HOMEM-MULTIDÃO | Perfil de Mário de Andrade

31/03/2022

Compartilhe:
  Leia a edição de abril/22 da Revista E na íntegra   

O MÚLTIPLO E DIVERSO LEGADO DE UM DOS PROTAGONISTAS DO MOVIMENTO MODERNISTA DE 1922

O Carnaval mal havia terminado quando, em 25 de fevereiro de 1945, um domingo, o escritor Mário de Andrade foi enterrado no Cemitério da Consolação, na região central da capital paulista. A cidade, que amou profundamente em 51 anos de vida e foi um dos seus objetos de interesse intelectual mais sérios, guardou silêncio em homenagem ao célebre morador da Barra Funda – adorador da folia de Momo, boêmio, carismático e, ao mesmo tempo, tímido e religioso. O crítico literário Antonio Candido (1918-2017) relembraria a cerimônia, em 1992, em depoimento que integra o acervo do Centro Cultural São Paulo (CCSP). “Durante o velório de Mário de Andrade, o biógrafo Edgard Cavalheiro (1911-1958) me perguntou, no jardinzinho que havia na frente da casa: ‘Para encontrar na literatura brasileira uma morte desta importância é preciso voltar até quando?’. Respondi: ‘Até a morte de Machado de Assis’. ‘Pois é exatamente o que estou pensando’, disse (Edgard). ‘Machado de Assis em 1908 e Mário de Andrade agora’”.

Além da São Paulo, que abandonava os ares provincianos para se tornar uma metrópole industrial, outras paisagens do Brasil e, sobretudo, a sua gente, também seriam desbravadas na vasta obra deixada pelo criador de Paulicéia Desvairada (1922) e Macunaíma (1928). Coube a Mário de Andrade compreender e registrar, como poucos, o que constituía aquele país tão contraditório, complexo e multifacetado – e que, no começo do século 20, pouco conhecia a si próprio. Não por acaso, o poeta, romancista, musicólogo, ensaísta, crítico e historiador de arte, folclorista, fotógrafo e gestor público esteve no centro do período de efervescência cultural cujo marco divisor foi a Semana de Arte Moderna de 1922. E segue, um século depois do histórico evento, gerando reflexões sobre as raízes brasileiras nas quais mergulhou com devoção.

A GÊNESE DO NOVO

O movimento modernista tinha à frente o chamado Grupo dos Cinco, formado por Mário em conjunto com as pintoras Anita Malfatti (1889-1964) e Tarsila do Amaral (1886-1973) e os escritores Oswald de Andrade (1890-1954) e Menotti del Picchia (1892-1988). Em uma época marcada pela busca da renovação artística, a relação e interação estabelecida pelo Grupo dos Cinco – especialmente por meio do intercâmbio de cartas – pode ser divisada por alguns ângulos de análise, conforme elucida o sociólogo Mauricio Trindade da Silva, autor do recém-lançado Mário de Andrade, epicentro, pelas Edições Sesc São Paulo

“Primeiro, a aproximação por parte da amizade entre eles – antes mesmo da Semana de Arte Moderna – permite uma leitura que recupera os princípios que os uniram: desejo do novo na produção artística; combate ao ‘passadismo’ (em contraposição ao que seria moderno e, depois, caracterizado como modernista); a necessidade de identificar (e às vezes defender) os artistas que já estavam imbuídos de princípios vanguardistas, mesmo que ainda em fase inicial em termos de desenvolvimento da linguagem incorporada, entre outros aspectos”, detalha o pesquisador.

Anotações folclóricas de Mário de Andrade oferecem testemunhos importantes sobre o Brasil do século 20. Foto: Marcos Santos/USP
Anotações folclóricas de Mário de Andrade oferecem testemunhos importantes sobre o Brasil do século 20. Foto: Marcos Santos/USP

GOTA A GOTA

Mário Raul de Moraes Andrade, o rapaz negro nascido em 1893, cinco anos após a assinatura da Lei Áurea, tinha origem modesta – o pai era contador e a mãe, filha do advogado e político Joaquim de Almeida Leite Moraes (1835-1895). Estudou piano e, jovem adulto, foi professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Segundo Mauricio Trindade da Silva, de 1917 (ano da estreia literária do modernista, com a publicação de Há uma Gota de Sangue em Cada Poema, assim como da realização da polêmica exposição de Anita Malfatti e momento em que o poeta trava contato com Oswald) até pelo menos 1921, o escritor realizou uma busca autodidata incessante. Seu objetivo era preencher a lacuna de formação que o distanciava, por exemplo, de alguém viajado ou já versado nos acontecimentos culturais europeus, a exemplo de Oswald de Andrade. Tal procura refletiu em suas atuações na área cultural e criação literária até se tornar, ao longo dos anos, um projeto de vida.

