EngrenAgem – Mapa Socioambiental e Cultural de Piracicaba

22/05/2022

Compartilhe:

1 . APRESENTAÇÃO

Ilustrar o território em um plano qualquer é uma prática antiga. Em pedaços de madeira, rochas ou superfícies de papel, a representação dos aspectos físicos e sociais dos espaços tem acompanhado a história das civilizações. Longe da representação absoluta do território, os processos de mapeamento carregam interesses, narrativas e relações de poder. Essas expressões visuais não são únicas e estáveis, pois se relacionam com um fluxo contínuo de informações espaciais, tão mutáveis quanto a própria vida.

Situado às margens do rio de mesmo nome, Piracicaba é um município do interior do Estado de São Paulo, fundado em 1767. Sua história conversa com os ciclos econômicos de um país escravocrata, com as correntes migratórias, o desenvolvimento agroindustrial e tecnológico e com as universidades. Também carrega forte relação com o rio que o batiza e com as culturas negra e caipira.

Com uma infinidade de informações socioambientais e culturais, quais histórias já foram contadas sobre esse território? Se há anos vivemos o efeito de uma lógica colonial e mercantilizadora, que aniquila culturas, fragmenta o ambiente, domina a natureza e desconecta pessoas – quais narrativas podemos resgatar ou construir?

De um lado, o paradigma da fragmentação nos distancia da coletividade, de outro, a existência de grupos mobilizados, movimentos sociais, projetos, iniciativas, coletivos e instituições voltados ao bem comum, aponta possibilidades de um mundo mais justo, diverso e plural, com respeito à convivência e à vida em todas as suas formas.

Daí nasce o EngrenAgem. Por meio de um processo de mapeamento de iniciativas que atuam sob o horizonte da cultura, da cidadania e da sustentabilidade, o projeto cria o Mapa Socioambiental e Cultural de Piracicaba, disponibilizado no ambiente virtual para acesso público. Além de ampliar a visibilidade destas iniciativas, o Mapa está acompanhado de um Banco de Dados de livre consulta, facilitando a busca de informações, a adesão de novos adeptos aos grupos já existentes e as conexões entre os próprios grupos.

O termo EngrenAgem traduz a ideia das partes que se complementam, de peças que se encaixam, se acionam mutuamente e impulsionam uma à outra, imprimindo potência nos movimentos de transformação. Olhar para o território sob essa perspectiva nos permite (re)conhecer iniciativas que resistem e persistem com suas pautas, bandeiras e frentes de ação e nos possibilita balançar paradigmas, fortalecendo narrativas democráticas e inclusivas que valorizam as especificidades das lutas e também suas interseccionalidades.

Todavia, manter um processo de mapeamento vivo está além do mapa em si: sozinho, ele não é suficiente. Fazer a engrenagem rodar demanda relacionamento com o território, mobilização social, participação e sentido de identidade e pertencimento. Concomitantemente ao processo de mapeamento, o Sesc Piracicaba busca desenvolver ações junto às comunidades, coletivos, movimentos, artistas e ativistas locais. Cabe citar o projeto Articulando Utopias, que visa refletir como os diversos movimentos que lutam por direitos podem atuar de forma mais integrada e sustentável, e o projeto Territórios do Comum, que trabalha questões relacionadas à geração de renda, acessibilidade e sustentabilidade.

Identificar os diferentes aspectos do território e entender suas complexidades, oportunidades e desafios é uma forma de criar pontes, canais dialógicos e vínculos de interdependência. O bem comum é a força motriz e as coletividades são peças fundamentais nessa EngrenAgem, que se move para uma cultura de conexão.

2 . CATEGORIZAÇÃO DAS INICIATIVAS

Na etapa piloto do projeto EngrenAgem, as iniciativas se cadastraram por meio de um formulário digital, sendo englobados projetos independentes; coletivos, movimentos ou redes; grupos de pesquisa ou de extensão universitária; associações, cooperativas, ONGs ou institutos; conselhos, comissões ou comitês com participação popular; e órgãos públicos ou iniciativas privadas com programas permanentes na área sociocultural/ambiental.

Diversos foram os temas apontados como área de atuação principal ou como temas transversais e de interesse. Dentre eles: desenvolvimento humano e educação não formal, comunidades vulneráveis, proteção, preservação e conservação da natureza, participação social e cidadania, gênero e sexualidade, questões raciais e combate ao racismo, ações artísticas e culturais, geração de renda e empreendedorismo, acessibilidade, alimentação, saúde e lazer.

