Jardim do MAM no Sesc: exposição inédita chega ao Sesc Vila Mariana

13/05/2025

Compartilhe:

Mostra traz 21 obras de 19 artistas e propõe uma reflexão sobre a relação entre arte, espaço urbano e público

Entre os dias 14 de maio e 31 de agosto de 2025, o Sesc Vila Mariana convida o público a um passeio ao ar livre pela arte brasileira com a exposição inédita Jardim do MAM no Sesc, em uma parceria entre o Sesc São Paulo e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

A mostra tem curadoria de Cauê Alves e Gabriela Gotoda e reencena, na entrada da unidade, elementos do Jardim de Esculturas do MAM, inspirada nas curvas sinuosas desenhadas pelo escritório de Burle Marx. Nela, o público poderá apreciar obras da coleção do museu, entre esculturas icônicas de Alfredo Ceschiatti, Amilcar de Castro e Emanoel Araújo, e trabalhos que exploram críticas sociais, como as obras de Regina Silveira, Luiz 83 e Marepe.

A cenografia do espaço foi pensada especialmente para reforçar a ideia de circulação, experimentação e descoberta. Assim como o jardim original do MAM, inaugurado em 1993 com a proposta de aproximar a arte das pessoas, a nova mostra transforma a praça do Sesc Vila Mariana em um território vivo, onde a presença do público é parte fundamental da experiência:

“Ao propor uma reencenação do Jardim do MAM no Sesc Vila Mariana, elaboramos a ideia de que esse também é um espaço de encontros urbanos”, afirma Cauê Alves. “As obras expostas tocam em temas fundamentais da vida contemporânea, refletindo sobre corpo, cidade e natureza com suas diferentes linguagens e materiais.”

Mário Agostinelli, Cavalo, 1971. Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foto: Romulo Fialdini

A curadora Gabriela Gotoda também destaca o aspecto transformador da proposta: “Se a arte moderna se aproxima da vida, é papel do museu encontrar formas de mantê-la conectada com o presente. Nesse sentido, o Sesc é um espaço ideal para experimentar novos formatos de fruição.”

Além das esculturas, a programação da mostra inclui atividades educativas gratuitas voltadas para públicos de todas as idades. Realizadas pelo MAM São Paulo, essas ações convidam os visitantes a interagir com o ambiente expositivo de maneiras sensoriais e criativas — uma extensão das experiências promovidas no Jardim de Esculturas do museu.

Rubens Mano, Sem título, 2000. Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foto: Edouard Fraipont

Artistas participantes

Alfredo Ceschiatti, Amílcar de Castro, Bruno Giorgi, Eliane Prolik, Emanoel Araujo, Felícia Leirner, Haroldo Barroso, Hisao Ohara, Ivens Machado, Luiz83, Marepe, Mari Yoshimoto, Márcia Pastore, Mário Agostinelli, Nicolas Vlavianos, Regina Silveira, Roberto Moriconi, Rubens Mano e Ottone Zorlino.

Serviço

Jardim do MAM no Sesc
📅 Abertura: 14 de maio | Visitação: de 15 de maio a 31 de agosto de 2025
🕒 Terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
📍 Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 101 – Vila Mariana – São Paulo – SP
🎟️ Entrada gratuita

Acompanhe a programação completa nas redes do Sesc Vila Mariana e do MAM.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.