“Mário leu muito, estudou, aprendeu novos idiomas (alemão sendo um deles) e assinou revistas estrangeiras. Deixou registrado que o contato com a arte moderna ocorreu não por um processo intelectual, mas sim sentimental, visual – ao observar os quadros expressionistas de Anita Malfatti”, comenta. “Em 1922, com o Grupo dos Cinco já constituído (o que ocorreu após a chegada de Tarsila do Amaral, em junho, vinda de período de estudos na França), os relatos deles próprios mostram, numa linha talvez mais idealizada, como se reuniam para debater o que sabiam acerca da arte moderna e, também, apresentar e discutir as obras em realização”, aponta Silva. 

“Havia, ainda, o lado da tensão, de uma certa rivalidade entre eles, porque a crítica feita no grupo – segundo dizeres do próprio Mário de Andrade – ocorria de maneira sincera e aberta, numa clara sinalização também de competição, que pode ser lida como uma relação de ‘interdependência’ tensa e conflitiva. Por isso que em 1929, Mário e Oswald rompem definitivamente”, acrescenta. [Leia mais na seção Tantas vozes].

TURISTA APRENDIZ

Um pouco antes da ruptura do grupo, Mário de Andrade adentrara na fase do nacionalismo estético em sua produção. Em 1927 realizou a primeira das duas viagens etnográficas que marcariam sua vida e obra para sempre. Como destino, o Amazonas e o Peru. Já na segunda incursão viajante (1928-1929), ele percorreu os estados do Nordeste. As ocasiões estimularam o alto ímpeto colecionista do escritor – seus objetos, obras de arte, biblioteca e arquivo pessoal foram declarados patrimônio nacional em 1995. O próprio Mário de Andrade foi um dos autores do anteprojeto da criação do órgão federal hoje denominado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) [Leia mais na seção Relicários de Mário].

Quando esteve à frente do Departamento de Cultura de São Paulo, em 1938, implantou o ousado projeto Missão de Pesquisas Folclóricas. Nele, colaboradores de peso eram enviados para o Norte e Nordeste do Brasil para registrar manifestações da cultura popular. Entre os participantes das expedições estão os compositores Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Camargo Guarnieri (1907-1993). 

Sua atuação no Departamento assim como seu anteprojeto de 1936, que serviu como um das bases para a inovadora legislação que nasceria um ano depois e que regulamenta até hoje o tombamento de bens culturais (decreto-Lei 25), bem como suas excursões às diversas regiões do Brasil mostram o comprometimento de um intelectual com as referências múltiplas dos brasis que estão mergulhados nesse país-continente”, explica o historiador Yussef Daibert Salomão de Campos, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Mário, que chegou a trocar uma ida a Paris para pesquisar o folclore brasileiro, é um dos exemplos de mentes que, com o cuidado para não cairmos no anacronismo, pendia para a promoção das matrizes culturais locais sem, contudo, afiançar as estrangeiras”, complementa. 

Para o historiador, dentre as muitas facetas de Mário de Andrade, a que melhor dialoga com o Brasil de hoje é a sua condição de polímata, ou seja, de indivíduo que estuda, ou que conhece, muitas ciências. “A cultura, com suas dinâmicas e múltiplos caracteres, não pode ser entendida como algo estanque e engessado. E Mário já nos mostrava isso há um século. Ele ombreou a dita ‘cultura erudita’ com a ‘popular’, Aquilo que chamamos de imaterial na gestão do patrimônio desde a Constituição de 1988, devemos parcialmente ao trabalho e à pesquisa do modernista paulista”, pontua. 