Para melhor organização das informações no Mapa, as iniciativas foram categorizadas de acordo com seu principal objetivo. Vale destacar que para a grande maioria, o foco das ações é perpassado por temas transversais, cabendo uma leitura integral das informações para melhor compreensão das intenções do grupo.

Foram criadas oito categorias principais:

a. Acessibilidade e PcD (barreiras da acessibilidade, práticas inclusivas, recursos assistivos, inclusão, anticapacitismo).

b. Causas Identitárias e Direitos Humanos (raça, gênero, sexualidade, classe, refúgio, migração)  

c. Diversidade Artística e Cultural (produtores, artistas, manifestações artísticas, espaços culturais, cultura local, tradições).

d. Ensino, Comunicação e Difusão de Saberes (ensino-aprendizagem, pedagogia, técnicas e métodos, mídias, meio digital).  

e. Meio Ambiente e Sustentabilidade (conservação ambiental, arranjos produtivos, sociobiodiversidade, tecnologias sociais, territórios, agricultura, alimentação, bens comuns, resíduos sólidos, ecoturismo). 

f. Saúde e Esporte (práticas e cuidados em saúde, práticas integrativas e complementares, medicina tradicional, saúde mental, atividades físicas).    

g. Serviço e Valorização Social (inclusão social, desigualdade social, mobilização comunitária, assistência, injustiça, geração de renda).

h. Transparência, Democracia e Política (democracia participativa, conselhos, espaços de tomada de decisão, participação da sociedade civil, controle social). 

    3 . COMO UTILIZAR O MAPA E O BANCO DE DADOS DO ENGRENAGEM

    O mapa possui oito camadas equivalentes às categorias (Acessibilidade e PcD; Causas Identitárias e Direitos Humanos; Diversidade Artistica e Cultural; Ensino, Comunicação e Difusão de Saberes; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Esporte; Serviço e Valorização Social; e Transparência, Democracia e Políticas Públicas), duas camadas relacionadas aos biomas (Cerrado e Mata Atlântica) e uma camada referente ao limite municipal.

    Ao navegar pelo mapa, o usuário pode selecionar uma ou mais camadas de interesse, sendo possível visualizar todas as camadas ao mesmo tempo. Ao clicar nos marcadores do Mapa, as informações referentes à iniciativa aparecerão ao lado esquerdo. Neste local é possível visualizar: foto da iniciativa, nome da iniciativa, descrição, endereço, site, redes sociais e e-mail. Caso alguma dessas informações não conste na aba, significa que os dados não foram informados pelos responsáveis durante a coleta de dados do projeto piloto.

    Além do Mapa Virtual, os usuários podem consultar o Banco de Dados do Engrenagem, uma planilha que traz de forma mais detalhada algumas informações das iniciativas, permitindo filtrar e cruzar dados de interesse. O Banco de Dados facilita a obtenção de informações como: principal área de atuação; formato da organização; principais frentes de ação (oferece); faixa etária atendida; especificidade do público atendido; fontes de financiamento; principais demandas (busca); temas de interesse; e informações sobre sede/espaço físico. Cada iniciativa possui até três linhas com informações que podem sem filtradas. As células da planilha que possuem marcação vermelha no canto superior direito possuem um box de anotações, bastando passar o cursor sobre a célula para leitura do texto. As células que apresentam um X mostram que não houve opção de preenchimento de nova informação naquela célula.  

    Recomendamos que Mapa e Banco de Dados sejam consultados de forma complementar pelo público interessado.

    Em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados, cabe destacar que somente dados genéricos sobre as iniciativas estão sendo divulgados no Mapa e no Banco de Dados. Informações pessoais como telefones e e-mails de idealizadores e/ou representantes não são informados.

    4. PROCESSO DE CADASTRAMENTO DE NOVAS INICIATIVAS

    Novos cadastramentos de iniciativas socioambientais e culturais no Mapa e Banco de Dados serão feitos com intermédio dos técnicos da Programação do Sesc Piracicaba, através do preenchimento de formulário específico e relacionamento direto com a iniciativa. Durante o processo os técnicos irão verificar o potencial da iniciativa compor o projeto, avaliando seu alinhamento com a proposta do EngrenAgem.

