Ideias e Ações para um novo tempo: sustentabilidade na prática

27/05/2021

Compartilhe:

#descriçãodaimagem #pratodesverem #pracegover 

Descrição da imagem. Foto colorida na horizontal. A imagem mostra uma das áreas de plantio do Quilombo Cafundó, em Sorocaba – SP. No primeiro plano da imagem vemos 6 pessoas de costa para a foto, elas estão olhando para o campo de plantio e para o guia da visita ao local. Fim da Descrição.

Desde 2016, por meio do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, as Unidades do Sesc São Paulo mapeiam em seus territórios iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. Estas iniciativas participam junto com o Sesc SP na realização de ações educativas e de espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes.   

Durante o período de 1 a 15 de junho, te convidamos  a conhecer e se engajar em diversas questões socioambientais que estão na pauta atual, como biodiversidade, agroecologia, permacultura, gestão de resíduos, entre outras. A proposta é compartilhar histórias e práticas cotidianas de pessoas e coletivos que constroem diariamente modos de viver que sejam mais sustentáveis, em ambientes urbanos e rurais. 

Com bate-papo, oficinas, cursos, webdocumentários, o projeto oferece uma diversidade de atividades virtuais por meio das redes sociais e canais no YouTube das Unidades do Sesc São Paulo. Acompanhe também as redes sociais do Sesc SP e descubra mais programações socioambientais ao longo do ano. 

Confira abaixo as programações e marque em sua agenda!   

Bate-papos ao vivo
Oficinas virtuais
Cursos online
Outras ações e conteúdos virtuais
 

BATE-PAPOS AO VIVO

2/6, quarta, das 19h às 21h 

Vida no campo, sustentabilidade e permacultura

Com Tatiana Cavaçana e João Rockett. A Permacultura é uma ferramenta fundamental para as abordagens sobre sustentabilidade. O pensamento holístico é base para a criação de sistemas e soluções sustentáveis, de baixo impacto energético, que criem sociedades mais integradas ao planeta, a outros sistemas naturais e aos reinos da natureza. A atividade será conduzida pelos seguintes especialistas: Tatiana Cavaçana é coordenadora do Instituto de Permacultura da Pampa, Escola Rama Vida Integral. É permacultora e engenheira agrônoma com especialização em Agricultura Biodinâmica. João Rockett é coordenador do Instituto de Permacultura da Pampa, Escola Rama Vida Integral. Há 20 anos atua como permacultor. Foi idealizador e fundador do projeto de sementes ecológicas BioNatur. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou agricultores e permacultores no Brasil e no exterior. Onde?  Você poderá acompanhar no YouTube do Sesc Sorocaba.

voltar ao topo

9/6, quarta-feira, às 16h 

Ecologia e reforma agrária: experiências na cidade de São Paulo  

Com Rodrigo Fernandes. O encontro tem como objetivo apresentar uma introdução à agroecologia e como ela se relaciona com a luta pela reforma agrária, partindo da experiência da Comuna da Terra Irmã Alberta, acampamento comunitário localizado na região de Perus, na cidade de São Paulo. A aula também pretende expor as principais potencialidades e as dificuldades de produzir e comercializar alimentos com base na agroecologia na capital paulista.

Rodrigo Fernandes é historiador atuante em comunidades urbanas e, desde o ano passado, vive na Comuna da Terra Irmã Alberta, participando dos projetos de produção coletiva da Escola de Agroecologia e Sistema Agroflorestal. Onde? Sesc Pompeia. As inscrições para atividade acontecem de 2/6, às 14h, até 9/6, às 10h no endereço inscricoes.sescsp.org.br. A atividade conta com 50 vagas. 