Segundo o docente, “os modos de expressão, ofícios, saberes e celebrações tidas como bens culturais e objetos de políticas públicas de patrimônio desde 2000 são categorias que já estavam, ainda que por uma perspectiva semelhante, no horizonte do periscópio de Mário de Andrade”. Creio que tal legado na gestão da cultura, desde que inclusiva e democrática, como a tentada por ele na segunda metade da década de 1930 em São Paulo, ampliada e popularizada, inclusiva e emancipatória, pode ser uma das chaves para a retomada de um Brasil republicano e democratizante”, vislumbra.

Missão de Pesquisas Folclóricas em 1938: viagem para registro da cultura popular do Norte e Nordeste do país. Imagem: Centro-Cultural-Sao-Paulo. Acervo de Pesquisas Folclóricas.
Missão de Pesquisas Folclóricas em 1938: viagem para registro da cultura popular do Norte e Nordeste do país. Imagem: Centro Cultural São Paulo. Acervo de Pesquisas Folclóricas.

RELICÁRIOS DE MÁRIO
Conheça espaços onde é possível mergulhar na vida e na obra do vanguardista paulistano

A presença de Mário de Andrade permanece viva na cidade que tanto o inspirou. No comando do Departamento de Cultura do Município de São Paulo, o poeta desenvolveu o projeto para a Biblioteca Municipal, que hoje leva seu nome. Partiu dele, também, a implementação da Discoteca Oneyda Alvarenga, sediada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), que reúne discos e partituras de músicas brasileiras eruditas e folclóricas (comprados e doados) e cuja organização esteve a cargo da jornalista e folclorista Oneyda Alvarenga (1911-1984). 

Discoteca Oneyda Alvarenga. Foto: Sossô Parma
Discoteca Oneyda Alvarenga (Centro Cultural São Paulo). Foto: Sossô Parma

A Casa Mário de Andrade, por sua vez, funciona na residência onde o escritor viveu de 1921 até sua morte. O sobrado sedia uma ampla programação voltada à literatura, além de abrigar um museu onde está exposta a memorabilia do autor de Clã do Jabuti (1927).

A Casa Mário de Andrade, sobrado em estilo eclético projetado pelo arquiteto Oscar Americano (1908-1974) nos anos 1920. Foto: André Hoff
A Casa Mário de Andrade, sobrado em estilo eclético projetado pelo arquiteto Oscar Americano (1908-1974) nos anos 1920. Foto: André Hoff

A maior parte do espólio, no entanto, está presente no acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) desde 1968. Correspondências, partituras, manuscritos de obras, programas musicais, fotografias, pinturas, gravuras, desenhos, objetos de arte religiosa, popular e indígena fazem parte de um conjunto de mais de 30 mil documentos. Somam-se ainda cardápios, outro curioso objeto de coleção do escritor que era um apreciador da gastronomia.

“O legado de Mário de Andrade difunde-se nos catálogos, nos trabalhos universitários, em exposições, nas edições rigorosas da sua obra; em aulas e eventos de muitos naipes; nas novas dimensões da epistolografia derivadas do estudo da correspondência e da coleção que a divulga, enriquecida de notas. Assim acontece no presente, ultrapassa fronteiras. Consideradas as conquistas técnicas que crescem a cada dia, esse legado continuará a servir nos caminhos futuros garantindo a democratização do saber”, analisa Telê Ancona Lopez, professora emérita da USP, pesquisadora e uma das principais estudiosas da obra do escritor no país. 

Fachada do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Foto: Cecília Bastos/USP
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Foto: Cecília Bastos/USP

Em diversos livros que compõem a biblioteca andradina é possível identificar dedicatórias de seus autores. As mais de oito mil correspondências, entre recebidas, enviadas e de terceiros, formam, por sua vez, um universo à parte dentro da coleção. “O acervo de Mário dialoga especialmente com os pesquisadores que pretendem compreender o movimento modernista e levantar novos aspectos. Nessa direção, os documentos, como pensou o escritor, têm a capacidade de ‘fazer a história’, restituindo traços da realidade de uma época no Brasil, ao chancelar datas, acontecimentos na esfera da literatura, das artes e do cinema na sociedade”, destaca a pesquisadora.