    5 . INICIATIVAS CADASTRADAS E TAGS

    Adiante são listadas todas as iniciativas que compõem o Mapa e o Banco de Dados do EngrenAgem. A relação abaixo é apresentada por categorias, sendo informados o nome da iniciativa, sua breve descrição e tags.

    As tags são palavras-chave que traduzem alguns aspectos relevante da iniciativa e ajudam na busca de temas de interesse pelos usuários, que podem fazer uso da ferramenta “Pesquisar” em seu navegador (Ctrl + F).

    a. ACESSIBILIDADE E PcD (INCLUSÃO, RECURSOS ASSISTIVOS, ANTICAPACITISMO) 

    • Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar). 

    Desde 2005 desenvolve um trabalho em prol das pessoas com deficiência visual, constituindo-se como um local referência em habilitação e reabilitação. 

    Inclusão Social; Pessoa com Deficiência; Saúde 

    • Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (APASPI) 

    Promove a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos deficientes auditivos, na modalidade de habilitação e reabilitação no campo social, desde 1977. 

    Inclusão; Comunicação; Protagonismo 

    • Free Libras 

    Atua desde 2008, desenvolvendo projetos de tradução e interpretação em LIBRAS, com foco em educação, cultura e melhoria da qualidade de vida da comunidade surda. 

    Educação; Comunicação; Conhecimento; Inclusão 


    b. CAUSAS IDENTITÁRIAS E DIREITOS HUMANOS (RAÇA, GÊNERO, SEXUALIDADE, CLASSE) 

    • Coletivo Beleza Preta 

    Mulheres negras se juntam para discutir e realizar ações sobre temas como desigualdade racial, social e de gênero, relacionados à população negra do interior do Estado de São Paulo. 

    Autoestima, Empreendedorismo, Educação 

    • Integra 

    Organização estudantil de combate à LGBTfobia dentro da ESALQ e seu entorno. Atua de forma educativa, e como ponto de apoio e acolhimento das vítimas de violência institucional ou pessoal. 

    Movimento Estudantil; Inclusão; LGBTQIA+ 

    • Vote Nelas 

    Coletivo suprapartidário fundado por mulheres e organizado de forma independente, voluntária e colaborativa, que trabalha por um mundo onde todas as mulheres se reconheçam como força política. 

    Democracia; Política; Mulheres; Feminismo 


    c. DIVERSIDADE ARTÍSTICA E CULTURAL (PRODUTORES, ARTISTAS, ESPAÇOS CULTURAIS) 

    • AfroEcologia e Bloco Afropira 

    Promove a cultura afro através da música, trazendo elementos da sustentabilidade e da conscientização ambiental, através da reutilização de sucatas na confecção de instrumentos musicais. 

    Música; Resíduos Sólidos; Sustentabilidade 

    • Afropira 

    Coletivo composto por artistas de diversas linguagens, busca fomentar a cultura Afro-Brasileira na cidade de Piracicaba, por meio de eventos artísticos, educativos e sociais. 

    Afroempreendedorismo, Direito, Tradição, Ancestralidade 

    • Associação Afro Cultural Desportiva Eres 

    Promovem o resgate da autoestima de crianças e adolescentes, através da educação, da arte e da cultura afro. 

    Educação; Cultura Popular; Infâncias 

    • Associação Cultural Arte Garapa 

    Fundada em 2002, é fruto de um longo amadurecimento e consolidação do trabalho de mais de 30 anos de atividades do Grupo de Teatro Andaime, responsável por gerir o Território Andaime, um espaço das artes, das trocas de saberes e de fazeres dos artistas piracicabanos. 

    Ponto de Cultura; Teatro; Educação 

    • Associação de Capoeira Quilombo do Corumbataí 

    Trabalho social de promoção da capoeira, voltado a crianças e pré-adolescentes. Visa despertar o interesse na prática e contribuir para a longevidade desse importante patrimônio da cultura negra. 

    Educação; Cultura Popular; Infâncias 

    • Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA) 

    Busca ampliar a atuação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizando exposições paralelas, concursos, registros históricos, documentários e publicações, como o Jornal do Riso, a Feira de Humor e Quadrinhos, o concurso de Salão de Humor e a Biblioteca Humor Gráfico. 

