
Por Maria Ezou
RESUMO
O presente ensaio aborda a interseção entre o lugar, a arte e as infâncias,
com reflexões sobre as experiências vividas por meio da concepção e
da montagem da Exposição Cidadela e seus desdobramentos. É um texto
que destaca a importância de entender como as crianças se relacionam
com o espaço e como isso influencia suas experiências com as artes. O
ensaio discute o conceito de “não” lugar para as artes nas infâncias, refletindo
sobre as restrições e os estereótipos que cercam a experiência artística
das crianças. Argumenta que a arte para as infâncias vai além de
produzir obras para a fruição da criança; trata-se de criar um espaço relacional
no qual o adulto também é acolhido, construindo assim a noção de
“público-ponte”. Por fim, apresenta a ideia de que a arte para as infâncias
tem o potencial de transformar os espaços e as relações sociais, criando
ambientes de produção artística efervescente que promovem um diálogo
qualificado e constante entre crianças e adultos.
Palavras-chave: Território. Espaço. Lugar. Arte. Infâncias.
ABSTRACT
This essay addresses the intersection between place, art and childhood,
with reflections that stem from the lived experiences with the
assembly of Citadel Exhibition and its unfolding. It is a text that emphasizes
the importance of understanding how children relate to space and
how this influences their experience with the arts. It discusses the concept
of “no place“ for the arts in childhoods, reflecting on the restrictions
and stereotypes that surround the artistic experiences for children. This
text argues that art, for the childhoods, is more than producing works for children to enjoy them; it is creating a relational space where adults are also welcomed, thus building the notion of “public bridge”. Finally, this
essay presents the idea that art, for the childhoods, has the potential to
transform social spaces and social relationships, creating environments
of effervescent artistic production that promote a qualified and constant
dialogue between children and adults.
Keywords: Territory. Space. Place. Art. Childhoods.
Para ler o texto completo, é só baixar o artigo:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.