Em julho, projeto Pra Lá do Meu Quintal, dos Centros de Educação Ambiental do Sesc São Paulo, convida as crianças e suas famílias a refletirem sobre o clima (foto: Pedro Abude)
Leia a edição de JULHO/25 da Revista E na íntegra
Nos Centros de Educação Ambiental (CEA) do Sesc São Paulo, as férias também são um tempo de aprender. Entre os dias 16 e 27 de julho, os CEA das unidades do Sesc Bertioga, Guarulhos e Mogi das Cruzes realizam o projeto Pra lá do meu quintal, programação que convida as crianças e suas famílias a pensarem sobre a natureza e a ciência. Neste ano, o tema norteador é Que clima é esse?.
As atividades ampliam a atuação dos CEA como espaços promotores da educação ambiental não formal, com ações lúdicas e que incentivam diálogos coletivos. “Nos Centros de Educação Ambiental, a programação de férias dialoga com as atividades promovidas pelo Sesc ao longo do ano. Em vivências, oficinas, visitas mediadas, bate-papos, entre outras ações, conhecimentos e experiências estimulam um olhar sensível sobre o planeta”, defende Tania Perfeito Jardim, que integra a equipe da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.
Neste ano, o Pra Lá do Meu Quintal se divide em três eixos. Em “Fenômenos da natureza”, as discussões estimulam a percepção sobre os ciclos naturais, a teia da vida e o equilíbrio ecossistêmico; em “Ciência e cidadania”, investiga-se o que acontece ao nosso redor e como nossas ações impactam o ambiente, promovendo o engajamento socioambiental; em “Educomunicação e manifestação das crianças”, parte-se da escuta para registrar as percepções das crianças sobre o tema. As ações são estruturadas a partir de orientações da pesquisa Escuta sobre a natureza e as mudanças climáticas (2023), realizada por Ana Cláudia de Arruda Leite e Gandhy Piorski, com o apoio do Instituto Alana e da Fundação Bernard Van Leer.
Entre alguns destaques, no Sesc Bertioga, a Expedição ao Universo das Abelhas (11, 18 e 25/7, sextas) apresenta o universo das abelhas nativas sem ferrão, e no Sesc Guarulhos, a vivência “Que clima é esse? O que os insetos e as aves podem nos contar” (16 e 17/7, 23 e 24/7, quartas e quintas) aborda a interconexão das interações da fauna com o meio ambiente; já no Sesc Mogi, a atividade “Quem quer ser arqueólogo?” (16 e 18/7, quarta e sexta), com Manacá e memória, as pessoas terão a oportunidade de conhecer pequenos sítios arqueológicos, construídos em caixas de areia. Confira a programação completa em sescsp.org.br.
A EDIÇÃO DE JULHO DE 2025 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de JULHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.