    Humor Gráfico; Desenho; Ilustração 

    • Associação Pró-Cultura de Piracicaba 

    Realização de projetos e eventos que promovem a valorização das culturas populares brasileiras tradicionais e contemporâneas, dentre eles o Festival Curau. Atua com foco nas manifestações piracicabanas e nas culturas afro-caipiras do interior do Estado de São Paulo. 

    Arte; Cultura; Educação; Formação 

    • Baque Caipira 

    Difusão da cultura afro-ameríndia e caipira, tendo como referência o maracatu de baque virado. Promove a ocupação de espaços públicos, possibilitando a vivência com a arte e a sabedoria popular, fortalecendo laços comunitários, afetivos e identitários entre as pessoas. 

    Percussão; Dança; Maracatu 

    • Barranco Cultural 

    Leva cultura e informação para uma periferia carente de opções. Promove atividades artísticas como exibições de produções audiovisuais, bate-papos, contação de histórias e formação de agentes culturais independentes, reinventando a vida no bairro e na comunidade. 

    Inclusão; Educação; Cinema; Comunidade 

    • Casa de Batuqueiro 

    Trabalha a cultura afro-caipira a partir da tradição do batuque de umbigada ou caiumba. Surgiu em 2018 e desenvolve atividades como oficinas, palestras, contação de história e shows, divulgando as tradições de origem africana preservadas na região de Piracicaba, Tietê e Capivari. 

    África; Ancestralidade; Educação 

    • Casa do Hip Hop 

    Difusão dos elementos da Cultura Hip Hop, pautada na defesa de direitos e no desenvolvimento de capacidades do ser humano. Trabalha para a transformação social através da educação, do esporte e da política, visando o fortalecimento das relações familiares e comunitárias. 

    Cultura; Diversidade; Solidariedade; Educação 

    • Cia. Amálgama de Teatro 

    Nasceu em 2018 como continuação da Cia. CIRCE (Barcelona, 2007) e se consolida como um espaço de reflexão sobre a praxis dentro das artes cênicas. Entende que o artista cênico é o artesão do ato teatral e sua criação envolve o mundo interior, exterior e o entrelaçamento de ambos. 

    Pesquisa Cênica; Ensino; Teoria e Prática 

    • Colar de Lina 

    Plataforma transversal e colaborativa, comprometida com a criação, experimentação e disseminação da arte no interior. Desenvolve vivências artísticas interlinguagens, bem como a investigação do fio, do bordado contemporâneo, do sashiko e boro, e técnicas de tingimento natural. 

    Artes manuais, Vivências Artísticas; Troca de Saberes 

    • Coletivo Anônimos da Dança 

    Pesquisadores e artistas da dança discutem e propõem a construção de políticas públicas e programas de fomento para a dança em Piracicaba, tendo como prioridade a urgência do fortalecimento, da produção e da fruição da cultura da dança pela população. 

    Pesquisa; Fórum; Educação 

    • Coletivo Rec Audiovisual 

    Surge como uma alternativa para a criação e produção de conteúdo audiovisual, de forma documental e independente. Trabalha sob a perspectiva da gestão horizontal, sem a valorização de relações de poder, portanto, de forma mais participativa. 

    Educação; Documentário; Cultura 

    • Companhia Teatral Ronaumrose 

    Iniciação artística como ferramenta de transformação social, tendo como foco a inserção dos jovens no teatro. 

    Iniciação Teatral; Oportunidade; Transformação Sociocultural 

    • Comunidade Quilombola 

    Roda de samba que se ampara na exaltação do samba tradicional, por meio de encontros e projetos. Embora objetive fortalecer a cultura do samba no interior, não tem vínculo com territórios que historicamente foram resistência do povo negro em uma sociedade escravagista. 

    Música; Cultura Popular; Samba 

    • Ében – Espaço Cultural 

    Espaço vivencial que busca incentivar a experiência entre áreas como cultura, terapêutica, filosofia e sustentabilidade. Visa engrandecer o indivíduo, inspirando-o para o crescimento pessoal, por meio de aulas e oficinas de diversas linguagens artísticas. 

    Arte; Cultura; Desenvolvimento Humano 

    • Espaço Cultural Bloco da Ema 

    Espaço de movimento, pesquisa e fomento da cultura popular nordestina, que tem como proposta o intercâmbio cultural. Realiza exposições e atividades formativas de artes plásticas, percussão, música, canto e dança. É sede do bloco carnavalesco Bloco da Ema e do Porto Maracatu. 

