LONGEVIDADE NA ARTE | Mostra Sentidos 2022

01/10/2022

Compartilhe:

Leia a edição de outubro/22 da Revista E na íntegra


MOSTRA SENTIDOS OFERECE SÉRIE DE AÇÕES QUE PROPORCIONAM REFLEXÕES SOBRE O ENVELHECIMENTO

Desde 1991, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 1º/10 como o Dia Internacional da Pessoa Idosa, data que, desde então, busca sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e evidenciar a legislação de proteção a esse público.
Por meio de ações artísticas ligadas à dança e ao teatro, o Sesc São Paulo realiza a Mostra Sentidos: a longevidade na arte, de 1º a 9/10, nas unidades da capital, interior e litoral, dando visibilidade à temática do envelhecimento, do momento presente à antecipação de realidades futuras.
“A Mostra Sentidos busca sensibilizar públicos de diferentes faixas etárias para o sentido da longevidade e traz protagonismo às pessoas idosas por meio de ações que valorizam corpos e narrativas do envelhecimento”, afirma Eduardo Lopes Salomão Magiolino, assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.


Espetáculos, intervenções, oficinas e bate-papos fazem parte da programação, que proporciona reflexões e mantém um diálogo contínuo com o público, além de fomentar a convivência com o respeito à diferença e à diversidade cultural. A mostra faz parte do programa Trabalho Social com Idosos que, há quase 60 anos, promove atividades permanentes nas unidades do Sesc, prezando pela valorização social e pelos diferentes processos de envelhecimento da sociedade, respeitando a individualidade de cada pessoa, desconstruindo estereótipos e preconceitos, bem como incentivando as relações intergeracionais.
Confira a programação completa: www.sescsp.org.br/mostrasentidos

“A MOSTRA SENTIDOS BUSCA SENSIBILIZAR PÚBLICOS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS PARA O SENTIDO DA LONGEVIDADE, TRAZENDO PROTAGONISMO ÀS PESSOAS IDOSAS, POR MEIO DE AÇÕES DE TEATRO E DANÇA QUE VALORIZAM CORPOS E NARRATIVAS DO ENVELHECIMENTO.”
EDUARDO LOPES SALOMÃO MAGIOLINO,
Assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo

A EDIÇÃO DE OUTUBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, celebramos as ações solidárias organizadas pela sociedade civil para o combate à fome no país. Na reportagem “Alimentar a mudança”, divulgamos dados alarmantes sobre o cenário de insegurança alimentar no Brasil e indicamos iniciativas e projetos transformadores para enfrentar essa situação, como o Organicamente Rango, a Gastronomia Periférica e o Experimenta!

Além disso, a Revista E de outubro traz outros destaques: uma reportagem que destaca a força do jazz enquanto música afrodiaspórica, diversa e combativa; uma entrevista sobre música, literatura e sociedade com Adriana Calcanhotto; um depoimento de Cassio Scapin sobre a força da comédia e o despertar dos musicais brasileiros; um passeio visual pelas obras da exposição Desvairar 22, em cartaz no Sesc Pinheiros; um perfil de Dias Gomes (1922-1999), nome primordial da dramaturgia brasileira; um encontro com o coordenador da Agência Lupa Chico Marés, que fala sobre checagem de informações; um roteiro por 6 espaços que propõem atividades artísticas para aguçar a sensibilidade das crianças, em outubro; poemas inéditos do escritor Paulo Scott; e dois artigos que destacam a importância da educação midiática para o combate à desinformação.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de OUTUBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Leia a Revista E de outubro/22 na íntegra. Você também pode baixar a publicação do Sesc São Paulo em formato de PDF.
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.