voltar ao topo

3/6, quinta, das 16h às 17h30 

Sesc Ideias – Biodiversidade: das práticas sociais à sustentação da vida

Com Sidnei Raimundo (USP), Paloma Costa (ONU e Engajamundo) e Dominga Natalia Moreira dos Santos Rosa (Associação Quilombo Kalunga). A partir das recentes discussões acerca da participação do Brasil na Convenção do Clima e na Convenção da Diversidade Biológica, cada vez mais se torna importante sensibilizar as pessoas a respeito das relações entre biodiversidade e mudanças climáticas e seus impactos nas atividades humanas essenciais, como alimentação, saúde pública, habitação, práticas culturais e econômicas. Neste sentido, este encontro propõe apresentar experiências sob diferentes pontos de vista que contribuem com a proteção da biodiversidade, valorizando os diferentes modos de vida. Também apresentam dados e perspectivas para construir ações individuais e coletivas que busquem um presente e um futuro mais compromissado com a conservação da natureza aliada ao desenvolvimento humano e social. Onde? Você poderá acompanhar no YouTube do Sesc SP. 

voltar ao topo

8/6, terça, das 19h às 21h 

Engajamento comunitário e enfrentamento às mudanças climáticas
 

Com Alexander Turra (USP), Amanda Costa (PerifaSustentável) e Carol Ayres (HUMANA). As mudanças no clima, ou a crise climática, é hoje um dos maiores desafios impostos para a humanidade. Ações individuais têm sua importância para o combate a esse desafio, entretanto, é a partir da coletividade que as respostas efetivas virão. Nesse bate-papo virtual vamos dialogar para entendermos qual a importância do engajamento comunitário para o enfrentamento às mudanças climáticas.  Alexandre Turra é Membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP. Amanda Costa é ativista pelo movimento negro, justiça climática e desenvolvimento sustentável e empreende o PerifaSustentavel. Carol Ayres é historiadora e mestre em história social pela PUC-SP. Sócia-fundadora da HUMANA, empresa de consultoria socioambiental. Onde ver? Nesse link no YouTube do Sesc Guarulhos.

voltar ao topo

9/6, quarta, às 11h

Territórios em Transformação: Municipalidades em Transição

Bate papo em que Lara Freitas, co-fundadora do Instituto Ecobairro e tutora MIT Vila Mariana, e Luis Keel, articulador do MIT em Telheiras Portugal, dão um panorama da ação desta comunidade de prática internacional, conectada ao nosso território de Vila Mariana, Moema e Saúde. Onde? YouTube do Sesc Vila Mariana. 

voltar ao topo

9/6, quarta, às 19h 

Bate-papo: Agroecologia e pandemia nos territórios: desafios coletivos 

Encontro para divulgação e debate entre iniciativas da região Butantã com ações voltadas para a promoção da Agroecologia e Economia Solidária principalmente neste período de pandemia. O bate-papo contará com a participação de representantes das iniciativas Espaço Cultural Cachoeiras, Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP e Ponto de Economia Solidária do ButantãOnde? Nesse link do zoom https://us02web.zoom.us/j/84098316751 do Sesc Pinheiros. Não há necessidade de inscrição, atividade aberta. 

9/6, quarta, das 19h às 21h 

Um panorama sobre a Permacultura no Brasil

Com Djalma Neri, autor do livro Uma Alternativa para a Sociedade: Caminhos e Perspectivas da Permacultura no Brasil. A permacultura, que significa “cultura permanente”, é um sistema de planejamento de ambientes humanos sustentáveis que se utiliza de práticas agrícolas e sociais, e simula ou utiliza diretamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais. Onde? Você poderá assistir no YouTube do Sesc Sorocaba.

voltar ao topo

10/6, quinta, às 18h30 

Moda, sustentabilidade e economia criativa

Com Chiara Gadaleta (Movimento Ecoera) e CESF – Empreendedoras Sin Fronteras (Casa do Povo). O bate-papo apresenta as possibilidades que a moda e a sustentabilidade criam para o desenvolvimento de ações de economia criativa nos dias de hoje, como o Movimento Ecoera, criado com a missão de integrar os mercados de moda, beleza e design às questões sociais e ambientais; e a Emprendedoras Sin Fronteras (CESF), cooperativa formada por mulheres costureiras, empreendedoras e imigrantes, que se juntaram no contexto da pandemia de COVID-19. Onde assistir? No Instagram do Sesc Belenzinho.