    Cultura Popular; Arte; Valorização Artística 

    • Espaço Expositivo CLQ – Reserva Jequitibá 

    Espaço para exposição de obras de alunos e artistas da cidade, e fruição do público em geral, onde mensagens e ideias expressadas enriquecem o repertório cultural da comunidade. 

    Arte; Cultura; Fotografia 

    • Grupo Estilo Acrobático Capoeira (GEACAP) 

    Preservação, valorização e divulgação da cultura negra, através da capoeira e de danças afros, como Maculelê, Dança Guerreira e Puxada de Rede. 

    Afroempreendedorismo, Afro-brasileira, Tradição, Ancestralidade 

    • Grupo Samba de Lenço “Mestre Antônio Carlos Ferraz” 

    Fundado em 2007, objetiva resgatar, preservar, valorizar e divulgar a cultura negra através da manifestação cultural do universo afro-caipira, o Samba Lenço, tornando-o novamente acessível às pessoas da comunidade negra piracicabana e demais interessados. 

    Tradição; Cultura Popular; Resistência 

    • Movimento Pororoca 

    Nasce no contexto da pandemia da Covid-19, com o intuito de unir forças entre agentes da área da cultura da cidade e região. Organiza produções de caráter político-cultural como encontros ao vivo, monólogos teatrais, clipes musicais e demais conteúdos digitais com temas sociais diversos. 

    Cultura Brasileira; Política Local; Arte 

    • Núcleo Corpoesia 

    Nasceu em setembro de 2015, com foco na dança e no improviso cênico. Dedica os estudos corporais e artísticos à improvisação cênica, ao contato e improvisação, à educação somáticas, à dança de chão, gyrokineses® e pilates. 

    Dança Contemporânea; Natureza; Integração 

    • Outras Margens do Rio 

    Reflete de modo poético e crítico a relação entre o rio Piracicaba e a monocultura da cana na cidade, fazendo uso da linguagem artística da dança. 

    Memória; Performance; Educação 

    • Ponto de Cultura Vila África 

    Se constituiu devido a presença acentuada de negros residindo no Bairro Independência a partir de meados do século XX. Promove ações que valorizam a riqueza das manifestações culturais afro-brasileiras como dança-afro, samba de terreiro, oralidade, beleza preta e discotecagem. 

    Quilombo Urbano; Resistencia; Cultura Negra 

    • Projeto Guri 

    Ocorre no município desde 2005, promovendo a formação integral de crianças e adolescentes, através do ensino coletivo de música. 

    Educação; Cultura; Oportunidades; Talentos 

    • Projeto Samba e Prosa 

    Grupo musical que atua no samba e no pagode, buscando valorizar artistas compositores através da divulgação de suas obras por meio de tributos e show. Também oferece aulas e atividades socioculturais em comunidades. 

    Música; Lazer; Educação 

    • Tragatralha Cia. de Teatro 

    Tem por mote a cultura popular, que nasce dos conhecimentos, costumes e tradições de um povo, por imitação ou pela tradição oral, transmitida de geração em geração. Seu objetivo é contribuir com a divulgação, proteção e valorização desses organismos pulsantes que são as culturas populares. 

    Espetáculos; Pesquisa Teatral 


    d. ENSINO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS  

    • A Guilda Colecionáveis 

    Inspirado em espaços como luderias e cafeterias modernas, o espaço busca reunir fãs de tecnologias, eletrônica, quadrinhos, filmes, livros, jogos, games, séries e tv. 

    Ciência; Games; Quadrinhos 

    • Bike Felizh 

    Rádio web criada em 2015, com o intuito de informar, orientar e dialogar sobre educação para o trânsito, humanização no trânsito e qualidade de vida. 

    Mobilidade; Segurança; Meio Ambiente 

    • Coletivo Educomunicação e Memória 

    Uso de ferramentas da educação, cultura e comunicação para gerar pertencimento e empoderamento. Prepara pessoas frente às desinformações e “fake news”, visando um ambiente comunicativo responsável e eficaz. 

    Educação Midiática; Cultura; Meio Ambiente 

    • Instituto CLQ de Educação e Cultura 

    Trabalha desde 2019 com a formação continuada de professores e com projetos educacionais e culturais em escolas públicas e privadas. 

    Docência; Arte; Cultura 

    • Manufaturando: Fábrica de Ideias 

    Espaço formativo de criação e geração de ideias, onde os interessados desenvolvem projetos de móveis e objetos, com base no movimento “faça você mesmo” e nas técnicas de marcenaria, fabricações em ferro e design. 

