Longevidade ativa no Sesc Vila Mariana 

01/10/2022

Compartilhe:

Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, mas todos os dias, nas unidades do Sesc São Paulo, o público com mais de 60 anos encontra atividades que colaboram para a promoção do bem-estar e o envelhecimento ativo.  

Neuma Mendes Garcia, de 90 anos, professora aposentada, frequenta o Sesc Vila Mariana desde a sua inauguração, em 1997, e considera a unidade a sua “segunda casa”. Ela participa todas as quartas e sextas da turma de vôlei para idosos, esporte que pratica desde o ginásio. E a presença dela na turma é um exemplo para todos os participantes, além de desconstruir estereótipos e preconceitos em relação à velhice, incentivando o protagonismo e as relações intergeracionais.  

Para as pessoas de sua idade, Neuma deixa um recado: “não fique em casa chorando, lembrando do passado… não! Venha para o Sesc, fazer a sua ginástica. Aqui você encontra tudo de bom: os amigos, os professores, que são muito bons e atenciosos, os funcionários, que nos tratam muito bem. Então, aproveite essa oportunidade, porque não é em todo lugar que temos isso.”  

Outro participante das práticas esportivas é Helcio Luiz Meneghetti, de 75 anos, professor de Educação Física, que frequenta a recreação de vôlei intergeracional. “O Sesc oferece uma gama de esportes que é espetacular, então basta você querer praticar.” Ele também acrescenta que “nós temos um privilégio de ter uma das melhores dependências esportivas aqui da capital, então você vai numa piscina, numa quadra, na academia, e a diferença maior é que o relacionamento aqui é muito especial”.   

Como aposentado, Meneghetti ainda destaca a vantagem econômica dos cursos oferecidos pelo Sesc, já que os credenciados com mais de 60 anos tem 50% de desconto no valor da mensalidade nos cursos físico-esportivos. No Sesc Vila Mariana, esse desconto é válido para o horário de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. A abertura de vagas para Credencial Plena, mediante a disponibilidade, acontece toda 1ª e 3ª quinta-feira do mês, a partir das 14h, em inscricoes.sescsp.org.br.    

O público com mais de 60 anos também pode participar gratuitamente das atividades permanentes do programa Trabalho Social com Idosos (TSI), que incluem cursos e oficinas, com diversas temáticas. A programação mais recente foi “A dança do Mestre-sala e da Porta-bandeira”, ministrada por Mestre Gabi e Vivi, que possuem o título de Casal do Século e Casal Soberano, e fizeram história no Camisa Verde e Branco e na trajetória dos desfiles das escolas de samba.  

Os participantes da oficina apresentaram uma composição artística em duas ocasiões, como parte da programação da Mostra Sentidos: a longevidade na arte, que acontece de 1 a 9 de outubro, nas unidades do Sesc São Paulo. Veja as datas abaixo e prestigie! 

(foto: Rachel Sciré)

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.