voltar ao topo

11/6, sexta, das 10h às 12h 

Desafios da Agroecologia na cidade – nutrindo a soberania e autonomia alimentar

Com Islândia Bezerra (Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia/ABA), Dácio Matheus (Reitor UFABC e representante do Núcleo de Estudos em Agroecologia) e Ceres Hadich (MST) Mediação de Carla Bueno (Coletivo Sustenta). O Brasil é considerado potência agrícola mundial e possui condições ambientais e sociais para garantir a produção de alimentos para todos seus habitantes. Neste debate, os convidados irão discutir a conjuntura da agroecologia no contexto brasileiro da atualidade, abordando os desafios e as perspectivas da consolidação e ampliação da produção do orgânico em nosso país. Onde? Você poderá assistir ao vivo no YouTube do Sesc Carmo. 

voltar ao topo

11/6, sexta, das 14h às 16h 

Produção e comercialização de orgânicos: conjuntura atual e perspectivas

Com Rascunho (MST), Andréia Perez (Associação de Agricultores da Zona Leste de São Paulo), Juliana Braz (Instituto Chão) e Mediação de Gustavo Vidigal (Coletivo Sustenta). A agroecologia é uma ciência que busca compreender e embasar um modelo de produção agrícola em sinergia com os ciclos da natureza, se contrapondo ao atual modelo agrícola predominante. Este debate irá tratar sobre as dificuldades de comercialização do produto agroecológico no Brasil; seu preço, a diversificação dos produtos e das ações necessárias para o barateamento do preço do orgânico nas grandes cidades. Onde? Você poderá assistir ao vivo no YouTube do Sesc Carmo. 

voltar ao topo

12/6, sábado, das 16h às 17h 

Caminhos da Agricultura do ABCDMRR

Com Ana FrariMichael, do Projeto Sementes do BemAndrea Baca e mediação de Marcos Bravin (Sesc Sorocaba). Quais os caminhos da agricultura na região do ABCDMRR? Neste bate-papo serão apresentados os resultados do projeto Caminhos da Agricultura, que teceu um diálogo com agricultores urbanos da região do ABC nos anos de 2020 e 2021 e será feito o lançamento do e-book e documentário. Onde Assistir? YouTube do Sesc São Caetano e Sesc Santo André.

voltar ao topo

24/6, quinta, das 19h às 21h

Curta metragem sobre a Cooperativa Acácia de Catadores

Com Wisley Luiz (diretor), Kênia Mattos (produtora), Saulo Metria (artista plástico), e Adriel Fernando dos Santos (Cooperado da Cooperativa Acácia de Catadores) e mediação de Flavio Rodrigues (ativista e líder comunitário). O filme, produzido com apoio de recursos públicos, convida à reflexão sobre o modelo de produção econômica atual a partir da perspectiva dos trabalhadores da Cooperativa Acácia de Catadores, situada no município de Araraquara. Onde? No YouTubeFacebook e Instagram do Sesc Araraquara.

OFICINAS VIRTUAIS

12/6, sábado, das 12h às 13h30 

Oficina gastronômica agroecológica

Com Leila D (Festival Terra ao Prato), Simone Gomes e Suzana Prizendt (Movimento Urbano de Agroecologia  de São Paulo). Como se produz e o que não é possível fazer com alimentos agroecológicos? Entre os princípios centrais estão o cultivo de espécies nativas, o respeito à sazonalidade e o fortalecimento da soberania agroalimentar, entre outros. As convidadas estarão em suas casas para ensinar os preparos e os participantes poderão experimentar fazer ao vivo seguindo as orientações. Onde? No YouTube do Sesc Carmo.

voltar ao topo

9, 12 e 13/6, quarta, sábado e domingo, às 15h 

Sabão do Povo

Conheça a iniciativa Sabão do Povo em dois vídeos gravados e uma oficina ao vivo (necessária inscrição), seu trabalho sobre autonomia feminina e autogestão, e aprenda a fazer sabão a partir da reciclagem do óleo de cozinha usado. O Sabão do Povo é uma iniciativa que nasceu no início da pandemia com a intenção de gerar renda para quem teve seu trabalho comprometido. É uma das frentes de ação da Casa do Povo, espaço cultural sediado no Bom Retiro. Abaixo acompanhe os temas que serão tratados e as datas das oficinas do Sesc Bom Retiro. 