    Madeiras; Arte; Educação 

    • Peixe Pichado 

    Página digital que busca trazer os mais diversos conteúdos sobre acontecimentos que afetam a vida do cidadão piracicabano, questionando o poder público e apresentando caminhos, com base na interação e comentários dos seguidores. 

    Política local, Opinião Pública, Incentivo à Arte


    e. MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 

    • Abelhas do Brasil 

    Difusão de informações que visam a conservação das abelhas nativas e organização de registros fotográficos e descritivos da diversidade das espécies, como material para identificação das abelhas em diferentes biomas. 

    Abelhas Indígenas; Agroecologia; Educação Ambiental; Pesquisa 

    • Chácara Brasil 

    Produção de verduras e legumes orgânicos e cogumelos. Comercializam cestas de alimentos e promovem o Clube da Horta, onde famílias participam de momentos de plantio e colheita, e de atividades de conscientização ambiental. 

    Alimentação; Saúde; Consumo Consciente 

    • Circulaí 

    Busca transformar as formas de pensar, criar, colaborar, consumir e destinar os resíduos sólidos, estimulando a transição para a economia circular e sustentável. 

    Economia Circular; Inovação; Sustentabilidade 

    • Centro de Estudos e Pesquisas para o Reaproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA  

    Atuam com a compostagem de resíduos sólidos urbanos e resíduos agroindustriais, produzindo adubo orgânico. Desenvolvem ações de educação ambiental com instituições ou grupos interessados no processo de compostagem. 

    Composto Orgânico; Resíduos; Solo; Agricultura 

    • CSA Estrela – Comunidade que Sustenta a Agricultura 

    Surge em meio a pandemia, buscando a soberania alimentar dos produtores envolvidos, e o acesso aos alimentos sem veneno e de qualidade aos co-produtores das áreas urbanas de São Pedro e Piracicaba. 

    Agroecologia; Cooperativa; Alimentação 

    • Estação Experimental de Tupi (Prefeitura Municipal de Piracicaba) 

    Desenvolvimento de pesquisas científicas e programas de educação ambiental voltados à conservação, ao uso sustentável e educador do espaço, como Educatrilha, Vem pro Horto e Bacia Caipira, assim como outras atividades de uso público. 

    Áreas Verdes; Lazer; Esporte; Cultura 

    • Expansão Agroflorestal 

    Produção de alimentos e utilização de sistemas agroflorestais como ferramenta de transformação agroecológica, aliados à realização de processos formativos com produtores, extensão rural e urbana e educação para o consumo consciente. 

    Agricultura; Alimentação; Orgânicos; Permacultura 

    • Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais – GEPEM 

    Promove o manejo de florestas nativas de forma equilibrada com as atividades humanas, realizando pesquisas e atividades práticas e vivências externas ao campus. 

    Manejo Florestal; Áreas Degradadas; Desmatamento; Restauração 

    • Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água – GEPURA 

    Surgiu em 2007 a fim de apoiar a construção do Plano Diretor Socioambiental Participativo do campus. Desenvolve pesquisas sobre a qualidade da água do Ribeirão Piracicamirim e ações de educação ambiental com escolas públicas e privadas. 

    Gestão Ambiental; Educação; Bacia Hidrográfica 

    • Grupo de Estudos em Paisagismo e Plantas Ornamentais – GEP  

    Estudo, pesquisa e extensão relacionados ao paisagismo e às plantas ornamentais. Envolve o cultivo de mudas, a produção de conteúdo educativo e a organização de cursos, eventos e projetos paisagísticos. 

    Paisagismo Sustentável; Jardinagem; Benefícios Terapêuticos 

    • Grupo de Estudos Floresta & Água – GEFLA  

    Estuda como as florestas ripárias e os diferentes tipos de uso e ocupação do solo interferem na dinâmica hídrica na escala das microbacias.  Desenvolve atividades educativas, expositivas e interativas sobre a relação entre florestas e água. 

    Hidrografia; Restauração Florestal; Bacias Hidrográficas 

    • Hidrofitotério (Esalq/Usp) 

    Realização de pesquisas e difusão de conhecimentos relacionados à ecologia de ambientes, com foco em plantas aquáticas e palustres. 