SERVIÇO

Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda – São Paulo (SP)
Discoteca Oneyda Alvarenga – Centro Cultural São Paulo (CCSP), Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo (SP)
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) – Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo (SP)

TANTAS VOZES
Lançamento das Edições Sesc São Paulo investiga as missivas do Grupo dos Cinco

Capa do livro Mário de Andrade, epicentro (Edições Sesc São Paulo). Imagem: divulgação

Ao aprofundar as pesquisas que resultaram no livro Mário de Andrade, epicentro (Edições Sesc São Paulo) durante a realização do doutorado na Universidade de São Paulo (USP), o sociólogo Mauricio Trindade da Silva adentrou nas cartas trocadas pelos integrantes do Grupo dos Cinco. “O que é surpreendente na correspondência ativa e passiva de Mário de Andrade é a abertura subjetiva que ele criou com seus interlocutores em duas direções: a primeira, pelo lado da confidência, da confissão e da ‘escrita de si’, a permitir uma análise documental criticamente orientada. E uma segunda, relativa ao empenho em discutir a produção cultural engendrada naquele período, com julgamentos e críticas que hoje contribuem para melhor compreender o que estava em jogo no campo de produção artística entre as décadas de 1920 e 1940, envolvendo os embates e processos de construção de uma linguagem estética modernista”, reflete o autor.

Aliás, o interesse pela correspondência de Mário de Andrade surgiu um pouco antes do desenvolvimento do projeto de doutorado. “O modernismo traz essa marca e é representativo de um processo de transformação cultural, de maneira que adentrei a obra de Mário de Andrade mais pelo lado de uma certa identificação com o rigor intelectual que o caracterizou. Reconheço que não me identifiquei, portanto, e de igual modo, com a obra de Oswald de Andrade. Fui tragado – é bem esse o termo – pela correspondência que o poeta acumulou ao longo de sua vida. Uma correspondência volumosa e ‘monumental’”, atesta.

EU SOU TREZENTOS
Mário de Andrade para ler, ouvir e assistir

Capa de Pauliceia Desvairada - IEB-USP. Imagem de domínio público

POESIA
Há uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917)
Pauliceia Desvairada (1922) (imagem ao lado)
Losango Cáqui (1926)
Clã do Jabuti (1927)
Remate de Males (1930)
Poesias (1941)

ROMANCES
Amar, Verbo Intransitivo (1927)
Macunaíma (1928)

Capa de Lira Paulistana e O Carro da Miséria. Imagem: Reprodução

ENSAIOS, CRÍTICAS E MUSICOLOGIA
A Escrava que não é Isaura (1925)
Ensaio sobre Música Brasileira (1928)
Compêndio de História de Música (1929)
O Aleijadinho de Álvares de Azevedo (1935)
Lasar Segall (1935)
O Movimento Modernista (1942)
O Baile das Quatro Artes (1943)
O Empalhador de Passarinhos (1944)

OBRAS PÓSTUMAS
Lira Paulistana (1946) (imagem ao lado)
O Carro da Miséria (1946)
Poesias Completas (1955)

AULAS 
Perspectivas – Mário de Andrade e Departamento de Cultura – Gestão e Pesquisa
Perspectivas – Mário de Andrade e a Música
Apontamentos histórico-musicais na obra de Mário de Andrade
Macunaíma – Atualidade e importância da obra
Seminário Mário de Andrade – Amar e compreender

(Por Manuela Ferreira)

A EDIÇÃO DE ABRIL/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Nas páginas deste mês, você descobre maneiras de alcançar qualidade de vida e bem-estar a partir de iniciativas que defendem a desaceleração da sociedade do desempenho e o estímulo à reconexão humana e com o meio ambiente. Aproveite para conhecer o projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, com ações em diversas unidades do Sesc São Paulo.

Além disso, a revista de abril traz outros destaques, como o projeto Quadro a Quadro, que ocupa as redes sociais do Sesc Pompeia com HQs inéditas; um apanhado visual das obras que compõem a 30ª edição da MAJ – Mostra de Arte da Juventude, do Sesc Ribeirão Preto; um passeio poético por fotografias de janelas da capital paulista; um depoimento da cantora Fernanda Takai sobre o disco recém-lançado, pandemia, fake news, processo criativo e maternidade; um perfil de Mário de Andrade (1893-1945), vanguardista paulistano que foi um dos protagonistas do movimento modernista; uma entrevista com a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik sobre mobilidade e acesso à cidade; o relato de Eduardo Góes Neves, arqueólogo e historiador que conduz pesquisas na região amazônica e que, neste mês, estreia uma série no Sesc TV; e dois artigos que, no mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, refletem sobre a questão social das drogas.  

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de abril na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.