  • 9/6, quarta, às 15h: Quem é o Sabão do Povo? Vídeo que apresentará o trabalho do Sabão do Povo sobre autonomia feminina e autogestão, além de ensinar a fazer sabão a partir da reciclagem do óleo de cozinha usado. Onde? Você poderá participar pelo Facebook, YouTube e Instagram.
  • 12/6, sábado, às 15h:  Como fazer sabão em barra? Oficina sobre como transformar óleo de cozinha em sabão. Com Sabão do Povo, iniciativa da Casa do Povo, espaço cultural localizado no Bom Retiro. Inscrições a partir das 14h no dia 04/06 no portal do sescsp.org.br/inscricoes.
  • 13/6, domingo, às 15h: Como fazer sabão com óleo de cozinha? Vídeo que demonstra a técnica de confecção de sabão de limpeza a partir de óleo de cozinha reciclado. Onde? Você poderá participar pelo Facebook, YouTube e Instagram.

voltar ao topo

CURSOS ONLINE

5/6 a 7/8, sábados, das 10h às 12h 

Design Permacultural – Conexões ABCDMRR

O curso tem como objetivo a capacitação em Design Permacultural, abordando temas como permacultura, leitura da paisagem, técnicas de zoneamento, design, interação entre terreno e plantas, manejo de água, com estudo de caso da Associação Sítio dos Anjos, ONG localizada em Ribeirão Pires-SP. Com equipe de educadores do Coletivo Permaperifa:  
Andréa Conard, arquiteta- FAU- USP, permacultora e co-fundadora da coletiva Permacultoras Coletivas. Daniel de Souza, educador popular, permacultor, psicólogo e articulador da rede Permacultura na Faixa. Diogo Menezes, bioconstrutor e permacultor. Jackson Ramos, educador popular. Michael Rodrigo, biólogo, educador popular do núcleo Permaperifa Santo André. Penha Oliveira, educadora socioambiental, integrante do núcleo Permaperifa Jd. Maristela. Victor Chaves, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela USP e é um dos sócios-cooperados da Sapiência Ambienta, empreendimento social solidário baseado nos princípios da Permacultura. Onde? Divulgação das inscrições no Instagram do Sesc São Caetano e Sesc Santo André, Facebook do Sesc São Caetano e Sesc Santo André, dia 27 às 14h. Atividade promovida pelo Sesc Santo André, Sesc São Caetano e Sesc Ipiranga. Todas as vagas preenchidas.

voltar ao topo

12, 19 e 26/6, domingos, 11h às 13h 

Jardins Comestíveis

Neste curso, serão apresentadas técnicas de plantio e jardinagem com enfoque ecológico, a partir de uma visão sistêmica que considera os ciclos naturais e a biodiversidade. A atividade será oferecida por Karina Rodrigues e Caio Reis, fundadores da iniciativa socioambiental La Semilla, que está localizada no extremo sul de São Paulo e é uma proposta de jardinagem e plantio de alimentos e remédios comprometida com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e com o manejo ecológico do solo

  • 12/6: PANCs, vida do solo e jardim doméstico 
  • 19/6: Sintropia; Integração entre cultivos, aves e polinizadores no jardim 
  • 26/6: Ciclo Orgânico: da Aquaponia doméstica à compostagem 

Onde?  Você poderá realizar inscrições par participar da a atividade do Sesc Santo Amaro no site  https://inscricoes.sescsp.org.br, a partir do dia 9/6, às 14h

voltar ao topo

OUTRAS AÇÕES E CONTEÚDOS VIRTUAIS

2 a 16/6, quartas, das 17h às 17h15 

Retratos do Território

Você conhece as iniciativas socioambientais da sua cidade e região? Na ação “Retratos do Território”, serão apresentadas entrevistas com os membros dessas iniciativas, com objetivos de revelar e divulgar tais experiências, bem como de sensibilizar as pessoas sobre as temáticas socioambientais importantes para a região. Com Sítio Naturaleza (produção de orgânicos em Coroados), Sítio Panorama (atua na implantação de Sistemas Agroflorestais Sintrópicos, Turismo Rural e Permacultura) e Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba (ACREPOM). Onde ver? No Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Birigui. 

