HEY HO! CINQUENTOU! Sesc celebra meio século do movimento hip-hop

31/07/2023

Compartilhe:

Com programação focada na cultura black, Sesc Itaquera celebra 50 anos do movimento hip-hop com nomes como DJ KL Jay, Nelson Triunfo, Thaíde e Tássia Reis

Leia a edição de agosto/23 da Revista E na íntegra

Dos bailes black, grande tendência nos anos 1970, à explosão mundial do movimento hip-hop – que celebra seu cinquentenário em agosto –, essas duas manifestações culturais fazem parte do projeto Realeza negra: dos bailes ao hip-hop, que acontece durante este mês, no Sesc Itaquera.

“Considerados como espaços de encontro e celebração da cultura negra, os bailes se inspiravam nos movimentos culturais afro-americanos, como o soul, o funk, o disco e o rap”, explica Amanda Cristina da Silva, técnica de programação do Sesc Itaquera e uma das curadoras do projeto. Leonardo Thomaz, que também faz parte da equipe de curadoria, conta que, com o tempo, “o hip-hop se estabeleceu como um movimento cultural independente, trazendo novas formas de sociabilidade e uma gama de artistas que desenvolveu uma identidade própria dentro do gênero”.

Dentro dessa cena artística, a zona leste da capital paulista, onde fica o Sesc Itaquera, é um dos territórios precursores da cultura dos bailes black e hip-hop no Brasil, ajudando a promover a ascensão de grandes artistas para o movimento.

Sarau hip-hop, com Roney Cruz e convidados, faz parte da programação do projeto Realeza negra. Foto: Kaya Matheus.
Sarau hip-hop, com Roney Cruz e convidados, faz parte da programação do projeto Realeza negra. Foto: Kaya Matheus.

Para celebrar esses 50 anos de história, a unidade oferece uma programação gratuita composta por shows, oficinas e saraus, e outras atividades. Entre os destaques, a cultuada Feira de Disco de Vinil Diggin, referência para DJs, colecionadores e amantes da música, dias 5, 26 e 27/8; show da banda Black Rio, formada em 1976 pelo saxofonista Oberdan Magalhães, dia 27/8; um bate-papo sobre a história do hip-hop no Brasil, dia 5/8, com Tássia Reis, Thaíde e Nelson Triunfo, pioneiro da cena hip-hop paulista; show com o DJ KL Jay, um dos fundadores dos Racionais MC’s, no dia 12/8; e uma oficina de miniskate de dedos, dias 5 e 6/8.

Além da programação no Sesc Itaquera, o hip-hop é homenageado pela websérie Olhares Sobre São Paulo: Especial Hip-Hop, realizada pelo Sesc Avenida Paulista, com depoimentos de Marcelinho Back Spin, DJ Zeme, Fabiano Minu, Sharylaine e Nelson Triunfo. A estreia da série acontece na plataforma Sesc Digital, no final deste mês.

Confira a programação completa em sescsp.org.br/itaquera e assista à websérie em sesc.digital

A EDIÇÃO DE AGOSTO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

LEIA AQUI a edição de AGOSTO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.