da arte contemporânea. Milenar em sua realização, ele revela sua continuidade criadora imutável, afirmando seu papel de apoio ao pensamento, à expansão de olhares, ao desenvolvimento de seu livre arbítrio”, declara Christine Athenor, diretora da HS_Projets e curadora geral da FITE.


Temporada França-Brasil 2025: cultura e cooperação

Com foco em juventude, direitos humanos e trocas profissionais, a programação abrange artes visuais, literatura, música, cinema, teatro, dança, ciências e economia criativa.

Iniciada na França em abril, com destaque à cultura brasileira, a temporada se estende no Brasil de agosto a dezembro de 2025, promovida em parceria com instituições culturais dos dois países. No estado de São Paulo, o Sesc é um dos principais parceiros locais da Embaixada da França, do Consulado-Geral da França em São Paulo e do Institut Français.


SERVIÇO
Exposição PLAY
Abertura: 24 de agosto de 2025, às 13h
Visitação até 25 de janeiro de 2026
Espaço Expositivo – 2o andar
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras, audiodescrição e objetos táteis
Terça a sábado, das 10h30 às 21h.
Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo.

Para agendamento de visitas mediadas: agendamento.pinheiros@sescsp.org.br

Informações para a imprensa:
Assessoria contratada: Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.