voltar ao topo

5/6, domingo, às 14h 

Lançamento do Webdocumentário “Recicláveis: vida além do descarte”

Este documentário propõe conhecer a história de vida das pessoas que realizam o trabalho de coleta, triagem e destinação adequada de materiais recicláveis na Cooperativa Vida Nova de Coletores/as de Materiais Recicláveis, parceira do Sesc Jundiaí na gestão de resíduos e realização de ações educativas. A principal ideia trazida pelo documentário é retratar a vida de pessoas que lidam com materiais recicláveis gerados no ambiente urbano, como é seu dia a dia, suas dores e belezas. Onde? No YouTube, Facebook e Instagram do Sesc Jundiaí.

voltar ao topo

5, 7, 9 e 11/6, sábado, segunda, quarta e sexta, às 10h 

Lançamento da série de vídeos “Cuida da horta!”

Série de quatro vídeos que abordam a importância do contato e do cuidado com a terra do ponto de vista colaborativo de um engenheiro, educador e agricultor urbano. Com Marcelo Cunha, que trabalha com oficinas de horta, jardim e sustentabilidade para pessoas com deficiência no programa Integra e nas Casas de Cultura pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Faz o monitoramento de Hortas Comunitárias na região leste de São José dos Campos pelo Ecomuseu do Campos de São José. É fundador do Viveiro Fotossíntese, da Organe-se e um dos empreendedores que iniciou o EcoPatio-Arca21. Confira as datas e temas dos vídeos:

  • 05/06 – Educação com a terra é semeadura 
  • 07/06 – Como é [poder] ser agricultor urbano? 
  • 09/06 – A simplicidade das hortas agroecológicas 
  • 11/06 – Mapeamento online das hortas comunitárias
     

Onde? No Facebook, Instagram e YouTube do Sesc São José dos Campos. 

voltar ao topo

5/6, sábado, às 10h 

O Lado Verde das Instituições de Saúde 

Com Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Saúde Pública da USP e Hospital Santa Catarina. Será publicado no portal Sesc e redes sociais do Sesc Av. Paulista, material a respeito de três ações em prol das áreas verdes em instituições de saúde na Av. Paulista e região, no caso o jardim e horta do Hospital Santa Catarina e as hortas da Faculdade de Medicina e da Faculdade de saúde públicas da USP. O objetivo é dar atenção a outra peculiaridade de alguns destes espaços, e a configuração destes como áreas verdes urbanas que contribuem em aspectos relacionados à e saúde pública, conforto térmico e educação ambiental. Onde? Você poderá acompanhar no Portal do Sesc SP, além do Instagram e Facebook do Sesc Av. Paulista.

voltar ao topo

6/6 a 4/7, aos domingos, às 13h 

Lançamento da série de vídeos “Descomplicando a compostagem”

Apresentação de cinco vídeos sobre a importância da compostagem, suas diferentes técnicas e as formas de utilização do composto orgânico, bem como informações sobre o correto descarte de resíduos. A realização envolveu iniciativas mapeadas pelo Sesc Araraquara, bastante atuantes no cenário local e que se tornaram referências na construção e disseminação de saberes relacionados à sustentabilidade: Minhocaria (Pátio de Compostagem) e a Casoca Centro Cultural.

Episódios: 

  • 6/6 – Qual é o seu lixo? 
  • 13/6 – Tipos de compostagem 
  • 20/6 – Como montar um minhocário 
  • 27/6 – Abastecendo a composteira
  • 4/7 – Utilizando o composto orgânico na horta mandala

Onde? No YouTube, Facebook e Instagram do Sesc Araraquara 

voltar ao topo

6 e 11/06, domingo e sexta, às 12h

Lançamento dos webdocumentários Coletivo Banana Verde e Cooperativa de Triagem de Sucatas União de Bertioga (COORB)

Os vídeos trazem relatos sobre o Coletivo Banana Verde e a Cooperativa de Triagem de Sucatas União de Bertioga (COORB) e nos instigam a pensar sobre a capacidade do ser humano de questionar ideias já estabelecidas e de se reinventar. Convidamos o público a conhecer histórias de pessoas que criam soluções a partir de arranjos sociais mais inclusivos e solidários para todos. Veja a seguir as datas de lançamento dos vídeos: 

  • 5/6 – Coletivo Banana Verde.   
  • 11/6 – Cooperativa de Triagem de Sucatas União de Bertioga (COORB). 