    Ecologia; Limnologia; Educação Ambiental 

    • Instituto Ibi – Estudos e planejamento de uso e ocupação do território 

    Atua nas áreas relacionadas à ocupação humana no território, promovendo a melhoria da qualidade de vida e ambiental, bem como o desenvolvimento econômico e territorial ordenados. 

    Direitos Humanos; Territórios; Regularização Fundiária 

    • Instituto Terra Mater 

    Criado no ano 2000, busca o fortalecimento da agricultura sustentável e familiar, do consumo responsável, da educação e da cultura, por meio de projetos e ações de educação ambiental, desenvolvimento rural, economia solidária e comunicação, dentre outros. 

    Meio ambiente; Educação Ambiental; Consumo Responsável; Métodos Participativos; Economia Solidária 

    • Instituto Terroá 

    Desde 2015 apoia e facilita processos participativos para a criação de soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável, articulando estratégias de impacto que conectam as dimensões política, social, cultural, econômica e ambiental. 

    Desenvolvimento Territorial; Cadeias de Valor; Democracia; Facilitação de Processos 

    • Jurema – Rede de Consumo Consciente 

    Conecta pequenos produtores, empreendedores e artesãos, com pessoas interessadas na sustentabilidade ao consumir produtos e serviços, valorizando relações econômicas mais solidárias e responsáveis. 

    Consumo Consciente; Agroecologia; Economia Solidária; Produtos Artesanais 

    • Muda Pira 

    Contribui com a arborização urbana da cidade, engajando a participação da população nos processos de plantio, manutenção e cuidado dos espaços públicos, por meio de intervenções e mutirões. 

    Arborização; Áreas Degradadas; Educação; Voluntariado 

    • Nas Nuvens 

    Promove o ecoturismo responsável, limpo e seguro através de viagens, trilhas e caminhadas, com foco na região de Piracicaba, suas belezas naturais, gastronomia, história, costumes, tradições e ações educativas como Unidos pelo Tanquã e Trilha do Horto Florestal. 

    Belezas Naturais; Contemplação; Saúde; Lazer 

    • Núcleo de Educação Ambiental – NEA (Prefeitura Municipal de Piracicaba) 

    Planejamento e execução de atividades de educação ambiental relacionadas ao Parque do Mirante, Viveiro e Zoológico municipal. A ações abordam temas como arborização urbana, resíduos sólidos, políticas públicas, recursos hídricos e biodiversidade. 

    Meio Ambiente; Cidade; Poder Público Municipal 

    • Pira no Plogging 

    Estimula coleta de resíduos nas ruas pelos cidadãos, enquanto caminham ou praticam alguma atividade física, fomentando que a população adquira este hábito no seu dia a dia e que as iniciativas públicas sejam fortalecidas para uma cidade mais limpa. 

    Despoluição; Resíduos Sólidos; Esporte; Saúde 

    • Pira 21 

    Responsável pela gestão da Agenda 21 de Piracicaba, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de forma participativa e democrática. 

    Sustentabilidade; Desenvolvimento; Planejamento Estratégico; Qualidade de Vida 

    • Rede Birdwatching Piracicaba 

    De pesquisadores aos amantes da avifauna, reúne interessados em fomentar a cultura e a pesquisa de observação de aves, o potencial ecoturístico da cidade e a conscientização para preservação das espécies. 

    Preservação Ambiental; Aves; Biologia; Ecologia 

    • Revolução das Flores 

    Analisa os hábitos de consumo e descarte de absorventes femininos, seus impactos negativos para a saúde da mulher e do planeta, promovendo a sensibilização sobre o assunto e o empoderamento feminino. 

    Ecofeminismo; Empoderamento; Resíduos Sólidos; Saúde 

    • Sanear 

    Busca a promoção do saneamento rural a partir de tecnologias sociais e políticas públicas, contribuindo com a agroecologização de comunidades. 

    Tecnologias Sociais, Saneamento Rural, Participação Popular, Agroecologia, Políticas Públicas 

    • Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba – SODEMAP 

    Formada por cidadãos comuns conscientes da importância de preservar a fauna e a flora, atua desde 1987 na luta pela defesa do meio ambiente, por meio de denúncias e controle social. 

    Preservação Ambiental; Legislação; Saúde; Recursos Naturais 


    f. SAÚDE 

    • Centro Acadêmico “Ceres Regina Domingues Franco” 

    Representação estudantil dos alunos de medicina da Universidade Anhembi Morumbi (Campus Piracicaba). Promove o posicionamento discente dentro da instituição e desenvolve ações sociais e de saúde. 

