
Brasil, França e diferentes expressões de culturas de países africanos e diaspóricas se encontram em programações do Sesc São Paulo ao longo de todo o segundo semestre de 2025.
De agosto a dezembro, acontece a Temporada França-Brasil 2025, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. São mais de 300 eventos pelo Brasil, que seguem três eixos temáticos principais: “Democracia e globalização justa”, “Diversidade e diálogo com a África” e “Clima e transição ecológica”. O Sesc São Paulo integra a programação em diversas unidades na capital e interior paulista, promovendo encontros de culturas brasileiras, francesas e africanas. As atividades contam com música, exposições, residência artística, cinema, circo, teatro, dança, literatura, ações para sustentabilidade e direitos humanos.
Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura oficial da Temporada França-Brasil em São Paulo, ocupa o Sesc Pompeia, no dia 23 de agosto, com artes-visuais e música. A inauguração da exposição O Poder de Minhas Mãos e a apresentação do Concerto Brasil-França marcam o início de uma vasta programação, com a reunião de músicos e artistas visuais do Brasil, da França e de países africanos e diásporas.
A exposição conta com obras de 25 mulheres artistas organizada em colaboração com o Musée d’Art Moderne de Paris e Paris Musées. Enquanto o concerto tem a direção musical de Lucas Santtana, com um repertório musical de arranjos inéditos de clássicos da música brasileira e francesa, além de músicas autorais de artistas envolvidos.

Exposições
No dia 24 de agosto, acontece no Sesc Pinheiros, a abertura da exposição Play, edição de 2024 e 2025 da FITE – Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand. O Festival Internacional de Têxteis Extraordinários, deste ano, apresenta um instigante conjunto de obras que estabelece um diálogo entre as técnicas da produção têxtil e o universo lúdico dos jogos e brincadeiras.
Já no Sesc Campinas, a exposição O Mundo através da I.A apresenta obras que exploram como a percepção da realidade é mediada por novas lógicas e dispositivos. A atividade pode ser visitada a partir de novembro.

Espetáculos
Entre os diversos espetáculos da Temporada, destacam-se peças de teatro, shows e performances artísticas como a Trilogia Terrestre, com a Compagnie Zone Critique, que leva experimentos cênicos e filosóficos para o palco do Sesc Consolação.
Já os espetáculos A GENTE QUER e você está aqui, com a ktha cie, trazem para diferentes unidades da capital o senso de coletividade e a poesia do entrelaçamento da língua francesa e portuguesa. A companhia sediada em Paris, desenvolve obras teatrais nos mais diversos locais urbanos, com o trabalho baseado no texto.
A cantora e instrumentista Sélène Saint-Aimé e o compositor e ativista Baaba Maal realizam espetáculos que compõem a programação do Sesc Jazz.
Em Autofagias (Histórias de bananas, arroz, tomates, amendoins, e depois frutas, açúcar, chocolate), performance, culinária e rituais de memória criam um espetáculo multissensorial. As apresentações integram a programação da Bienal Sesc de Dança 2025 e acontecem no Sesc Campinas.
Enquanto o Les Voyages integra a programação do CIRCO – Festival Internacional Sesc de Circos 2025. O Coletivo francês XY faz experimentações acrobáticas, em espaços públicos e convida os espectadores a participar.

Sustentabilidade
Dentro do eixo temático “Clima e transição ecológica”, o festival Agir pour la Vivant (Agir pelo que vive) promove encontros que investigam novas formas de construir a sociedade em consonância com os seres vivos. O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e o Sesc 14 Bis reúnem pensadores, cientistas, artistas e lideranças em vivências para reflexões sobre sustentabilidade.
O evento acontece anualmente na cidade de Arles, na França e em outros países, nessa edição ele vem pela primeira vez ao Brasil.
Diretos humanos
Os Festivais Pop Rua (Brasil) e C’est Pas Du Luxe (França) realizam uma colaboração que une moda apropriação do espaço urbano e direitos humanos. O bloco do projeto Nós Somos realizará um desfile com e para a população de rua nos arredores do Museu da Língua Portuguesa, a partir de oficinas ministradas aos participantes da Unidade de Formação e Capacitação da População e em Situação de Rua, sob a orientação da artista francesa Marinette Dozeville e do artista brasileiro Morris, que atuam com as linguagens da dança e da música, respectivamente.
A Temporada conta com muitas outras atividades que podem ser conferidas, de forma completa, em sescsp.org.br/francabrasil2025
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.