Onde? Você poderá assistir no YouTube do Sesc Bertioga

voltar ao topo

8 a 12/6, terça, quinta e sábado, das 18h às 19h 

Apis e Mellifera em Parelheiros 

Ao longo de 3 tirinhas, as personagens Apis e Mellifera (duas abelhas blogueiras e divulgadoras de ciência) contam suas observações em sítios orgânicos da região de Parelheiros, bairro localizado na periferia da zona sul de São Paulo. Você conhece essa grande área verde, produtiva e sustentável? E o que isso tem a ver com as nossas “grandes” amigas abelhas? Não podemos sair de casa em tempos de pandemia, mas elas serão nossos olhos nessa viagem! As tirinhas são criação de Iago Bueno, doutorando em Ecologia, Evolução e Biodiversidade (Unesp), coordenador da página de divulgação científica “Apis & Mellifera: tirinhas biológicas” e voluntário do projeto de extensão universitária “Wikitermes: deu cupim na rede!”. Onde? No Facebook e Instagram do Sesc Campo Limpo. 

voltar ao topo

23/06, quarta, às 17h30 

Entrevista com Mulheres do GAU – Grupo de Agricultura Urbana

O conteúdo é uma entrevista com as mulheres: Helena, Joelma e Leia que integram a iniciativa Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas, localizada em São Miguel Paulista. Suas ações envolvem a manutenção de um Viveiro Escola a partir de referências da permacultura por meio do plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal, desenvolvimento de produtos alimentícios orgânicos e o serviço de cafés e almoços em eventos em diversos locais da cidade e em atividades comunitárias do território. Onde? FacebookInstagram  e YouTube do Sesc Itaquera.

voltar ao topo

10/6, quinta, às 15h  

Vídeo “Desplastifique: Caminho do Resíduo” 

Neste vídeo animação, João, morador da zona sul de São Paulo e vizinho do Sesc Interlagos e das cooperativas parceiras Coopercaps e Cooperpac, terá de decidir o melhor caminho para PETE, uma garrafa plástica que pretende descartar. Qual decisão devemos tomar ao “jogar fora” algo? O que está relacionado com cada escolha e como cada uma delas pode contribuir de maneira positiva ou negativa para nós e o planeta? Onde? PortalInstagram e Facebook do Sesc Interlagos. 

voltar ao topo

10/6, Quinta, às 15h 

Lançamento do vídeo “Descobrindo o Quintal”

O vídeo apresenta o espaço e as ações do Quintal, iniciativa socioambiental mapeada pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente. Idealizado e gerido por Marcelo Lopes, engenheiro ambiental e educador, o Quintal possui uma “Agrofloresta Urbana Comunitária” e propõe reconectar as pessoas à natureza por meio de vivências a partir dos princípios da permacultura, da agroecologia, da educação ambiental profunda e da consciência alimentar no ambiente urbano. Onde assistir? No Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Thermas de Presidente Prudente. 

voltar ao topo

11/6, sexta, às 15h 

#aVidaLáFora

O conteúdo digital e educativo #aVidaLáFora apresenta alternativas para inserirmos mais natureza no cotidiano das crianças, e iniciativas mapeadas no território que atuam proporcionando a elas experiências significativas de interação com espaços verdes e biodiversos. Iniciativas envolvidas: Fundação Julita, Associação Comunitária Pequeno Príncipe, Casa Ecoativa, ciclo formativo Mata Atlântica nas Escolas (articulação entre Sesc Interlagos e Campo Limpo, organização Formigas de Embaúba e DREs Capela do Socorro, Santo Amaro e Campo Limpo). Onde? No Instagram do Sesc Interlagos

voltar ao topo

11 a 13/06, sexta, sabado e domingo , às 16h30

Lançamento da série de vídeos “Ecocidade: um olhar sobre a zona norte”

Uma série de vídeos criados a partir do projeto ECOCIDADE: um olhar sobre a zona norte de São Paulo, realizado pelo Sesc Santana e o Instituto A Cidade Precisa de Você, que buscou fazer ressoar a voz de pessoas que trabalham com ações coletivas e inovadoras no território da Brasilândia. O Instituto A Cidade Precisa de Você é um coletivo de pessoas que formam uma rede interdisciplinar comprometida em construir cidades mais justas, inovadoras, democráticas, seguras, saudáveis e vibrantes, por meio da ativação, ocupação e melhoria de espaços públicos e espaços comuns. 