    Movimento Estudantil; Discentes; Participação 

    • Centro de Apoio ao Dependente 

    Comunidade terapêutica voltada ao tratamento de dependência química e alcoólica. 

    Acolhimento; Atendimento Clínico 

    • Comissão Local de Saúde – UBS Alvorada 

    Formada por pessoas da comunidade e funcionários da UBS, a comissão busca interagir com os moradores locais, através de campanhas educativas e informativas. 

    Conscientização; Prevenção; Qualidade de Vida 

    • Fundação Jaime Pereira – FUNJAPE 

    Atendimento qualificado às pessoas que enfrentam o câncer, com apoio às múltiplas vulnerabilidades das famílias acometidas. 

    Vínculos Familiares; Autonomia; Serviço Social 

    • Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica (L.A.O.C.C.) 

    Alunos do curso de medicina da Universidade Anhembi Morumbi (Piracicaba) interessados na temática oncológica, buscam atuar com ensino, pesquisa e extensão. Realizam voluntariado junto a entidades que trabalham com prevenção do câncer e promoção da saúde. 

    Conscientização; Prevenção; Qualidade de Vida 

    • Visão Futuro – Piracicaba 

    Centro de desenvolvimento integral do ser humano. Realiza cursos e eventos com foco no equilíbrio corpo-mente, projetos nas áreas de educação, gerenciamento do estresse, meditação e yoga. 

    Consciência; Desenvolvimento; Respeito; Cidadania. 


    g. SERVIÇO E VALORIZAÇÃO SOCIAL 

    • Banco de Alimentos 

    Captação de alimentos não-perecíveis, que são repassados a projetos certificados como de utilidade pública. Os alimentos são distribuídos às famílias, contribuindo com redução da fome e da subnutrição de pessoas em vulnerabilidade. 

    Segurança Alimentar; Combate ao Desperdício; Doações 

    • Cooking 3×3 

    Organização de torneios de basquete 3×3, alinhados à arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Na pandemia desenvolveu novas formas de arrecadar recursos e entregar marmitas, roupas e outros itens de necessidade básica. 

    Solidariedade; Altruísmo; Afeto; Doações 

    • Coração de Rua 

    Surge com a pandemia da covid-19 e visa distribuir marmitas e cobertores para pessoas em situação de rua na região da Vila Sônia, em Piracicaba. Auxiliam pessoas que buscam atendimento psicossocial e serviços de internação. 

    Direito à Alimentação; Solidariedade 

    • Dxcarrego 

    Surge no contexto da pandemia da covid-19, com o intuito de praticar trabalhos sociais e solidários às pessoas e comunidades em vulnerabilidade. 

    Trabalho Voluntário; Solidariedade 

    • Eu Me Importo Piracicaba 

    Desde 2019 atende pessoas em situação de rua, com a entrega de kits de higiene pessoal. Com a pandemia da covid-19, também passou a arrecadar e distribuir itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos para famílias em comunidades vulneráveis. 

    Cuidado; Atenção; Afeto 

    • Exército de Formiguinhas 

    Arrecadação e entrega de alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza e outros itens de necessidade básica para famílias em comunidades vulneráveis ou pessoas que estão passando por momentos difíceis durante a pandemia da covid-19. 

    Valorização Social; Solidariedade; Direitos Humanos; Doações 

    • Pastoral do Serviço de Caridade – Pasca 

    Ações socioassistenciais permanentes para a defesa da garantia de direitos, com atendimentos de proteção social básica e de média e alta complexidade como: apoio a adolescentes em medida socioeducativa, apoio a adoção e atendimento sociopedagógico em contraturno social.  

    Direitos Humanos; Fortalecimento de Vínculos; Compromisso Ético-Político 

    • Projeto Remanescentes 

    Promove ações sociais em comunidades vulneráveis, através de eventos festivos para crianças, com a entrega de brinquedos, realização de brincadeiras e atividades artísticas e recreativas. 

    Crianças; Recreação; Solidariedade 


    h. TRANSPARÊNCIA, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS  

    • Observatório Cidadão de Piracicaba 

    Rede de entidades e cidadãos interessados em instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. 

    Controle Social; Participação Social; Mobilidade Urbana; Meio Ambiente 

    Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.