Entre os entrevistados está Célia Andrade, mãe e avó, que relata sua experiência e luta de 57 anos por uma vida melhor, com a consciência de que precisa melhorar sempre como ser humano. Tem um sonho de ter uma padaria escola para ajudar a comunidade a se alimentar melhor, tendo o cuidado com o meio ambiente, nossas águas e alimento. Célia faz parte do Espaço Cultural Jardim Damasceno, uma entidade que busca promover atividades de arte, esporte, lazer, educação e recreação. E Quintino Viana, de 75 anos e defensor do meio ambiente desde pequeno. Trabalhou na construção de grandes obras de infraestrutura como a Ponte Rio Niterói, na barragem de Paulo Afonso e de Itaipu, e no Rio Doce (ainda limpo). Anos depois, trabalhou com o Movimento Sem Terra, e foi morar na Brasilândia aos 23 anos. Desde então, se envolveu em instâncias de participação social para cuidado do meio ambiente: é conselheiro da saúde na UBS Silmarya, conselheiro do Parque Linear do Canivete e do CADES Brasilândia-Freguesia. Quintino luta há 35 anos pelo Parque Municipal da Brasilândia, pela continuação do Parque Linear Bananal Canivete, e é fundador do Movimento Ousadia Popular, que realiza trabalhos de educação ambiental na Brasilândia e região, promovendo caminhadas nos parques, oficinas de plantio, pesquisas nas nascentes dos rios e campanhas de sensibilização sobre às águas.  

Onde? No FacebookInstagram e YouTube do Sesc Santana. 

  • 11/6 – Drops 1: Desperdício de alimento. Com Célia Andrade  
  • 12/6 – Drops 2: Parque da Cantareira. Com Quintino Viana
  • 13/6 – Drops 3: Poluição das águas. Com Quintino Viana

voltar ao topo

11/6, sexta, às 14h 

Escola da Floresta – Sítio São João

Você já ouviu falar da Escola da Floresta? Este espaço educador está localizado em São Carlos, atua com educação ambiental e recebe estudantes, professores e pesquisadores. Lá, os educadores ambientais ajudam a vivenciar, conhecer e entender a importância da preservação e da manutenção da biodiversidade. Onde? No Instagram do Sesc São Carlos.

voltar ao topo

12/6, sábado, às 14h 

Reenvolta Socioambiental

Sabia que temos em São Carlos uma cooperativa que atua na área socioambiental? Ela tem como objetivos a mudança nos padrões de consumo, e a valorização do uso responsável dos recursos naturais e da biodiversidade. A cooperativa também preconiza a empatia e o cuidado como princípios para o relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Onde? No Instagram do Sesc São Carlos.

voltar ao topo

13/6, domingo, às 14h 

Gaia Greentech

Você sabe como fazer o descarte correto e responsável de eletrônicos? A Gaia Greentech é uma startup, localizada em São Carlos, que recolhe e destina, de forma responsável, dispositivos eletrônicos. Atuam a partir da Economia Circular, ou seja, utilizam os princípios do reuso e reparo. E quando a vida útil do eletrônico termina: reciclagem. Tem como principais objetivos: a diminuição dos impactos ambientais, regeneração dos sistemas naturais. Onde? No Instagram do Sesc São Carlos.

voltar ao topo

29/6, terça, às 20h

Amigos de Santa Tereza

Curta documental sobre o coletivo Amigos de Santa Tereza e sua atuação na reciclagem na cidade de Taubaté. A partir de relatos, serão apresentados os processos de separação de material reciclável, com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho e os trabalhadores que são protagonistas deste processo. Onde? No Youtube do Sesc Taubaté.

voltar ao topo

Saiba mais sobre o Ideias e Ações para um Novo Tempo.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.